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Teixeira MZ. Homeopatia: ciência, filosofia
e arte de curar. Rev Med (São Paulo). 2006 abr.-jun.;85(2):30-43.
RESUMO:
O texto busca esclarecer as peculiaridades
da homeopatia que, apesar de fazer parte do rol das especialidades médicas
brasileiras desde 1980, não é ensinada na maioria das
escolas médicas.
Associada a esta lacuna na educação dos estudantes de
medicina, a aplicação de pressupostos distintos dos propagados
pela ciência hegemônica contribui à disseminação
de preconceitos arraigados à cultura médica, afastando
graduandos e graduados do aprendizado de uma prática bisecular
que deveria estar incorporada ao arsenal terapêutico
vigente.
Empregando um princípio de cura que estimula o organismo a reagir
contra sua enfermidade (princípio da similitude) e valorizando
a individualidade enferma em seus aspectos bio-psico-sócio-espirituais,
o modelo homeopático favorece a relação médico-paciente
e estimula o raciocínio holístico na compreensão
do complexo fenômeno do adoecimento humano, propiciando uma terapêutica
de baixo custo, isenta dos efeitos colaterais dos fármacos modernos
e que incrementa a resolutividade clínica das doenças
crônicas em geral.
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Fonte:
http://medicina.fm.usp.br/gdc/docs/revistadc_88_30-43%20852.pdf
Marcus Zulian Teixeira
Médico Homeopata
www.homeozulian.med.br
Leiam de Marcus Zulian Teixeira,
->
Homeopatia: ciência, filosofia e arte de curar
->
"Homeopatia não é Efeito placebo" - como demonstra o
“Dossiê: Evidências Científicas em Homeopatia”
elaborado pelo CREMESP e disponibilizado em edições trilingues
de livre acesso
->
A Natureza Imaterial do Homem: estudo comparativo do vitalismo homeopático
com as principais concepções médicas e filosóficas
->
Protocolo de experimentação patogenética homeopática
em humanos
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Racionalidade científica do modelo homeopático
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Semelhante Cura Semelhante
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Similia similibus curentur: o princípio de cura homeopático
Marcus Zulian Teixeira & Chin An Lin
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Educação médica em terapêuticas não convencionais
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