...E por sê-lo, deve merecer
dos filhos de Fé já maduros (iniciados) toda atenção,
carinho e respeito quando adentram no espaço interno das tendas,
pois é mais um filho da Umbanda que é "dado"
à luz. E tal como quando a generosa mãe dá à
luz mais um filho, onde tanto o pai quanto os irmãos se acercam
do recém-nascido e o cobrem de bênçãos,
amor, carinho e... compreensão para com seus choros, o novo
filho de Fé ainda é uma criança que veio à
luz e precisa de amparo e todos os cuidados devido à sua ainda
frágil constituição íntima e emocional.
...Do lado espiritual, todo o apoio
lhe é dado, pois nós, os espíritos guias deles,
sabemos que este é o período em que mais frágil
se sente um ser que traz a mediunidade.
...Para um médium iniciante,
este é um momento único em sua vida, e também
um período de transição, onde todos os seus valores
religiosos anteriores de nada lhe valem, pois outros valores lhe estão
sendo apresentados.
...Para todos os seres humanos este
é um período extremamente delicado em suas vidas. E
não são poucos os médiuns que se decepcionam
com a falta de compreensão para com sua fragilidade diante
do novo e do ainda desconhecido.
...É tão comum uma pessoa
dotada de forte mediunidade e de grandes medos, ser vista como "fraca"
de cabeça pelos já "tarimbados" médiuns.
Mas estes não param para pensar um pouco no que realmente incomoda
o novo irmão e, com isto, o Ritual de Umbanda Sagrada vê
mais um dos seus recém-nascidos filhos perecer na maior angustia,
e socorre-se a outros rituais que primam pela ignorância do
mundo espiritual e sufocam nos seus fieis, seus mais elementares dons
naturais.
...Muitos apregoam que tantos e tantos
brasileiros são umbandista, e que isto demonstra o vigor da
religião umbandista. Mas, infelizmente, isto não é
verdade, e só serve para diminuir o que poderia ser uma grande
verdade.
...Vários milhões de
brasileiros já assumiram suas mediunidades por completo e são
médiuns praticantes, que incorporam regularmente seus guias
dentro das tendas onde trabalham, ou nas suas reuniões mais
intimas em suas próprias casas.
...Mas alguns milhões de filhos
de Fé com um potencial mediúnico magnífico já
foram perdidos para outros rituais, porque os diretores das tendas
não deram a devida atenção ao "fator médium"
do ritual de Umbanda, assim como não atentaram para o fato
de que aqueles que lhes são apresentados pelos guias zeladores
dos novos médiuns, se lhes são enviados, o são
pelo próprio espírito universal e universalista que
anima a Umbanda Sagrada, e que é o seu espírito religioso,
que no lado espiritual tem meios sutis de atuar sobre um filho de
Fé, mas no lado material depende fundamentalmente dos pais
e mães no Santo, animadores materiais desse corpo invisível,
mas ativo e totalmente religioso.
...É tão comum vermos
médiuns já "iniciados" que não tem
a menor noção da existência desse corpo religioso
umbandista que se move através do plasma universal que é
Deus, é fé e é religiosidade. "Eu sou filho
de tal orixá...", e pronto! Sua fé acaba a partir
daí, e sua ligação com este plasma divinizado
numa religião fica restrito a isto: "Eu sou filho de tal
orixá".
...Incorpora seus guias, estes trabalham,
e maravilhosamente, pois estão em comunhão total com
este espírito ativo que é o corpo religioso umbandista,
corpo este que assume a forma de orixás ou de seus pontos de
forças, mas que não deixam de irradiar essa energia
divina chamada "Fé".
...O ritual é aberto a todas
as manifestações, mas o lado material ( médiuns)
tem de ser esclarecido de que as manifestações só
acontecem por causa desse espírito religioso invisível
conhecido por Ritual de Umbanda Sagrada, e que fora dele não
há manifestações, mas tão somente possessões
espirituais.
...É este espírito invisível
que sustenta todas as manifestações, quando em nome
da Umbanda Sagrada são realizados.
...Houve um tempo em que os orixás
foram sincretizados com santos católicos, pois aí a
concretização do ritual aconteceria. As imagens "mascaravam"
a verdade oculta e as perseguições religiosas, políticas
e policiais foram abrandadas.
...Mas, atualmente, isto já
não é preciso como meio de expansão da Umbanda
Sagrada. Hoje já existe liberdade suficiente para que todos
digam abertamente: "Sou um filho de Fé, sou um filho de
Umbanda!".
...Mas para que isso possa ser realmente
dito, é chegado o tempo de a Umbanda deixar de perder seus
filhos recém-nascidos para religiões que ainda recorrem
a princípios medievais, quando não obscurantistas.
...Há de ser criada uma forte
linha de fé doutrinadora dos sentimentos religiosos dos filhos
de Fé, pois só assim a Umbanda Sagrada sairá
do interior das tendas e dos lares e abarcará, num movimento
abrangente e envolvedor, os milhões de irmãos que afluem
às tendas ou aos médiuns à procura de uma palavra
de consolo, conforto ou esclarecimento.
...É chegado o momento de todos
os médiuns, diretores espirituais, dirigentes espirituais e
pais e mães no Santo, imprimirem aos seus trabalhos mais uma
vertente da Umbanda Sagrada: a doutrinação dos irmãos
e irmãs que afluem às tendas nos dias de trabalho.
...É preciso uma conscientização
dos pais e mães no Santo de que os necessitados, os aflitos,
os carentes afluirão não só às tendas
de Umbanda, mas também a todas as outras portas abertas onde
há uma promessa, um vislumbre de socorro imediato. ...Mas só
aquelas portas que, a par do socorro imediato, oferecerem uma luz
para toda a vida, alcançarão seu real objetivo, pois
a par do imediato também oferecem o bem duradouro, que é
a fé forte numa religião. E a Umbanda Sagrada é
uma religião!
...Por isso ela tem de sair das tendas
e conquistar corações dos que a ela afluem nos dias
de trabalho, e conquistar o respeito e a confiança de todos
os cidadãos no seu trabalho de doutrinação e
salvação de almas.
...Nós temos acompanhado com
carinho e atenção os irmãos umbandistas que têm
oferecido a maior parte de suas vidas a esta necessidade da religião
umbandista – abençoados sãos estes verdadeiros
filhos de Umbanda, mas temos acompanhado a vida de todos os pais e
mães no Santo e temos visto que bloqueiam a si próprios
e às suas potencialidades doutrinadoras dentro da Umbanda Sagrada,
quando limitam a si e sua religião aos trabalhos dentro de
suas tendas, quando os seus guias incorporam e trabalham.
...Limitam-se só a isto e limitam
à própria religião umbandista, pois não
concedem a si próprios as qualidades que seus orixás
lhes mostram que são possuidores. Muitos filhos de Fé,
movidos de nobres e dignificantes intenções, buscam
nas línguas a explicação do termo "Umbanda".
Alguns chegam a mergulhar no passado ancestral em busca do real significado
desta palavra.
...Nada a opor de nossa parte, mas
melhor fariam e mais louvável aos olhos dos orixás seriam
seus esforços, caso já tivessem atinado com o real e
verdadeiro sentido do termo "Umbanda".
...Umbanda significa: o sacerdócio
em si mesmo, na m'banda, no médium que sabe lidar tanto com
os espíritos quanto com a natureza humana. Umbanda é
o portador das qualidades, atributos e atribuições que
lhe são conferidas pelos Senhores da natureza; os orixás!
Umbanda é o veiculo de comunicação entre os espíritos
e os encarnados, e só um Umbanda está apto a incorporar
tanto os do Alto, quanto os do Embaixo, assim como os do Meio, pois
ele é, em si mesmo, um templo.
• Umbanda é sinônimo
de poder ativo.
• Umbanda é sinônimo
de curador.
• Umbanda é sinônimo
de conselheiro.
• Umbanda é sinônimo
de intermediador.
• Umbanda é sinônimo
de filho de Fé.
• Umbanda é sinônimo
de sacerdote.
• Umbanda é a religiosidade
do religioso.
...Umbanda é o veiculo, pois
trazem em si os dons naturais, pelos quais os encantados da natureza
falam aos espíritos humanos encarnados.
...Umbanda é o sacerdote atuante,
que traz em si todos os recursos dos templos de tijolo, pedras ou
concreto armado.
...Umbanda é o mais belo dos
templos, onde Deus mais aprecia ser manifestado, ou mesmo onde mais
aprecia estar: no intimo do ser humano.
...Umbandas foram os primeiros espíritos
dos sacerdotes, que aos poucos foram criando para si, no intimo dos
médiuns filhos de Santo já preparados para recebe-los,
uma linha tão poderosa, mas tão poderosa que realizavam
curas milagrosas nos freqüentadores dos terreiros de "macumba".
...Umbandas eram os caboclos índios
que dominavam os quiumbas e libertavam os espíritos encarnados
de obsessores vingativos e perseguidores.
...Umbandas eram os pretos-velhos
que baixavam nas "mesas brancas" e faziam revelações
que não só deixavam admirados quem os ouviam, mas encantavam
também.
...Umbandas eram os exus e pombas-giras
brincalhões, debochados e francos, tanto quanto os encarnados,
pois falavam a estes de igual para igual, e com isso iam rompendo
o temor dos filhos de Santo para com seus "santos".
...Umbanda era o inicio do rompimento
da casca grossa da rituália de culto aos eguns (os sacerdotes)
já no outro lado da vida.
...Umbanda o sacerdócio; embanda,
o chefe do culto; Umbanda, o ritual aberto do culto dos ancestrais.
...Umbanda, onde na banda do "Um",
mais um todos nós somos, pois tudo o que nos cerca, através
de nós pode se manifestar.
...Umbanda, na banda do "Um"
, um todos são e sempre serão, desde que limpem seus
templos íntimos dos tabus a respeitos dos orixás e os
absorvam através da luz divina que irradiam seus mistérios.
Daí em diante, serão todos "mais um", plenos
portadores dos mistérios dos orixás.
...Na Umbanda, o médium não
é esvaziado, mas tão somente enriquecido com a riqueza
espiritual de todos os orixás.
...Umbanda provém de "m'banda",
o sacerdote, o curador.
...Umbanda é sacerdócio
na mais completa acepção da palavra, pois coloca o médium
na posição de "doador" das qualidades de seus
orixás, que impossibilitados de falarem diretamente ao povo,
falam a partir de seus templos humanos: os filhos de Fé!
...Despertem para esta verdade, pais
e mês de Santo! Olhem para todos os que chegam até vocês,
não como seres perturbados, mas sim como irmãos em Oxalá
que desejam dar "passagem" às forças da natureza
que lhes chegam, mas encontram seus templos (mediunidade) ocupados
por escolhos inculcados neles, através de séculos e
séculos que estiveram afastados de seus ancestrais orixás.
Não inculquem mais escolhos dizendo a eles que tem orixá
brigando pela cabeça deles, ou que exu está cobrando
alguma coisa.
...Tratem os filhos que Olorum, o
Incriado, lhes envia com o mesmo amor, carinho e cuidados que devotam
a seus filhos encarnados.
...Cuidem deles; transmitam a eles
amor aos orixás, pois orixá é o amor do Criador
às Suas criaturas.
...Ensinem-lhes que, na lei de Oxalá,
ninguém é superior a ninguém, pois na banda do
"Um", mais um todos são.
...Mostrem-lhes que orixá é
um santo, mas é mais do que isso: orixá é a natureza
divina se manifestando de forma humana, para os espíritos humanos.
...Não percam tempo tentando
contar lendas do tempo de cativeiro, quando irmãos de cultos
diferentes, raças diferentes e formações as mais
diversas possíveis, eram reunidos numa só senzala e
evitavam a mistura dos orixás com medo de perderem seus últimos
vestígios humanos: seus "santos"de cabeça
e de fé. O tempo da escravidão já é passado
e Umbanda é liberdade de manifestação dos orixás
através dos seus veículos naturais; os médiuns.
...Ensinem-lhes que, se estão
aptos a incorporarem o "seu" pai de cabeça, também
estão aptos a serem as moradas de todos os outros "pais",
pois orixá é antes de qualquer coisa e acima de tudo,
isto: senhora da cabeça. é senhor da coroa luminosa
que paira em torno do mental purificado do filho de Fé já
liberto dos escolhos que o mantinham acorrentado e escravizado a tabus
e dogmas religiosos, que antes de tudo visavam impedi-lo de ser mais
um na banda do "Um", e mantê-lo na eterna dependência
da vontade dos carnais senhores dos cultos ao Criador, onde um é
o pastor e os restantes, só rebanho, ovelhas mesmo!
...Digam que na banda do "Um",
o rebanho é composto só de pastores, pois "Umbanda"
é sacerdócio.
...Esclareçam ao filho recém-chegado
que se sente incomodado, que isto não é nada ruim, pois
há todo um santuário aprisionado em seu intimo que está
tentando explodir através de sua mediunidade magnífica.
...Conversem demoradamente com ele
e procurem mostrar-lhe que Umbanda não é a panacéia
para todos os males do corpo e da matéria, mas sim o aflorar
da espiritualização sufocada por milênios e milênios
de ignorância e descaso para com as coisas do espírito.
...Expliquem que pode fazer o que
quiser com seu corpo material, mas deve preservar sua coroa (cabeça),
pois é nela que a luz dos orixás lhe chega e o liberta
dos vícios da carne e do materialismo brutal.
...Ensinem-lhe que, como templos,
deve manter limpo seu íntimo, pois nesse íntimo há
uma centelha divina animada pelo fogo divino que a tudo purifica,
e que o purificará sempre que entregar sua coroa ao seu orixá.
Instrua-os com seu mentor guia chefe, irmãos e irmãs
(pais e mães de Santo).
...Estabeleçam um dia da semana
ou do mês dedicado exclusivamente a um guia doutrinador que
lhe falará da Umbanda a partir da visão mais acurada
desta religião, em que os fiéis são mais que
fiéis: são "meios" onde toda uma gama magnífica
de seres de altíssima evolução se manifestam
como humildes pretos-velhos, garbosos mas amáveis caboclos,
inocentes crianças ou humanos exus e pombas-giras. Sim porque
nós conhecemos irmãos exus que possuem muito mais luz
do que vocês imaginam. E se preferem atuar como exus, é
porque assim, bem humanos, chegam mais rápido até onde
desejam: aos consulentes sofredores e veículos de espíritos
sofredores afins.
...Ensinem aos médiuns que
eles trazem consigo mesmo todo um templo já santificado e que
nele se assentam os orixás sagrados. E que através desse
templo muitas vozes podem falar, e serem ouvidas pois Umbanda provem
de Embanda: sacerdote!
...E o médium é um sacerdote, um
embanda, um Umbanda, ou mais um na banda do um, a Umbanda!