Luiz
Carlos D. Formiga
> Vida, Esperança e Fé, para
Não Espíritas
Seria válido formar um grupo
espírita na universidade? Como divulgar na academia?
O Espiritismo ainda é diversamente apreciado, e pouco compreendido
em sua essência pelos adeptos, de modo que lhe possam oferecer
um laço forte. Este só existirá se lhe compreenderem
o objetivo moral e o aplicarem a si mesmos.
A confiança mútua os atrairá, uns para os outros,
e surgirá a recíproca benevolência, que reinará
entre todos. Uma Sociedade onde sentimentos nobres se achassem partilhados
por todos, onde os seus componentes se reunissem com o propósito
de se instruírem será não apenas viável,
mas também indissolúvel.
Ainda é grande a dificuldade de reunir um grande número
de elementos homogêneos. Assim, no interesse dos estudos e pelo
bem da própria causa, as reuniões espíritas devem
tender antes à multiplicação de pequenos grupos,
do que à constituição de grandes aglomerações.
As grandes assembleias excluem a intimidade; exigem sedes especiais
e recursos pecuniários e, ainda, um aparelho administrativo.
Vinte grupos, de quinze a vinte pessoas, obterão mais e muito
mais farão pela divulgação da Doutrina Espírita,
do que uma assembleia de trezentos ou de quatrocentos indivíduos.
(1)
No Livro Obras Póstumas, a popularização
do Espiritismo é recomendada e o Evangelho Segundo
o Espiritismo diz que a árvore do Cristianismo deve
dar os frutos de vida, de esperança e da fé.
Para essa tarefa, Oliveira (2) sugere
a criação de grupos pequenos. Diz ele que “para
iniciarmos um processo efetivo de mudança, minha sugestão
é que cada centro espírita forme pelo menos um grupo
de quatro a seis pessoas para elaborar um projeto sério para
divulgar o espiritismo aos não espíritas.”
Justifica o número dizendo que “em seus treinamentos
nas empresas costuma dizer: quando você não quiser resolver
algo forme um grupo com dez pessoas!".
“Menos de quatro pessoas não é grupo, é
trio ou dupla e um grupo com mais de seis sacrifica o diálogo.”
Se surgirem quinze pessoas interessadas em abraçar a causa,
Alkindar sugere a formação de três grupos de cinco.
Recomenda ainda, que se evite o debate, discussões emocionais
e se privilegie o diálogo, onde não existem ganhadores
ou perdedores.
Jesus trabalhou com mais de dez pessoas no grupo. No entanto, dispunha
de conhecimentos e recursos que nos faltam. Será que Jesus
dividiu seus apóstolos em dois grupos de seis?
Jesus constituiu um grupo e a sua unidade se deu em torno de um objetivo
comum. Cada individualidade foi estimulada no seu potencial. Apesar
de sua grandeza espiritual Ele nunca se colocou superior ao grupo.
A liderança é transparente, aberta a questionamentos
e só pode existir e manter-se pela constante renovação
do seu reconhecimento, por parte dos membros do grupo. (3)
Na universidade recebemos estímulos para o desenvolvimento
da inteligência. No entanto, a academia parecer insistir sempre
em correr pela mesma trilha, estacionando em determinado degrau.
Os degraus da inteligência correspondem a um só bloco,
com uma única origem espiritual. Temos o degrau do domínio
cognitivo (QI), o afetivo (QE) e o espiritual (QS), o mais avançado.
Na Inteligência espiritual, as ligações neuronais
alcançariam organização mais complexa. Mais aparelhado
engloba todos os graus de inteligência, com pensamentos ordenados,
participando das criações psicológicas em que
a intuição representa a mola mestra do processo.
Há um tipo de organização neural que permite
ao homem realizar um pensamento racional, lógico (QI - Cognitivo).
O QE (inteligência emocional-afetivo) é outro tipo de
organização neural que irá permitir o pensamento
associativo. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz
de insights, formulador e revogador de regras, QS (espiritual-valorativo).
Com essa organização neural é que se formulam
e se reformulam tipos anteriores de pensamentos.
Em face da fenomenologia paranormal, onde a mediunidade é de
grande expressão, as três variedades – QI, QE e
QS – mostrar-se-ão de acordo com os seus diversos graus
e alcances. Assim, o fenômeno mediúnico, por fazer parte
dos componentes orgânicos, quando ativado alcançará
e será envolvido por qualquer tipo de inteligência. Diante
de tal fato, compreendemos o teor das mensagens espirituais reveladas
no processo mediúnico, com as características de maior
ou menor significado, pela condição de filtragem que
a organização mediúnica oferece. (4)
A árvore do Cristianismo deve dar os frutos de vida, de esperança
e da fé. Aquele que a plantou convida a cuidá-la com
amor. Mas, são muitos os chamados e poucos os escolhidos. Isto
porque existem os monopolizadores, açambarcadores, do pão
da vida, como os há do pão material. A árvore
que dá bons frutos deve distribuí-los para todos. O
Espiritismo vem multiplicar o número dos chamados, e pela fé
que proporciona, multiplicará também o número
dos escolhidos. (5)
Inteligência espiritual necessita cultivo, em meio próprio,
devendo ser incubada a temperatura ideal, para ter bom crescimento.
Ela pode ser estimulada nos grupos na universidade discutindo as muitas
evidências, de hoje, oferecidas pelos neurocientistas, que indicam
que a consciência é algo independente do cérebro
e que continua mesmo depois da morte. A sua recusa não é
uma atitude científica, mas apenas algo do domínio da
ideologia. (6)
Parece-nos vantajoso que um grupo em formação examine
referências bibliográficas estimuladoras, como o livro
Agenda Cristã, do espírito André Luiz. Nele,
Emmanuel diz que “legiões de companheiros procuram diretrizes.
Eles estimariam receber sugestões diretas, do plano espiritual.
Entretanto, individuo algum fugirá à experiência,
cuja função é ensinar e melhorar sempre. O homem
renovado para o bem é a garantia da felicidade humana. Eis
por que, antes de tudo, é imprescindível o engrandecimento
do ser, diante da vida e do Universo. Fujamos, assim, aos velhos propósitos
de conseguir veludoso acesso aos benefícios baratos”.
Apresentando o livro, Emmanuel informa que a obra é pequeno
curso de Espiritualidade. Não é um presunçoso
ementário de recomendações rigoristas, mas sim,
mensagem amiga para companheiros que reclamam diretrizes das entidades
espirituais. Nela, se aprende que o milagre da perfeição
é obra de esforço, conhecimento, disciplina, elevação,
serviço e aprimoramento no templo do próprio “eu”.
Dele, selecionamos alguns apontamentos, nos quais nos lembraremos
dos antigos ensinos do Mestre, em novo acondicionamento verbal.
No campo da semeadura: “sua franqueza contundente receberá
frases rudes e sua distinção edificará maneiras
corretas naqueles que o seguem. Diariamente, semeamos e colhemos.
A vida é também um solo que recebe e produz eternamente.”
Não se engane com as aparências:
não inveje aquele que administra, enquanto você obedece.
Muitas vezes, o administrador é um torturado. Não murmure
contra os jovens menos responsáveis. Ajude-os, quanto estiver
ao seu alcance, recordando que você já foi leviano para
muita gente. Não seja intolerante em situação
alguma.
Nas experiências difíceis: a beleza
física pode provocar tragédias imprevisíveis
para a alma, se esta não possui discernimento. Muito destaque
é introdução a queda espetacular, se o homem
não amadureceu o raciocínio.
Na prevenção: estude sua dor para que não
seja revolta. Cultive seu zelo nobre, mas não faça dele
uma cartilha escura de violência.
Na libertação: Não se prenda à
beleza das formas efêmeras. A flor passa breve. Não acredite
no elogio que empresta a você qualidades imaginárias.
Vespas cruéis se escondem no cálice do lírio.
Tire conclusões: a vida física é
uma escola abençoada. Mas, se você não se aproveitar
dela a fim de aprender suficientemente as lições que
se destinam ao seu engrandecimento espiritual, em nada lhe valerá
o ingresso no aprendizado humano.
O leitor poderá argumentar que André Luiz não
apresentou novidade. Deverá lembrar que entre o saber e o fazer
existe uma enorme diferença.
Na faculdade o aluno reprovado fica em “dependência”.
As mesmas provas de novo!
A reencarnação, ESE. Cap. 4: 25, é uma tarefa,
como primeira prova do uso que os espíritos farão de
seu livre-arbítrio. Aqueles que cumprem essa tarefa com zelo
vencem mais rapidamente e de maneira menos aflitiva esses primeiros
degraus da iniciação e colhem mais cedo os frutos de
seu trabalho. (7)
A missão do Espiritismo é elevada porque com Ele surge
enorme estímulo ao crescimento espiritual do reencarnado. Por
isso é para os seus adeptos um grande desafio, embora prazeroso,
a busca dos valores éticos e a sua ampla divulgação,
principalmente entre aqueles que ainda não são simpáticos
à Doutrina dos Espíritos.
O primeiro benefício que o reencarnado adquire é a descoberta
do sentido da vida, como aconteceu com Leda Amaral. e Amazonas Hercules.
(8)
Os grupos de estudos espíritas das faculdades, que compõem
um Núcleo Espírita Universitário, podem ser como
o de pesquisas, pequenos, independentes e com diálogo franco
e aberto. Enquanto pequenos podem se orientar pela “Ética
dos Semelhantes”, mas na assembleia é diferente.
A ética que a norteia é a da Tolerância/Amor/Fraternidade.
(9)
Em “Cisco de Francisco” procuramos refletir sobre o melhor
modo de colaborar num grupo, para que a estrutura de poder seja coerente
com a busca espiritual.
Inicialmente, acreditar que a força de uma organização
está na clareza e na nobreza de suas metas; na eficiência
dos seus métodos; na intensidade do seu trabalho e na confiança
recíproca dos seus membros. Afastar-se do poder coercitivo,
que é mecanismo doentio e privilegiar o poder solidário,
aquele que se organiza para facilitar a ajuda mútua.
Exercitar a capacidade do trabalho em equipe, procurando se motivar
para objetivos e metas do grupo. Libertar-se da ilusão de possuir
grande saber, da infalibilidade e do apego aos cargos. Perseverar
mantendo foco no objetivo da missão pessoal, lembrando que
Jesus lecionou no sentido do atemporal e ilimitado.
Assumir a postura de parceiro, voltado para a formação
de novos líderes. Com o tempo, a liderança se torna
cada vez mais interior e se refere menos aos procedimentos externos,
salvo em certos momentos decisivos.
Lembrar-se que “autoridade” é crédito de
competência, oferecido a quem o merece por direito. (10)
Referencias
na WEB
1. Livro dos Médiuns, XXIX, itens 334-5.
- http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/136.pdf
2. http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/FEVEREIRO/01-02-2017.htm
3. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2011/03/apego-ao-cargo-o-poder-neurotico.html
4. http://aumagic.blogspot.com.br/2013/06/drogasmediunidadeinteligencia-e-chico.html
5. https://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-18-muitos-os-chamados-e-poucos-os-escolhidos/
6. https://jornalcienciaespirita.spiritualist.one/neurocientistas-encontram-fortes-evidencias-da-vida-apos-morte-e-as-apresentam-nas-nacoes-unidas/
http://www.forumespirita.net/fe/audio-video/filme-espirita-'nosso-lar'/msg81889/#msg81889
7. http://www.espirito.org.br/portal/download/pdf/ese/o-evangelho-segundo-o-espiritismo.pdf
8. Matérias versando sobre o tema: Suicídio / http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/SETEMBRO/12-09-2016.htm
9. Diferentes, mas, sobretudo, iguais
https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga-2017/
http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2017/01/diferentes-mas-sobretudo-iguais.html
http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/DIFERENTES-MAS-SOBRETUDO-IGUAIS_LCF.html
https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2017/01/11/diferentes-mas-sobretudo-iguais-por-luiz-carlos-formiga/
10. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2013/07/cisco-de-francisco.html
http://wp.me/p1oMor-fbV
https://sinapseslinks.wordpress.com/tag/dr-luiz-carlos-formiga/
http://wv8.com.br/comkardec.com/tag/os-doze-passos-de-um-grupo-de-estudos/
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