Espiritualidade e Sociedade



Luiz Carlos Formiga


>   “Não Vai Ter Copo!”

Artigos, teses e publicaçõe

Luiz Carlos Formiga
>    “Não Vai Ter Copo!”

 

Imagine-se entrando num laboratório de Microbiologia Clínica, onde se realizam exames de pacientes com doenças contagiosas. A cada enfermidade corresponde, neste “mundo invisível dos micróbios”, um agente etiológico. São muitos os gêneros e espécies patogênicos (“levianos”, “corruptos”, etc.). Antes era mundo insuspeito, mas passamos a ser videntes, com o uso dos microscópios.

No mundo invisível dos espíritos não seria diferente. Para estudar a mediunidade procuramos uma metodologia que nos aproxime, com a objetiva e a ocular, o mais possível da verdadeira realidade.

Os espíritos são as almas dos homens que "já deixaram a Terra", por isso lidamos com mentes caprichosas, que não estão à nossa disposição na hora que melhor nos convier. No entanto, pesquisadores que se submeteram à observação criteriosa, disciplinada e principalmente sem intenções subalternas, ficaram diante de fenômenos inusitados. Fatos que se repetiram tantas vezes quantas foram necessárias para recolher dados estatísticos ao máximo. O observador comanda as pesquisas físico-químicas até onde as energias podem ser controladas. No campo das ciências sócio-morais o cientista recolhe dados. Estão na mesma classe a Psicologia, a História, o Direito, a Sociologia... O objeto dessas Ciências é o animal racional, o socius, a criatura divina, no uso do livre-arbítrio. Aqui o observador deve ser passivo. Deve aguardar que o fato ocorra para observá-lo. E analisar, no tempo e no espaço, a reincidência dos fenômenos.

Em termos epistemológicos o Espiritismo é um saber novo, ainda não totalmente definido em suas dimensões e consequências sociais e culturais. Allan Kardec o disse “uma ciência” e “uma filosofia científica”, com resultantes morais decorrentes. Os três primeiros volumes das Obras Básicas, O Livros dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e o Evangelho Segundo o Espiritismo, representam, respectivamente, uma visão filosófica, uma metodologia experimental e um compêndio de regras comportamentais, estabelecido a partir de premissas reafirmadas por Jesus. Como lidar com demônios?.(*)

Voltemos ao passado. (2)

Diversos fenômenos estranhos que consistiam em ruídos, batidas e movimento de objetos, sem causa conhecida, chamaram a atenção nos Estados Unidos, por volta de 1848.

O interessante é que aconteciam com frequência, com uma intensidade e persistência singulares. Através da observação atenta notou-se que ocorriam sob a influência de determinadas pessoas, referidas como médiuns. Observou-se também que esses médiuns podiam provocá-los à vontade, o que permitiu repetir as experiências, tantas vezes quantas foram necessárias, para documentar-se o fato, acumulando dados estatísticos.

Para estas experiências usavam-se mesas, por comodidade e porque eram objetos móveis. É mais fácil e natural sentar-se à mesa do que em volta de outro objeto. Os resultados obtidos foram a rotação da mesa, movimentos em todos os sentidos, saltos, flutuações, golpes dados com violência, etc. Desta forma observou-se e discutiu-se o fenômeno designado com o nome de mesas girantes ou dança das mesas.

Várias hipóteses foram enumeradas para explicar os resultados, como a presença de corrente elétrica ou magnética ou mesmo a ação de uma energia desconhecida. As hipóteses iniciais de Allan kardec não eram espíritas, mas sim materialistas.

Os movimentos obedeciam à vontade; a mesa deslocava-se para a direita ou para a esquerda, em direção a determinada pessoa, obedecia ao comando de ficar sobre um ou dois de seus pés, batia no chão tantas vezes quantas fossem pedidas, etc. Analisando o fenômeno raciocinou-se que " se todo efeito tem uma causa, todo efeito inteligente deve ter uma causa inteligente ". Chegou-se a síntese: a causa devia ser uma inteligência, uma vez que esta afirmação era o mais provável e sua negação era altamente improvável. Em pesquisa quando um cientista encontra um resultado encontra também outras duvidas. Restava explicar a natureza dessa inteligência. Surgiram hipóteses: reflexo da inteligência do médium ou dos assistentes? A hipótese foi inconsistente e logo abandonada.

O plano de pesquisa previa iniciar-se um diálogo com este ser "do mundo invisível". A técnica empregada foi um número convencional de batidas significando “sim ou não” ou designando as letras do alfabeto. Os resultados obtidos com diferentes pesquisadores foram extremamente satisfatórios.

Através do método simples foram obtidas diversas respostas para um sem número de questões que se lhes dirigiam. Por isso o fenômeno foi denominado como "Mesas Falantes". Interrogados sobre a sua natureza eles declararam ser espíritos.

O fenômeno assumiu dimensão racional, científica e doutrinal. "Não foram os fatos que vieram posteriormente confirmar a teoria, mas a teoria é que veio explicar e resumir os fatos". É o próprio fenômeno que revela a sua condição de espírito. O raciocínio não precisa emitir hipótese explicativa, como ocorre nas ciências físicas. Allan kardec vai além e revela a faceta mais bela do Espiritismo que é o seu lado moral. Discute a questão da atitude do homem perante o homem e o mundo, e a projeção dessa atitude como atividade social e histórica.

Vejamos um exemplo da “Experiência do Copo”. Seu relato na WEB (3) foi retirado do livro “De Kennedy ao Homem Artificial”.

Diz a senhora: “ - Imagine o senhor que começamos a fazer a experiência do copo que anda sozinho. Há uma médium muito boa de efeitos físicos e as sessões, lá em casa, têm sido maravilhosas. Tudo Espírito de muita luz, de muita elevação.

Aquela notícia de que tudo era Espírito de luz não chegou descansada em meu coração. O que se sabe, ao contrário, é que, com raríssimas exceções, os Espíritos que se apresentam nesse tipo de reunião são sempre de pouca elevação espiritual. O perigo pode sobrevir até mesmo em clima de boa vontade. Ela adivinhou em meu olhar essa preocupação e afinal fez-me o convite:

- Venha na próxima semana. O senhor vai conversar com eles e verá que beleza!”

O convite foi aceito. E os resultados?

“Feita a prece, a concentração, em 10 minutos o copo estala, treme, bate e logo desliza sobre a mesa. O alfabeto está à volta, e sobre as letras o copo vai dando as suas paradas até ir formando frases inteiras. O método é extremamente primitivo, cansativo e completamente superado.”

Não posso ser acusado de “revelar o final do filme”. Como disse, ele pode ser lido em (3). No mínimo, o leitor vai rapidamente descobrir quais são os dois principais mandamentos do Espiritismo e compreender porque enfatizamos a necessidade do estudo sério. De uma coisa estou certo, aquele que estudar o Espiritismo se comportará, diante da mediunidade e dos espíritos, como aquele que estudou o mundo dos micróbios e está no Laboratório examinando escarros de tuberculosos.

Desconfie, previna-se. Há espíritos marqueteiros, corruptos e levianos, que mistificam até o fim. Apresentam-se como se fossem “santos”, como alguns políticos, na época das eleições. Se você entendeu o perigo no laboratório da mediunidade, não vai ter copo!


Leitura adicional

(1) A ciência do Espírito
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores/FORMIGA_Luiz_tit_Ciencia_do_espirito-A.htm

(2) Esclarecendo Dúvidas. NEU-Fundão.
De que forma surgiu o Espiritismo? Como explicar efeitos inteligentes revelados pela experimentação?
http://www.espirito.com.br/portal/artigos/neurj/esclarecendo-duvidas.html

(3) A brincadeira do copo
http://www.omensageiro.com.br/artigos/artigo-72.htm


Fonte:
http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2014/05/nao-vai-ter-copo.html

 


topo

 

 

Leia também outros artigos do Professor Luiz Formiga:


