11/09/2021
IMPOSTORES DA FÉ
Casos de abuso sexual em grupos religiosos revelam combinação
perversa de fé, sexo e poder
A onda de relatos de assédio sexual parece ter sido detonada
no movimento norte-americano #MeToo, que levou à cadeia o produtor
de cinema Harvey Weinstein. Mas a versão brasileira do #MeToo
veio no ano seguinte. Acusações contra o médium
João de Deus, no fim de 2018, provocaram uma enxurrada de denúncias
de abuso sexual dentro de grupos religiosos. Algumas explodiram nos
noticiários locais e nacionais. Outras não deram em nada.
Até hoje, vítimas, ativistas, advogados, psicólogos
e pesquisadores reclamam de um cenário que parece mais favorável
aos abusadores — e que penaliza ainda mais quem se arrisca a denunciar.
No lugar da fé fica a frustração, o medo, muitas
incertezas e uma pergunta: porque no Brasil é tão fácil
abusar e tão difícil punir?
Além da conhecida morosidade da justiça brasileira, outro
fator incide no número de condenações por crimes
sexuais: a quantidade de pessoas dispostas a revelar que sofreram abuso.
Segundo a promotora do Ministério Público de São
Paulo Celeste Leite dos Santos, apenas 10% das vítimas formaliza
uma denúncia. Para ela, faltam redes de apoio. Ela coordena o
Avarc (Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução
de Conflitos); uma das iniciativas do projeto é justamente entender
porque tantas pessoas deixam de denunciar.
Um dos casos mais recentes atendidos pelo grupo Avarc é o do
terapeuta Harry Tadashi Kadomoto, conhecido como "guru da meditação".
Em outubro de 2020, ele se tornou réu por estupro de vulnerável.
Em novembro, uma nova investigação foi aberta para apurar
denúncias de outras quatro vítimas. Até o momento,
sete mulheres acusam o terapeuta de abuso sexual. O MP-SP montou uma
força-tarefa, semelhante à que atuou no caso do médium
João de Deus.
A QUEDA DE JOÃO DE DEUS
Acusado por mais de 350 mulheres, brasileiras e estrangeiras, João
Teixeira de Faria, 78, o João de Deus, foi condenado a mais de
60 anos de prisão em regime fechado por estupro e posse ilegal
de armas. Segundo "A Casa", livro de Chico Felitti sobre o
guru de Abadiânia (GO), pelo menos outros 11 processos por crimes
sexuais, desvios financeiros, extorsão e formação
de quadrilha correm contra o líder da Casa Dom Inácio
de Loyola, sediada na pequena cidade de Abadiânia, no interior
de Goiás.
O místico preso em dezembro de 2018 no complexo prisional de
Aparecida de Goiânia (GO) cumpre pena em prisão domiciliar
desde abril de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Em outubro,
ele foi internado na UTI do hospital Sírio-Libanês, em
Brasília, por problemas cardíacos.
Quando o caso do líder religioso veio à tona, houve a
criação de forças-tarefas do MP em São Paulo
e em Goiás para receber as centenas de denúncias.
"Sou uma sobrevivente", revela a jurista Thayná Silveira,
31, de Fortaleza. Vítima de crimes sexuais na infância,
deu-se conta de que enfrentou o trauma sozinha e que, juridicamente,
já não havia nada a fazer. Resolveu então atuar
no combate a crimes sexuais.
No caso do líder religioso João de Deus, Silveira acompanhou
uma oitiva como advogada da holandesa Zahira Lieneke Mous, primeira
a mostrar o rosto no programa "Conversa com Bial", da TV Globo.
"Outras mulheres sentiram-se encorajadas a fazer o mesmo",
afirma Silveira.
Atualmente ela trabalha com o MP-CE no caso de Pedro Ícaro de
Medeiros, 28, criador da seita Afago, em Fortaleza (CE), onde era conhecido
como o guru Ikky Medeiros. Ele está preso preventivamente desde
o final de setembro de 2020, por crimes sexuais praticados contra dois
adolescentes. Outras pessoas ainda estão sendo ouvidas e a investigação
continua, segundo a advogada. "Acompanhei o sofrimento das vítimas.
Ele agia de forma macabra."
LUTA CONTRA O ABUSO
Outra vítima que decidiu mostrar o rosto e lutar contra abusadores
religiosos é a pedagoga Tatiana Badaró, 33. Ela conta
ter sofrido abusos durante mais de dez anos do ex-grão mestre
de uma loja maçônica da Bahia, Jair Tércio Cunha
Costa, 63, criador de uma seita religiosa da qual ela fez parte dos
15 aos 28 anos.
O abuso sexual ocorreu aos 21 anos, relata Badaró, sempre com
um discurso de espiritualização e de limpeza energética
por parte do agressor. "A desculpa era que ele conhecia as necessidades
de minha alma melhor do que eu."
Depois de abandonar a seita, por cinco anos ela tentou sem sucesso
denunciá-lo. "Só em junho de 2020, depois de planejar
meu suicídio, consegui fazer minha denúncia ser acolhida
pelo Ministério Público." Depois dela, outras mulheres
resolveram fazer o mesmo. Seu pedido de prisão foi expedido e
ele é considerado foragido da Justiça na Bahia. O guru,
que nega as acusações, foi afastado das atividades na
maçonaria.
PODER E RELIGIÃO
"O mundo vai acabar no século 20." Essa era uma das
promessas da doutrina pregada entre as Testemunhas de Jeová.
"Ainda dá tempo de salvar minha alma", pensou Osmanito
Torres, de Araguaína (TO), em 1993, então com 21 anos.
Leigo, conta que foi facilmente convencido de que ali estava a verdade.
O prometido fim do mundo não veio, mas seguiu na igreja e se
tornou ancião (posto similar ao de um pastor evangélico)
da Torre de Vigia, núcleo que controla e fiscaliza as igrejas
da seita.
Com acesso privilegiado a documentos, memorandos e instruções
confidenciais, passou a duvidar da honestidade da instituição.
O ex-ancião afirma ter descoberto que a prática de acobertar
pedófilos e abusadores sexuais vinha desde a década de
1980. A orientação interna era tratar esses crimes como
pecados comuns, que não deveriam ser denunciados à polícia.
Desde setembro de 2019, o grupo é investigado pelo MP-SP por
suspeita de ter acobertado casos de abuso sexual, inclusive de crianças
e de adolescentes. Torres é testemunha no processo, junto de
dois outros ex-anciãos. Não é só no Brasil
que a seita enfrenta problemas. Na Austrália, entre 2015 e 2017,
investigações descobriram que a seita acobertou 1.006
pedófilos confessos.
"O abuso sexual é, antes de tudo, um abuso de poder",
analisa uma psicóloga que atende vítimas de estupro e
assédio sexual que prefere não se expor. "Pode ser
tanto algo mais literal, com força física, quanto algo
mais simbólico e, em casos de grupos religiosos, uma suposta
evolução espiritual", acrescenta. Questões
culturais e históricas levam esses lugares a serem ocupados por
figuras masculinas, compreendidas como mediadoras entre o divino e fiéis.
CRIME DOMÉSTICO
A cada oito minutos foi registrado um estupro no país
em 2019. Cerca de 85,7% são mulheres e, na maior parte dos casos
(84,1%), os agressores eram conhecidos, familiares, ou pessoas de confiança.
Os dados são da 14ª edição do Anuário
Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em outubro
de 2020.
Casos de crimes sexuais envolvendo líderes religiosos
são cerca de três por semana, de acordo com outro levantamento
do Disque 100, canal do governo federal para denúncias de abuso.
Carol Steiner, uma das fundadoras do Coame (Combate
ao Abuso no Meio Espiritual), afirma que o grupo de apoio atendeu, entre
setembro de 2018 a junho de 2020, mais de 1.643 vítimas de abuso
de 34 líderes espirituais do Brasil, Argentina, Holanda, EUA,
Índia e outros países.
Um dos casos de maior repercussão atendido pelo
Coame é o de Janderson Fernandes de Oliveira, o Prem Baba, acusado
de abuso sexual em agosto de 2018. Ele mantém uma comunidade
esotérica alternativa no interior de São Paulo e um pequeno
centro na Índia. Seu trabalho é uma mistura do culto do
santo daime (que utiliza ritualisticamente a bebida psicodélica
ayahuasca) e práticas tântricas inspiradas no guru indiano
Osho.
Por meio de sua assessoria, o líder religioso
negou as acusações e afirmou ter mantido relações
consensuais com discípulas. Mas a reportagem da TAB ouviu ex-discípulas
do guru, que pedem para não ser identificadas, e todas afirmaram
o contrário. Ou seja: que ele cometeu abuso contra seguidores,
e não apenas sexual, mas também emocional e financeiro
(aliás, ele responde a diversos processos trabalhistas). O MP
de São Paulo informou que o processo foi arquivado em outubro
de 2019 e que a promotora responsável pelo caso está em
licença médica. O Coame estuda reabrir o processo.
ESTATUTO DA VÍTIMA
Um dos principais entraves no campo jurídico,
segundo a jurista Thayna Silveira, é a falta de uma legislação
específica para crimes sexuais envolvendo líderes religiosos.
Ativistas e vítimas apostam em um projeto de lei em trâmite
na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado federal Rui Falcão,
que cria o Estatuto da Vítima. O artigo 27 do PL acaba com a
prescrição.
Para a advogada, "além de questões
dogmáticas, pessoas que buscam essas igrejas em geral estão
vulneráveis, e líderes personificam a fé delas".
Aos entraves jurídicos se misturam questões culturais,
opina a jurista. Para ela, costumes e questões morais estão
enraizadas na Justica brasileira, dificultando a criação
de leis que mirem religiões. "Evangélicas e católicas
são as mais difíceis de serem punidas."
A promotora do MP-SP Celeste Leite dos Santos coordenou
o grupo de trabalho que elaborou o projeto de lei do Estatuto da Vítima.
Ela afirma que essa já é uma tendência percebida
nos EUA e na Europa. "Aqui temos apenas o artigo 201 do Código
Penal, que trata o abusado quase como uma testemunha, seus direitos
são muito minimizados."
A promotora do MP não sabe dizer se aumentou
o número de prisões de abusadores, mas garante que o volume
de denúncias feitas pelo Ministério Público cresceu
nos últimos anos.
Carol Steiner reclama da qualidade do serviço
de médicos do IML como exames ginecológicos para constatação
de DNA ou dano físico, alto índice de corrupção
ativa e passiva, tráfico de influência e tratamento desrespeitoso
por parte de advogados de defesa de abusadores. Ela ainda alerta para
a falta de proteção a ativistas que denunciam e oferecem
acolhimento a quem sofreu abuso.
UMBANDA, LSD E ECSTASY
Do circuito da ayahuasca, muitos casos de abuso sexual se arrastam
na Justiça há anos. Entre eles, o de Antônio Alves
Marques Júnior, conhecido como Gê Marques, fundador da
igreja Reino do Sol, que mistura a doutrina do santo daime com a umbanda,
linha que ficou conhecida como "umbandaime".
Os abusos passaram a ser revelados por ex-integrantes no final de 2015
em uma lista de emails de filiados do grupo. Depoimentos revelam um
padrão de comportamento que envolve estratégias de manipulação
das mulheres e uso de drogas como LSD e MDMA disfarçado de terapia.
"As vítimas eram mulheres jovens e a abordagem sempre envolvia
a oferta de algum trabalho espiritual", diz uma ex-integrante do
grupo que não quis ser identificada.
O MP-SP pediu a abertura de um inquérito, instaurado no 14º
DP da capital, em 2017, que segue sob sigilo. Vítimas reclamam
da lentidão do processo, e suspeitam que o dirigente já
esteja fora do país. Em nota, o MP-SP informou que os inquéritos
policiais voltaram a correr e que a última manifestação
da promotora Alessandra Borowski, foi o pedido para tentar localizar
o acusado com urgência. Mas, segundo a promotoria, nada impede
que seja denunciado sem ser ouvido, já que ao que tudo indica
está se ocultando.
E os abusos não acontecem apenas em grupos tradicionais de ayahuasca,
afirma a ativista do Coame. "Cada vez mais percebemos um movimento
de fusão entre práticas milenares de raízes hinduístas,
de matriz africana ou xamânicas, onde dirigentes das seitas e
comunidades, misturam todo tipo de plantas, cogumelos, veneno do sapo
ou drogas alucinógenas sintéticas."
DESEJOS PERVERSOS
Há quem veja no comportamento dos abusadores, religiosos ou
não, o reflexo da incompetência da sociedade em lidar com
sexualidade. Segundo o psicólogo e somaterapeuta João
da Mata, é algo intrínseco à formação
de nossas moralidades.
"Há uma forte influência da lógica judaico-cristã,
que vê o corpo e o desejo como males a serem extirpados, a partir
da ideia de que a alma é pura e o corpo impuro, e portanto precisa
ser reprimido, eliminado. Isso se desdobra em desejos perversos."
A Igreja Católica lida com esses problemas há muito tempo.
São tantos casos e escândalos varridos para debaixo do
tapete que, em julho de 2020, o Vaticano lançou um manual do
abuso, em que aconselha bispos a relatarem casos de abuso sexual de
menores de idade cometidos por padres às autoridades civis, mesmo
que a lei local não os obrigue a isso.
Entre católicos, o tipo do abuso sexual varia de acordo com
país. No Brasil, segundo informações do Coame,
há um número expressivo de abusos infantis.
Apesar do número gritante de casos envolvendo religiosos, traçar
um perfil de abusadores é uma tarefa complexa, pondera o psicólogo
e coordenador do Núcleo Forense do Instituto de Psiquiatria do
Hospital das Clínicas (SP), Antonio Serafim. "Há
vários tipos, com e sem transtornos". O especialista não
acha correto associar a religião como um fator para o abuso.
"Qualquer pessoa com tendências sexuais mal elaboradas pode
se tornar um abusador."