Espiritualidade e Sociedade





Flavia Andréa Pasqualin

>   Modo de vida e vivência do morto na tenda espírita de umbanda Pai Benedito

Artigos, teses e publicações

Flavia Andréa Pasqualin
>   Modo de vida e vivência do morto na tenda espírita de umbanda Pai Benedito

 

Dissertação de Mestrado
>>>  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Resumo

 

Essa pesquisa trata-se do estudo de caso de um terreiro de umbanda, a Tenda Espírita de Umbanda Pai Benedito, situada na cidade de Jardinópolis-SP. Teve como objetivo geral apreender o modo de vida de uma comunidade afro-brasileira e específicos identificar especificidades e possibilidades de construção de significados abertas pelo recurso ao dispositivo cultural que afirma a sobrevida dos mortos e a sua participação na vida social e psicológica dos vivos, como também, conhecer concepções umbandistas a este respeito.

O método adotado foi a participação da pesquisadora no cotidiano do grupo e o registro sistemático das narrativas que envolviam relatos deste tipo. Para efeito de análise deixou-se em suspenso quaisquer juízos a respeito da plausibilidade ou inverosimilhança da tese, uma vez que não se tratou de discutir a crença metafísico-religiosa subjacente, mas tão somente de observar e descrever o seu alcance na vida psíquica e na interação social. Sendo assim, admitido que o morto participa da vida social e psíquica do grupo, visou-se compreender como essa presença entre os vivos cria ou modula sentidos e possibilidades de vivências psíquicas, assim como regula as relações interpessoais. O método adotado foi o etnográfico, que proporcionou uma participação observante, com o objetivo de descrever a comunidade por dentro e a história oral foi utilizada como um recurso a mais para ouvir os relatos orais. Para efeito de análise levaram-se em conta considerações teóricas a respeito da natureza do discurso narrativo, inspiradas em Lacan e Bakhtin, que propiciaram tratar além das narrativas. Contudo, não se pretendeu esgotar a totalidade de possibilidades abertas por estes recursos.

Conclui-se que o recurso ao morto como significante e interlocutor social possibilita grande riqueza e sutileza de recursos expressivos, capazes de fortalecer laços interpessoais e intergeracionais e de promover concomitantemente inclusão social e integração psíquica.

 

 

 

Flavia Andréa Pasqualin

Dissertação de Mestrado
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto, 2009

Orientador: José Francisco Miguel Henriques Bairrao

 

>>>  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar


 

Fonte: https://doi.org/10.11606/D.59.2009.tde-22122009-112904
> https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-22122009-112904/pt-br.php

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :