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Mente e Espírito
Ciência estuda mente e se aproxima da confirmação
da existência do Espírito
Reportagem da revista “Veja”
(26 de setembro de 2007), como matéria de capa e encartada às
páginas 98 a 105, tem como título “O cérebro
e o espírito”, de autoria de Carlos Grieb. Nela são
apresentados os resultados das pesquisas mais recentes em Neurociência
(área que estuda a realização física do
processo de informação no sistema nervoso humano animal
e humano), reunindo as disciplinas biológicas que se debruçam
sobre o sistema nervoso, especialmente a anatomia e a fisiologia do
cérebro humano. A matéria destaca, inicialmente, o quanto
a ciência avançou, já que tradicionalmente o cérebro
sempre esteve ligado às atividades cognitivas, de raciocínio,
a sede da razão, enquanto que manifestações culturais
e artísticas, o chamado talento humano, sempre pertenceu ao domínio
daquilo que era conceituado filosoficamente como Espírito.
Hoje, técnicas instrumentais como a “ressonância
magnética funcional”, que capta, segundo o relato, imagens
do cérebro em funcionamento, as pesquisas de neuroquímica
(ramo da bioquímica que lida com os processos químicos
que ocorrem no cérebro e no sistema nervoso de um modo geral),
ou os modelos computadorizados das redes neuronais humanas, para estudos
específicos do potencial criador de nossa espécie, sobretudo
no campo das artes e das línguas, fazem surgir a neuroestética
(um conhecimento que visa relacionar a criação e a contemplação
estética com as funções do cérebro). Interessante
notar que questões comumente subjetivas (como a noção
do belo e do feio, puramente estéticas e sujeitas ao gosto pessoal),
passam a ser estudadas como modalidades de reação e resposta
do cérebro a distintas situações propostas em exames
de laboratório e, comparativamente, o desenvolvimento de determinadas
regiões cerebrais em músicos, de modo distinto a pessoas
que não têm qualquer ligação com a arte.
Merece destaque a menção feita a uma das encruzilhadas
mais célebres de nossa história humana, qual seja a da
contraposição entre as teses de influenciação
(o indivíduo sobre o meio e vice-versa), numa nova concepção
conceitual: quem molda o comportamento humano: a natureza ou a cultura?
Assim, como destaca o repórter, “Embora condicione
de muitas maneiras a nossa experiência do mundo, o cérebro
também possui uma capacidade espantosa de reconfigurar-se de
acordo com a informação que recebe de fora”
(p. 100).
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