11º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - 2015

como foi

 




11º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo surpreende em 2015 com maior afluxo de público interessado, novo local, temática que direcionou vários trabalhos apresentados, e com algumas apresentações que superaram expectativas.




- clique para ampliar -

 

_________________________________________________________________________________


-   cliquem aqui e acessem a Programação do ENLIHPE 2015   
|   Vejam o Álbum de fotos 11º ENLIHPE   -

(Vídeos: links abaixo)

_________________________________________________________________________________

 

O 11º ENLIHPE aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto de 2015 na sede da USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo), no bairro de Santana, cidade de São Paulo. Nos anos anteriores o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo “Eduardo Carvalho Monteiro” (CCDPE-ECM) sediou o Encontro Nacional, mas a sede da USE é melhor localizada, muito perto da Estação Santana do Metrô, e com amplo salão pode receber maior número de pessoas interessadas em estudo e pesquisa sobre o Espiritismo, lotando o auditório.

 


Público que lotou o salão da USE

- todas as fotos que ilustram este texto o leitor poderá clicar para ampliá-las
-




Realçamos a importância do Encontro e do local porque a Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE), desde o seu início, foi um grupo virtual de apoio em pesquisas com muito poucos encontros presenciais, sendo que em geral os seus membros só se reúnem nos encontros anuais da Liga - os ENLIHPEs -, os quais são mais do que ocasiões e locais para apresentação de trabalhos, mas possibilidades de encontros pessoais que fortalecem os objetivos do grupo de pesquisadores que fundou a Liga, como Eduardo Carvalho Monteiro. Atualmente, os membros do grupo dialogam, apoiam-se em suas pesquisas, nas trocas regulares de emails, pela página do grupo no
facebook e pelo website da LIHPE , mas a importante possibilidade de encontros pessoais restringe-se quase que exclusivamente ao Encontro Anual.

Em 2015, o Tema Central foi: “Panorama atual das pesquisas científicas sobre a reencarnação”, direcionando os trabalhos para a temática da reencarnação, mas não excluindo a apresentação de trabalhos com outros temas. Gabriel Dellane foi o grande pesquisador homenageado. Contemporâneo de Allan Kardec, juntamente com Léon Denis e Camille Flammarion, eles foram personagens importantes para a pesquisa e produção do conhecimento da doutrina espírita.

Aproximadamente as 8:40hs, Luciano Grisólia, colaborador do CCDPE-ECM, fez a abertura dos trabalhos. A seguir, a prece de abertura das atividades da manhã de sábado foi proferida por Júlia Nezu, Presidente da USE/SP. Após a prece, a professora de canto, Eloisa Facolcomer, realizou apresentação artística com a interpretação de 3 obras clássicas, dos compositores Franz Schubert, Amadeu Mozart e Johann Sebastian Bach.


Na foto da esquerda, Júlia Nezu, com Adilson José de Assis a esquerda e Pedro Nakano a sua direita
Na foto da direita a cantora Eloisa Facolcomer, com o poster do evento que homenageou Gabriel Delanne ao fundo



A seguir foi constituída a mesa de abertura dos trabalhos com Adilson José de Assis, coordenador do 11º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, Pedro Nakano, Presidente do CCDPE-ECM, e Júlia Nezu, anfitriã e Presidente da USE/SP. A recepção foi feita por Pedro Nakano que destacou a função do CCDPE-ECM para o movimento espírita, seu nascimento como ideia de seu fundador – Eduardo Carvalho Monteiro, diretor pro-memória da USE/SP – e pontuou sua importante característica como a instituição como espaço de promoção e guarda do acervo histórico do espiritismo e do movimento espírita, contribuindo com a LIHPE como materializador dos trabalhos produzidos em seu meio, especialmente através de suas séries de publicações: "Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo" e "Espiritismo na Universidade".

Na condição de Presidente da USE/SP, Júlia Nezu, na abertura dos trabalhos comentou sobre o vínculo existente entre a USE/SP, a LIHPE e o CCDPE-ECM, e sua colaboração para o nascimento das duas entidades. Segundo ela, a USE/SP, como representante estadual junto ao Conselho Federativo da FEB, tem realizado um trabalho de fomento do Espíritismo e colaboradora de instituições que visem o estudo e a difusão da Doutrina Espírita. O professor Adilson José de Assis, Coordenador do 11º ENLIHPE, fez agradecimentos em nome da LIHPE aos organizadores do evento e aos colaboradores voluntários, à USE/SP; aos autores, revisores e pareceristas pelos trabalhos; ao conferencista convidado Cosme Massi; ao Jornal Correio Fraterno.

* cliquem aqui e assistam ao Vídeo de Abertura do ENLIHPE 2015

 

______

 

A Programação das conferências foi iniciada com o trabalho preparado por Raphael Fernandes Casseb e Silvio Seno Chibeni, denominado "O que é pesquisar cientificamente a reencarnação". Como o professor Silvio não pôde estar presente, Raphael realizou a apresentação, comentando sobre o surgimento de pesquisa científica acerca sobre o Espiritismo, especialmente sobre reencarnação. Comentou casos estudados de prováveis reencarnações, trazendo detalhes com a finalidade de encontrar elementos para pesquisa científica, destacando a importância de uma pesquisa metodológica para a busca de elementos para a comprovação ou não dos fatos relacionados com a pesquisa espírita.
- destacamos aqui que em 2013 o professor Silvio Seno Chibeni apresentou a conferência "O que é pesquisar a sobrevivência?" - vejam o vídeo.
-> sugerimos: a leitura do texto do professor Silvio "A pesquisa científica espírita" - link; e o texto "O que é Ciência?" 
- link

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Raphael


Raphael Fernandes Casseb realizando sua apresentação


A segunda apresentação do dia, após pequena alteração na programação, foi do professor Marco Milani Filho, com o trabalho “Síntese dos trabalhos de Antonia Mills sobre a temática da reencarnação". A proposta foi apresentar ao público brasileiro a pesquisadora Antonia Mills – Antropóloga, com grande quantidade e qualidade de trabalhos sobre reencarnação, estudos realizados majoritariamente entre os povos indígenas do Canadá e na Índia. Marco Miliani informou que esta pesquisadora é muito pouco conhecida no movimento espírita. Concluiu que os estudos da pesquisadora favorecem uma compreensão mais clara sobre o tema reencarnação. E sugere que os Espíritas deveriam debruçar-se sobre tais estudos.
-> sugerimos a visita a página sobre Antonia Mills na Wikipédia
- link; leiam também interessante texto sobre ela de James G. Matlock, que traz lista com as referências da maior parte das publicações de Antonia Mills "The Principal Reincarnation Researchers"  - link.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Marco Milani


Marco Milani


A terceira apresentação foi realizada pela médica Janaíne Camargo de Oliveira (elaborado juntamente com Eric A. Pires), com o tema: “O pensamento de Ian Stevenson e suas contribuições ao estudo da reencarnação". Trouxe uma breve biografia sobre Ian Stevenson, a influência que recebeu e a sua visão científica sobre reencarnação. Também abordou a metodologia utilizada pelo renomado pesquisador, as características dos casos que estudou e os resultados que alcançou. Fez comentários acerca de questões apontadas pela pesquisa de Ian Stenvenson, inclusive suas posturas frente a própria pesquisa.
-> sugerimos inicialmente a visita a página sobre Ian Stevenson na Wikipédia, com referências sobre seus livros e artigos publicados
- link; uma de suas obras mais importantes "Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação" está disponível na internet - link.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Janaíne Camargo de Oliveira


Janaíne Camargo de Oliveira



A quarta apresentação foi realizada Felipe Ribeiro, que apresentou trabalho realizado em conjunto com Sarah Sumiê Rocha Mandai, “A reencarnação como um dos fundamentos da ética espírita". O expositor abordou questões filosóficas relacionadas à reencarnação, destacando a ética universal cristã, sob o enfoque espírita, que adere a ideia de reencarnação e as questões morais trazidas por Jesus, sem os aspectos místicos.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Felipe Ribeiro


Felipe Ribeiro


A quinta apresentação, também levada a efeito por Janaíne Camargo de Oliveira, em trabalho de coautoria com os pesquisadores Chrystiann Lavarini e Leandro Franco, trouxe como tema: "Evidências biológicas sugestivas de reencarnação: causalidade, complexidade e criticismo". Janaíne abordou a questão do Espiritismo como espécie do gênero espiritualismo. Comentou que Allan Kardec não trabalhou com dados conclusivos, trabalhou num aspecto filosófico, o que comparamos a um aspecto científico, hoje, em padrões cartasianos. Foram analisados, em regra, estudos publicados em periódicos acadêmicos indexados, especialmente em bases empíricas. Foram apontados dados objetivos, especialmente as marcas de nascença e de memória antecedente, como fundamentos para a hipótese reencarnatória. A expositora também trouxe dados estatísticos acerca das pesquisas relativas a reencarnação, estudadas por Ian Stenvenson.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Janaíne Camargo de Oliveira


Janaíne Camargo de Oliveira


Na tarde de sábado, assumiu a presidência da mesa dos trabalhos, Pedro Nakano, Presidente do CCDPE-ECM. Lirálcio Ricci, cantor e Diretor de Artes da USE/SP, fez a apresentação artística no retorno das atividades da tarde e harmonizou o ambiente cantando músicas de cunho espíritas.


Pedro Nakano, na foto da esquerda, e Lirálcio Ricci, na foto da direita


Na sexta apresentação, o professor Adilson J. de Assis, voltou ao tema principal do ENLIHPE 2015: Reencarnação, com a conferência sobre um dos principais pesquisadores do tema no Brasil, Hermínio Miranda: "Herminio Miranda: pesquisador espírita sobre a reencarnação". O expositor trouxe uma breve biografia do pesquisado, citando os diversos livros do autor, subdividindo-os nos temas: mediunidade, cristianismo e reencarnação e regressão de memória. Comentou também que o best seller de Hermínio, "Diálogo com as sombras", não é o seu primeiro, mas o segundo livro espírita por ele publicado, com a recente descoberta do livro "Os procuradores de Deus", de 1967, relançado agora pela Correio Fraterno. Adilson tratou do diálogo de Hermínio Miranda e Allan Kardec, que atravessa todas as suas publicações, trazendo afirmações de que a doutrina espírita se trata de uma revelação divina e científica, fruto do trabalho dos Espíritos e dos homens, ambos atores ativos, que não renunciam sua principal característica: pensar. Abordou Hermínio C. Miranda como pesquisador do espiritismo, que é crítico severo ao paradigma materialista da ciência oficial.
-> em 2014 o professor Adilson apresentou o trabalho: "Uma Leitura Espírita do Diálogo “Íon” de Platão"  - link.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação - Adilson


Sady Carlos de Souza Jr., a esquerda na foto, e Adilson J. de Assis


A seguir, a sétima apresentação coube a Sady Carlos de Souza Junior, que desenvolveu o tema: “Análise semiótica sobre a sincronicidade actancial entre Américo Vespúcio e Wilbur Wright, como um fenômeno de probabilidade relacional no discurso histórico". Apresentou essa pesquisa, paralela a sua pesquisa de pós graduação. Trouxe uma breve biografia dos pesquisados, demonstrando ser possível que ambos os personagens sejam os mesmos, sugerido uma possível reencarnação.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Sady Carlos de Souza Júnior



A oitava apresentação do ENLIHPE 2015 foi do carismático Luiz Fernando Bandeira de Melo, com o trabalho: “Alguns princípios espíritas antes de Sócrates", trazendo informações de publicações no Egito, Índia, Grécia, em vários momentos históricos, que tratavam da reencarnação, escritos ainda antes do Cristo. Comenta que Allan Kardec esclarece na codificação espírita que a ideia de reencarnação é inata, muito anterior, realmente, ao conhecimento espírita.
-> em 2014 Luiz Fernando apresentou o trabalho: “Religião e Mediunidade de Sócrates em Platão" - link.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Luiz Fernando Bandeira de Melo


Luiz Fernando Bandeira de Melo


Após o coffe-break, retornamos para a nova apresentação, com a exposição de Adriano Ramos Marthi, com o tema: “A pedagogia espírita em ambientes não escolares: busca de aproximações com a educação popular em tempos de desvalorização do humano". A pesquisa se deu dentro de um Centro Espírita e também em uma ONG de Sorocaba/SP. Fez um levantamento atual da educação, apresentando o cenário atual, apontando que, embora diante da globalização da informação, não há grandes preocupações com a alfabetização e outras disciplinas. Apresentou o ambiente onde realizou suas pesquisas, apresentando, por conseguinte, as atividades que foram desenvolvidas ao longo da pesquisa que foi realizada com crianças de 5 até jovens com 21 anos; finalizou apresentando os resultados de sua pesquisa. O trabalho apresentado por Adriano foi muito instigante, lembrando-nos do pressuposto de que não há evangelização sem pedagogia, educação e re-educação, sem exemplo. Para nós ficou a dica para que todo o Movimento Espírita pense, reflita, sobre o componente pedagógico, educacional, em todo o trabalho de evangelização (cristã, espírita) realizado nos centros espíritas e nas escolas em geral.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Adriano Ramos Marthi


Adriano Ramos Marthi e, na foto da direita, o público durante o coffe-break



A décima apresentação foi a última exposição do dia, realizada por Pedro Simões, com o tema: "Ação assistencial espírita: um estudo de Santa Catarina". Pedro discorreu sobre os paradigmas atuais da assistência social espírita, fornecendo críticas construtivas ao modelo e fornecendo material de reflexão sobre a postura do espírita frente ao movimento assistencial. Sua apresentação foi muita polémica, tendo sido das gratas surpresas do 11º ENLIHPE. Ao final de sua apresentação, foi realizado o lançamento do livro de Pedro Simões: “Dá-me de comer: A assistência social espírita", que trata de sua linha de pesquisa acadêmica. Pedro Simões, autor do sexto livro da série "Espiritismo na Universidade", aprofunda as questões e problemas apresentados mais rapidamente na exposição no livro.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Pedro Simões


Pedro Simões e a capa do livro "Dá-me de Comer: A assistência social espírita"

 


Na primeira foto com parte dos que apresentaram e trabalharam no dia de sábado e na foto da direita imagem do público que esteve presente ao ENLIHPE 2015

 

Domingo

Os trabalhos do domingo, 30 de agosto, se iniciaram com a reunião presencial dos membros da LIHPE, em que foram tratados vários assuntos, dentre eles: O próximo ENLIHPE e sua organização; a participação em um fórum para discutir as bases para a produção do conhecimento espírita, a publicação de um livro tratando do assunto reencarnação, dentre outros assuntos. Foram discutidos os assuntos: 1) Proposta de participação, em parceria, de um fórum de discussão, promovido pela USE/SP e USE Regional de São Paulo, para definir critérios para legitimar/validar a produção de conhecimento espírita; 2) Relatório do 11º ENLIHPE; 3) Próximo ENLIHPE – 12ª Edição: a) Manutenção do formato utilizado por este ENLIHPE e aprovação do tema para 2016 - "Mediunidade"; b) Foi reconduzido como coordenador, por unanimidade, Adilson José de Assis para a coordenação, ainda com o apoio dos antigos coordenadores dos encontros anteriores: Marco Milani e Jáder Sampaio; c) Proposta de indicação de novos integrantes para compor o corpo de coordenadores do evento; d) Confirmado como local para o próximo ano a sede da USE/SP; e) Aprovada a data de 27 e 28 de agosto para o Encontro Anual 2016; 4) Aprovação, por unanimidade, da edição de livro temático, com o tema “reencarnação“, aproveitando-se todos os temas apresentados neste ENLIHPE, acrescentando outros textos e pesquisas a serem selecionados.


A décima primeira conferência do Encontro Anual de 2015 da Liga de Pesquisadores do Espiritismo foi de Cosme Massi, que tratou do tema “Sobre os conceitos de encarnação, reencarnação e perispírito nas obras de Allan Kardec”. A apresentação foi entusiasmada, acordando a todos no salão, principalmente quem não conhecia o pesquisador e apresentador espírita. Cosme esclareceu que sempre que lemos Allan Kardec devemos entender que juntamente com ele temos uma plêiade de espíritos superiores. Foram abordadas as ideias de reencarnação, princípio da não-retrogradação dos Espíritos. Foram esclarecidas outras ideias conexas, destacando-se: encarnação; expiação e provas; doenças; dificuldades durante a vida; a escolha pelas provas e pelas expiações; a escala espírita; a influência da matéria sobre o Espírito; a paixão; a caridade ser benevolência e não beneficência; a utilização dos termos “alma” (que é Polissêmico e possui 3 conceitos), Espírito e espírito, memória, não há órgãos no perispírito. Seguiram-se inúmeras perguntas e comentários, que poderão ser vistas no vídeo.
- sugerimos que visitem o website de Cosme Massi (Nobiltà) - link;  
- visitem o canal de Cosme Massi no Youtube - link e principalmente, o website de estudos espíritas desenvolvido por Cosme Massi: IPEAK - Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec - link.
-> destacamos ainda para que assistam o vídeo "A Lógica da Reencarnação", por Cosme Massi - link;

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Cosme Massi


Cosme Massi


A seguir, houve o lançamento do livro “Em nome de Kardec” de Adriano Calsone, editora Vivaluz. O autor comentou acerca do livro e dos bastidores da produção da obra de alto teor histórico trazendo a importância do papel de Madame Kardec (Amélie Gabrielle Boudet) no Movimento Espírita e resultados de sua pesquisa sobre o espiritismo na França após a morte de Kardec.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo do lançamento do livro de Adriano Calsone


Adriano Calsone na primeira foto e com Marco Milani segurando o seu livro, na segundo foto


A segunda exposição da manhã de domingo, décima segunda conferência do ENLIHPE 2015, foi de Alexandre Ramos de Azevedo, que abordou o tema: “A produção conflituosa e controversa do aspecto religioso do Espiritismo nos tempos de Allan Kardec (1857-1869)". Alexandre realçou que sua pesquisa não pretende atualizar Kardec, mas sim estudar o Espiritismo para compreender a obra de Kardec. Alexandre trouxe várias informações acerca da compreensão do aspecto religioso da doutrina espírita, em vários grupos espíritas. A pesquisa buscou um aspecto histórico importante, no momento em que aconteceu uma discussão acerca da existência de um aspecto religioso na doutrina espírita ou não.

- em 2013 Alexandre apresentou o trabalho: "Anália Franco e a “obra” espírita: o nascimento dos primeiros asilos ou abrigos espíritas para a infância no Brasil" - vejam o vídeo da apresentação - link.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Alexandre Ramos de Azevedo


Alexandre Ramos de Azevedo


A última apresentação, décima terceira do evento, foi de Adolfo de Mendonça Júnior, com o tema: “Allan Kardec, a ciência e o racismo". A pesquisa buscou analisar se Kardec teria sido racista, e/ou se seus pensamentos deveriam ser revisado ou não. Analisou o conceito de raça e a dificuldade dessa conceituação. Trouxe a evolução científica em relação aos termos de raça, etnia, cultura, racialismo etc. Também elucidou como a academia atualmente enxerga a questão. Também mostrou que a doutrina dos espíritos é evolucionista, quando diante da comprovação de algum fato que venha a mostrar uma explicação mais adequada ao conhecimento espírita.
- em 2012, Adolfo apresentou o trabalho: "Ciência Espírita: objetos, limites e método de pesquisa"- link.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo da apresentação de Adolfo de Mendonça Júnior


Adolfo de Mendonça Júnior e slide inicial de sua apresentação



Após o encerramento das apresentações, o Coordenador do evento, Adilson José de Assis dirigiu algumas palavras aos participantes, informando o assunto para o próximo ENLIHPE (Mediunidade), data e local. Agradeceu ao CCDPE-ECM e à USE/SP pela parceria.
Julia Nezu, nossa anfitriã, agradeceu a todos os participantes da organização do evento e a todas as pessoas que compareceram. Mencionou que foi uma felicidade ver o evento acontecendo na sede da USE/SP, com tão grande quantidade de participantes. Por fim, Pedro Nakano, Presidente do CCDPE-ECM agradeceu à equipe de apoio ao evento.

VÍDEO
- clique aqui e assista o vídeo do Encerramento do ENLIHPE 2015


Fotos do encerramento do ENLIHPE 2015, com os voluntários que tornaram possível este Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo


______________________________



Os encontros anuais de pesquisadores espíritas, apresentando ou não novas pesquisas, é uma oportunidade ímpar que acontece raramente no movimento espírita, pois na grande maioria dos eventos espíritas em geral não há o caráter e nem há oportunidade de discussão, de diálogo, de apoio de ideias e pesquisas. Neste sentido consideramos válido e importante a ocorrência desse tipo de encontros de pesquisadores, ainda considerando que seria interessante que na programação dos ENLIHPEs a organização ainda conseguisse encaixar mais espaços/horários para mais produtiva troca de informações e ideias, e que ficasse claro e enfatizado o respeito de todos pelas opiniões diferentes, sendo um espaço colaborativo, não de imposição de interpretações.


Observações


* Agracedendo

Boa parte do texto acima que descreveu como foi o ENLIHPE 2015 foi baseado na descrição feita pelo nosso colega Marcelo, responsável pela site da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, a quem agradecemos.

->   cliquem aqui e acessem o site da Liga de Pesquisadores do Espiritismo e participem -

 

 

Vejam como foram os ENLIHPEs anteriores:
2014 -   10º ENLIHPE - clique aqui
2013 -    9º ENLIHPE - clique aqui
2012 -    8º ENLIHPE - clique aqui
2011 -    7º ENLIHPE - clique aqui
2010 -    6º ENLIHPE - clique aqui
2009 -    5º ENLIHPE - clique aqui
2008 -    4º ENLIHPE - clique aqui



"Liga de Pesquisadores do Espiritismo"

- contato -> contato@lihpe.net
- página da Liga de Pesquisadores Espíritas -> http://www.lihpe.net

Acesse também - www.ccdpe.org.br.

 

topo