Espiritualidade e Sociedade





Humberto Ramos Oliveira Júnior


>   Igreja Universal do Reino de Deus: Peculiaridades do seu sincretismo e
suas consequências para o campo religioso brasileiro

Artigos, teses e publicações

Humberto Ramos Oliveira Júnior
>   Igreja Universal do Reino de Deus: Peculiaridades do seu sincretismo e suas consequências para o campo religioso brasileiro

 

 

 

Resumo

Este trabalho teve como escopo analisar o sincretismo característico da Igreja Universal do Reino de Deus, abordando suas especificidades e algumas de suas consequências para o campo religioso brasileiro. Optou-se por enfatizar a relação desta denominação com as religiões de matriz africana. A hipótese central é a de que o neopentecostalismo da Igreja Universal do Reino de Deus, devido ao seu perfil sincrético, apresenta-se como uma atraente opção entre protestantismo clássico e os cultos afro-brasileiros e a religiosidade popular brasileira. Para tanto, trabalhou-se com as obras de outros pesquisadores sobre o tema, com bibliografia produzida por alguns líderes desse movimento e também com material videográfico disponível na internet, contendo discursos e práticas neopentecostais relevantes para esta pesquisa. Desse esforço, considerou-se que o tipo de neopentecostalismo representado por esta igreja evangélica constitui uma via intermediária entre a tradição protestante e a religiosidade afro e popular brasileira, havendo marcantes rupturas em relação à sua matriz de origem bem como muitas continuidades; o que faz desse movimento a expressão do protestantismo que mais se adequou à realidade brasileira.

 

(trecho)

Assim, o neopentecostalismo tem sido chamado de “pentecostalismo macumbeiro”, “pseudopentecostalismo”, “parapentecostalismo”, e por aí vai. Todos esses “apelidos” tentam adequar/encontrar uma nomenclatura compatível com o que ele tem se constituído na prática: uma impressionante e imprevisível síntese. Por essas características, pode haver quem ouse dizer que a IURD e suas filhas neopentecostais não se constituem protestantes, nem pentecostais, nem tampouco são parte da religiosidade afro-brasileira. Por outro lado, no entanto, é difícil não reconhecer que, dentre os grupos surgidos entre os protestantes e pentecostais, as igrejas neopentecostais são as que melhor interagem com o ethos brasileiro.

 

 

Humberto Ramos Oliveira Júnior

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.

 

 

>>>   texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

 

 

 

Fonte: PLURA, Revista de Estudos de Religião, ISSN 2179-0019, vol. 5, nº 2, 2014, p. 66-93.

 

 

 



* * *

 


 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z 
  - Allan Kardec
   -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :