Em 2008, Orson Peter Carrara, de
Matão, publicou na revista semanal de divulgação
espírita O Consolador entrevista com o pedagogo espírita
Walter Oliveira Alves, a qual reproduzimos abaixo:
Walter Oliveira Alves:
"A Doutrina Espírita tem um
caráter eminentemente pedagógico" - Uma visão
da educação por parte de um pedagogo espírita,
que diz ser urgente investir na Casa Espírita auxiliando o
preparo psicopedagógico dos trabalhadores da área infanto-juvenil
e das demais áreas.

Formado em Pedagogia, Filosofia e História
da Educação e Psicologia da Educação e Didática,
Walter Oliveira Alves é diretor do IDE – Instituto de Difusão
Espírita, de Araras (SP), cidade onde nasceu e reside.
Espírita há 35 anos, palestrante
e escritor, são de sua autoria os seguintes livros, todos publicados
pelo IDE: Deus, Nosso Pai (voltado para a criança),
Educação do Espírito, Introdução
ao Estudo da Pedagogia Espírita, Prática Pedagógica
na Evangelização (vols. I, II e III) e O Teatro
na Educação do Espírito.
De sua dedicação à
educação, nasceram o conhecido Encontro Anual de Evangelização,
os dinâmicos sites de pedagogia e a Revista Pedagógica
Espírita, assuntos sobre os quais Walter concedeu-nos a seguinte
entrevista:
O Consolador: De onde seu interesse
pela Pedagogia? E como entender a Pedagogia Espírita?
Meu interesse pela pedagogia vem desde criança. Sempre quis ser
professor. Mas o interesse aumentou quando do meu contato com a Doutrina
Espírita. Entendemos por Pedagogia em geral, e especialmente
por Pedagogia Espírita, a ciência e a arte da educação,
o processo através do qual se desenvolve o "germe"
da perfeição no íntimo de cada um, Espíritos
imortais que somos, filhos e herdeiros de Deus. É o desenvolvimento
gradual e progressivo das potências da alma, através do
exercício do amor e do conhecimento da verdade, verdade relativa
ao nosso estado evolutivo, ou seja, das leis que regem nossas vidas
e principalmente do "conhecimento de si mesmo". A Pedagogia
Espírita representa o retorno do AMOR e da VERDADE UNIVERSAL
ao cenário pedagógico da humanidade através da
coragem de expressar essa verdade sem preconceitos, sem meias verdades,
como fez Eurípedes Barsanulfo.
O Consolador: Foi a experiência com
os Encontros Anuais para formação de Evangelizadores,
em Araras, que culminou com o lançamento da Revista Pedagógica
Espírita?
A idéia de criar a Revista Pedagógica Espírita,
bem como o site www.pedagogiaespirita.org, nasceu em Nova York, por
ocasião de nossa viagem aos Estados Unidos, num ciclo de seminários
e palestras sobre Educação Espírita. Por isso,
o site ou portal Pedagogia Espírita tem caráter internacional.
Hoje, a Revista Pedagógica Espírita conta com colaboradores
de várias partes do mundo, Estados Unidos, Brasil e vários
países da Europa.
O Consolador: De onde surgiu a iniciativa dos já tradicionais
Encontros de Evangelizadores, em Araras, sempre realizados durante os
feriados de carnaval?
O Encontro no período do carnaval começou há 23
anos, devido a necessidade de preparar evangelizadores em nossa região.
Nos primeiros anos atendia apenas a região de São Paulo,
depois estendeu-se a todo o Brasil e a alguns confrades de outros países.
O Consolador: Os sites vinculados à publicação
que estréia já estão ativos? Cite-os por favor
e apresente um resumo deles.
Nascido em Nova York, o site www.pedagogiaespirita.org tem o objetivo
de auxiliar os educadores espíritas, em especial os evangelizadores.
Consta de vários itens como: 1. Revista Pedagógica Espírita;
2. Escola Virtual, com cursos on-line gratuitos; 3. Evangelização,
com link para o site abaixo; 4. Escola Espírita, correspondendo
a estudos sobre a aplicação pedagógica em uma escola
genuinamente espírita e 5. TV Educar - uma TV pela internet voltada
para a educação que deverá ser ativada apenas em
meados deste ano. O site www.evangelizacaoglobal.org é voltado
para auxiliar o trabalho do evangelizador espírita.
O Consolador: Como são organizados os encontros anuais
em Araras? Qual o critério e quais as didáticas aplicados?
Os encontros são organizados por uma equipe pedagógica
e visa oferecer embasamento teórico e subsídios para a
prática pedagógica na Evangelização, bem
como oficinas de artes: música, teatro, dança, artes plásticas
e literatura infantil.
O Consolador: Como você tem visto pelo país a aplicação
da pedagogia espírita nas instituições?
A nosso ver, a Doutrina Espírita tem um caráter eminentemente
pedagógico. Ao apresentar o homem como um Espírito em
um processo evolutivo, num constante "vir-a-ser", desenvolvendo
gradualmente as potências da alma, o "germe da perfeição"
ou o Reino a que se referiu Jesus, a Doutrina Espírita se torna
um roteiro pedagógico para toda a humanidade. Faz renascer o
Evangelho de Jesus em toda a sua pureza primitiva, como bem citado por
Kardec em O Evangelho segundo o Espiritismo, e, ao mesmo tempo,
oferece novos conhecimentos que Jesus, como Mestre por excelência,
não poderia naquela ocasião ensinar, devido ao grau evolutivo
dos "alunos" da época. Nesse sentido, a Pedagogia Espírita
está presente hoje na mente e no coração dos educadores
espíritas, sejam professores, evangelizadores ou pais. Está
presente nos jovens e adultos que labutam na evangelização
infanto-juvenil, que palestram nas Casas Espíritas, que participam
dos grupos de estudos, nas atividades assistenciais exercitando e exemplificando
o amor ao próximo.
O Consolador: Uma das grandes dificuldades do movimento espírita
tem sido o preparo – ou o despreparo – de trabalhadores
nessa área (infância e mocidade), especialmente o desinteresse
de muitos dirigentes para a essencial questão. Como vencer isso?
O progresso se faz lentamente, mas está ocorrendo. Exatamente
por não ser elitista, a pedagogia espírita amplia seus
estudos em todos os campos do saber humano. Mas hoje é urgente
investir na Casa Espírita, auxiliando o preparo psicopedagógico
dos trabalhadores, não só da infância e juventude,
mas de todas as áreas. A Casa Espírita representa hoje
a Escola Espírita em toda a sua simplicidade, beleza e dinamismo,
oferecendo as bases para a construção do conhecimento
dentro de cada um, da divulgação da VERDADE UNIVERSAL,
ou seja, desse conhecimento que liberta a alma de preconceitos e dogmas
e, ao mesmo tempo, incentiva a prática do AMOR.
O Consolador: Qual a melhor dica para prender a atenção
da criança e transmitir o ensino espírita?
A educação, em seu aspecto global, não se limita
ao ensino espírita. O conhecimento é necessário
e indispensável, mas não suficiente. A Educação
do Espírito tem como objetivo o desenvolvimento integral do Espírito,
as potências da alma, em todos os aspectos, intelectual (aspecto
cognitivo), moral e afetivo (aspecto afetivo) e na vontade (aspecto
volitivo). O próprio conhecimento que a Doutrina Espírita
oferece, de forma clara, dentro da estrutura deixada por Allan Kardec,
a partir de O Livro dos Espíritos, é tremendamente
atrativo para as crianças e especialmente para os jovens. Temas
como reencarnação, imortalidade da alma, lei de causa
e efeito, pululam por toda parte, nos filmes, documentários e
até mesmo nas novelas da televisão.
A Casa Espírita tem, pois, o objetivo de esclarecer, de tirar
dúvidas e oferecer esse conhecimento de forma autêntica
e profunda, através das obras de Kardec e demais obras espíritas,
psicografadas ou não. Mas a criança, o jovem e todos nós
aprendemos vivenciando, em seu aspecto intelectual, afetivo e volitivo.
Deve-se trabalhar o "querer", o sentimento e o intelecto,
de forma integrada. Vemos isso em Pestalozzi quando afirma que a criança
deve ser estimulada na inteligência, no sentimento e nos sentidos
(método intuitivo). Alias, é de Pestalozzi a melhor definição
de educação, que pode muito bem ser utilizada por todos
nós: a educação é "o desenvolvimento
natural, progressivo e harmonioso de todos os poderes e faculdades do
ser".
O Consolador: Qual a importância da arte
(música, teatro, dança, artes plásticas e atividades
pedagógicas) na educação do Espírito?
A arte exerce enorme influência tanto no aspecto afetivo como
no aspecto volitivo. Como atividade criadora por excelência, vem
ao encontro das necessidades de movimento, expansão e ação
das crianças, jovens e adultos. Não apenas ação
motora, mas os movimentos intensos da própria alma na expansão
profunda do sentir e do querer. À Educação Espírita
cabe a tarefa de conduzir essa criatividade para os canais superiores
da vida.
O Consolador: Para quem está distante e não tem
oportunidade ou recurso para participar de eventos de preparo e reciclagem
como os realizados em Araras, mas possui dentro de si muito amor e boa
vontade, que recursos você indica para tornar as aulas agradáveis
e atraentes?
Sugerimos acessar o site www.pedagogiaespirita.org, no qual são
ministrados alguns cursos gratuitamente. O participante poderá
também participar da lista pedagogia espírita, ampliando
assim, através de trocas de idéias, estudos e prática,
a sua visão da educação em seu aspecto integral:
a educação do Espírito.
O Consolador: Para quem quiser assinar a revista, quais os contatos?
Ela é uma publicação voltada para a prática
pedagógica, como indica seu título?
Ela é voltada tanto para a teoria como para a prática.
A assinatura poderá ser feita no site www.pedagogiaespirita.org
ou diretamente no link: www.pedagogiaespirita.org/revista/assinatura.htm
Fonte: http://www.oconsolador.com.br/ano2/58/entrevista.html
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