->  Absurda Hipótese
->  Abuso de Poder Religioso. Perdoando Supremos Sinistros
->  Allan Kardec. A chave que abre as portas do completo progresso
->  Alteridade - Termômetro
->  Amas o bastante
->  Anencéfalos, argumentos de ministros e "O Livro dos Espíritos"
->  Anomalias fetais: abortar?
->  Apego ao cargo - O poder neurótico
->  Argamassa de Construção. Núcleos Espíritas
->  Arte e Ciência. Viver e Renascer
->  Borboletas na janela - texto conta a história de Helen Keller e discute preconceitos comuns
->  Casamentos, ricos e pobres de Espírito
->  Céu – Propriedade Particular
->  Chico revela: “A Cidade Estranha”
->  Chorão e Retroalimentação
->  Ciência, Resiliência, Arte e Consciência
->  As Ciências Biomédicas, os Doutores, o Espiritismo e os Cegos de Nascença
->  A Ciência do espírito
->  Ciência com Amor
->  Cirurgias, Materializações e Micróbios, Diferentes
->  O Cirurgião e a Doença da Negação
->  Coisas e Passes
->  Contraceptivo - Titânio para prevenir aborto criminoso
->  COVID 19. O Senhor é meu Pastor
->  Criações artísticas. No inicio da Regeneração
->  Crises e Argumentos
->  Cristo Interno. A Legenda de Agora
->  Cuidado com o meio ambiente
->  Dano e dor sem nome
->  Dependência química - 1,3 bilhão de pessoas são dependentes do tabaco
->  Deus me livre!
->  O Diálogo mais difícil
->  Diante da Adversidade... A Melhor Defesa
->  Diante do Efeito Inteligente, Diferentes Comportamentos
->  Dignidade para a mulher - É necessário restabelecer a igualdade entre cidadãos
->  Discutindo a Sexualidade
->  A Dívida e a Dúvida
->  Drogas. O exemplo Arrasta
->  Drogas e Espiritualidade - instituições religiosas e dependência química
->  Drogas. “Quase Viúva”  
->  E os jovens espíritas?
->  Ecologia da alma
->  Ecos do Natal
->  Educação na idade dourada
->  Eleição? Antes de Votar pergunte ao Candidato Sobre o Aborto  
->  A Elevada missão da Ciência Espírita
->  Encadernação Vermelha, Bioquímica, Finados e Aborto
->  Enfrentando o Isolamento
->  Ensino, Pesquisa e Ética na Microbiologia Médica
->  Escala de Valores, Cura e Prevenção
->  Esclarecendo dúvidas
->  Espinho na carne
->  Espíritas e Voluntariado
->  Espiritismo, Suicídio e Arte
->  Estudo das Células-tronco - Abordagem científica, jurídica e espírita
->  Ética, Sociedade e Terceiro Milênio
->  Evangelização Espírita e a "Febre das Almas Gêmeas"
->  EXU
->  Fatalidade
->  O Homem, a Mulher e as Linhas Paralelas
->  Ideologia de Gênero, Reencarnação e a Metade certa
->  Idosos: direitos, segurança psicológica e espiritual
->  Incentivar a pesquisa: Universidades brasileiras negligenciam a pesquisa
->  Investimento Divino
->  Laços Afetivos
->  A Lápide
->  Mainha tinha razão
->  Máscara de Sanidade. Transtorno da Personalidade Antissocial
->  Médicos, Médiuns “de Bem” e o Aborto
->  Médium: “Cuidado Perigo!”
->  A Mulher do "Próximo" - dos delitos e das penas
->  “Não Vai Ter Copo!”
->  No Mundo Invisível dos Micróbios e dos “Mortos”
->  Onde a mãe errou?
->  O que espero de meus médicos: Idéias para uma "Declaração de Direitos do Paciente Terminal
->  A Palavra que liberta
->  Percepção e Subjetividade
->  O Poder das Palavras, no Princípio era o Verbo
->  A política do aborto: O que se quer é “desumanizar” o embrião
->  Polliticum corruptiae
->  Por que as crianças se suicidam? Parte I e II
->  Por que considero inteligente, o Cândido, Francisco Xavier?
->  Preconceito, Exclusão, Espíritas, Umbandistas e Ciganos
->  Quarentena, Universidade e Núcleo Espírita
->  Que Pena!
->  Queria ter um filho assim!
->  Razões da Dor - Os Espíritas e o STF diante dos Fetos Anencéfalos
->  Recebendo a visita de um morto, a cujo funeral compareceu
->  SOS Na ponta da língua
->  Seria eu, por acaso, um Espírito
->  Sexo - Artigo de Compra e Venda
->  Somatização das Doenças
->  O Sonho de Nieta e o Pesadelo de Teresa
->  Suicídio e aborto de anencéfalos
->  Suicídio e Loucura
->  Suicídio não é opção
->  Talento extraordinário
->  Teatro. Humor e Reflexão
->  Teatro nas Férias
->  Tendências Reveladoras
->  Tons de Cinza
->  Tu me Amas?
->  Umbanda e Candomblé: Torres Gêmeas Afro-brasileiras
->  Um "centro de referência" na UERJ: prevenindo demandas judiciais - Responsabilidade civil x erros de diagnóstico bacteriológico
->  Universidade e Suicídio - Discutindo Arquitetura e Prevenção
->  Vacinação desafio de urgência
->  Velórios, Enterros e Umbral
->  A Verdade, a Liberdade e o Despertador
->  Vida, Esperança e Fé, para Não Espíritas
->  A Visão Espírita dos sonhos
->  O Zigoto no banco dos réus: Visão espírita das pesquisas que usam células-tronco

Formiga, Luiz Carlos D. & Formiga, André Luiz B.
->  Direito à Saúde: a Constituição brasileira assegura o direito à saúde
->  Universidade da Alma. Cidade Universitária do Espírito

Formiga, Luiz Carlos D. & Formiga, Lívia B.
->  Há sempre um amanhã

Formiga, Luiz Carlos D. & Formiga, Sonia B.
->  Jesus, Tomé e Nós

 


topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
|  B  |   C  |   D   |  F   |  G  |   H  |   I   |  J     K   |   L    M  |   N   |   O   |   P  
-  Q  |   R  |  S  |   T   |   U   |   V    |   W   |   X    |   Y    |    Z  
Allan Kardec      -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :