A
morte é o que há de mais duro quando vista de
fora e enquanto se está fora dela. Porém, uma
vez dentro, experimenta-se tal sensação de completude,
de paz e de realização que não se quer
voltar
(C.G. Jung. Letters, vol 1).
O que Jung
não disse é que isso só acontece quando estamos
com a consciência tranquila, não estamos diante do suicídio
ou do aborto. Num projeto de pesquisa, biológica, bioquímica
ou outro qualquer, ninguém consegue descortinar toda a verdade.
Jacques Monod, ao contrário de Jung, dedicou-se a explorar
o mundo público e objetivo da biologia em vez de dirigir sua
atenção para dentro. Ele olhava para fora como fazem
os astronautas. O outro era um “psiconauta”, não
usava microscópio nem telescópio. Hoje a molécula
do DNA pode ser vista de forma ampliada com as informações
daqueles biólogos que também fizeram a viajem interior.
O trabalho de Monod não pode ser diminuído, pois era
outra esfera de observação. O importante é que
mesmo possuindo apenas parte da verdade coloquemos nossos esforços
em favor da vida humana.
David Lorimer é diretor da “Scientific and Medical Network”,
um grupo internacional de cientistas e de médicos que pretendem
ampliar o arcabouço da ciência e da medicina de modo
a ultrapassar o reducionismo materialista. Escreveu “Ciência,
Morte e Propósito” e nos conta que Jung recebeu a visita
de um amigo a cujo funeral comparecera na véspera. O amigo
acenou para Jung, convidando-o a acompanhá-lo em imaginação
até a sua casa. Chegando lá, eles subiram ao escritório
onde o amigo, trepando num banquinho, indicou o segundo dentre cinco
livros com encadernação vermelha, na segunda prateleira
de cima para baixo. Tomado de curiosidade, Jung visitou na manhã
seguinte a viúva de seu amigo e pediu licença para procurar
uma coisa na biblioteca do amigo, uma sala com a qual ele não
estava familiarizado. Ali encontrou o banquinho, e localizou os cinco
livros com a encadernação vermelha na segunda prateleira
de cima para baixo. Eram traduções de Zola, e o segundo
volume intitulava-se “A Herança dos Mortos”.
Jung havia desta forma obtido informações por intermédio
de outros canais, diferentes daqueles dos sentidos. O título
do livro é bastante sugestivo.
As pressões sofridas pelos pares nos fazem perder a coragem
de dizer coisas que pensamos. Como não vale o esforço
diante do fanático científico ou religioso muitas vezes
a melhor opção é ficar calado. Jung, no entanto
deixou um recado: “embora não se possam reunir provas
válidas sobre a continuidade da alma após a morte, há
experiências que nos fazem pensar com cuidado”. É
possível que Jung tenha cometido o mesmo erro dos que duvidavam
da existência de partículas subatômicas. Ainda
estamos newtonianos. E o livro encontrado por Jung?
Se continuar voltada apenas para fora e para a observação
do exterior, a ciência nada poderá dizer a respeito do
significado e do propósito da vida. Jung foi capaz de perceber
que uma parte da psique ou da mente humana não se acha confinada
no espaço-tempo, mas é capaz de superar suas limitações
em manifestações de telepatia e de precognição.
Os que passaram pela EQM, Experiência de Quase Morte, asseveram
que o propósito da vida é compreendido a partir de dentro.
O homem é de natureza biológica, psicológica,
social e espiritual.
Leia a íntegra em “Encadernação
Vermelha, Bioquímica, Finados e Aborto.”
Revista Internacional de Espiritismo, LXXV(10):438-440, 2000.
-
clique aqui para ler o texto completo em pdf -
http://www.iqm.unicamp.br/~formiga/neu/encadernacao
Fonte:
http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2014/04/recebendo-visita-de-um-morto-cujo.html
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