Alexander
Moreira de Almeida; Giancarlo Lucchetti
> Panorama das pesquisas em ciência,
saúde e espiritualidade
Alexander
Moreira-Almeida - Professor associado
de psiquiatria e diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade
e Saúde (Nupes) da Faculdade de Medicina da Universidade
Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador das Seções
de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial
de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Giancarlo
Lucchetti - Professor adjunto de geriatria
e co-diretor do Nupes da Faculdade de Medicina da UFJF
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(início do texto)
As relações conflituosas ou amistosas
entre religião/espiritualidade (R/E) e ciência têm
sido uma área de crescente interesse acadêmico e do
público em geral. Frequentemente é reafirmado que
R/E e ciência/razão são, necessariamente, incompatíveis,
estando em um eterno e inevitável conflito. Muitas vezes
também se assume ser impossível uma investigação
científica da R/E. Ao longo do século XX foi muitas
vezes predito que a R/E desapareceria com o avanço da ciência
e da razão. No entanto, essas crenças têm sido
questionadas por uma ampla gama de bons estudos recentes no tema
(1). Investigações populacionais
pelo mundo mostram que a R/E se modificou, mas permanece sendo importante
para a maioria da humanidade. No Brasil, 95% dos brasileiros declaram
ter religião, 83% consideram religião muito importante
para suas vidas e 37% frequentam um serviço religioso pelo
menos uma vez por semana (2). Ao contrário do que se imagina,
o nível educacional, a renda e a raça não se
associam de modo independente a indicadores de religiosidade. Em
linha com o sincretismo brasileiro, 10% frequentam mais de uma religião
(2).
Estudos históricos recentes de alta qualidade que investigaram
fontes primárias têm mostrado, de modo convincente,
que a ideia de um perene e inevitável conflito entre ciência
e religião foi um mito histórico criado no final do
século XIX. As relações entre R/E e ciência
são muito mais complexas, interessantes e frequentemente
positivas do que muitas vezes se assume. Entre os "fatos"
que se mostraram mitos históricos estão: a Idade Média
como uma período das trevas em que se proibia a dissecção
de cadáveres por razões religiosas e se acreditava
que a Terra era plana, que Giordano Bruno foi morto por suas crenças
científicas e que a revolução científica
foi uma reação científica materialista antirreligiosa.
Ao longo da história, pelo menos desde a Grécia antiga,
a exploração filosófica e científica
tem se mostrado intricada de modo complexo com a R/E. Essas relações
foram por vezes tensas, mas foram sobretudo neutras ou harmônicas,
havendo apoio e estímulo a pesquisas por parte das crenças
e instituições religiosas (1;
3). Por exemplo a ampla maioria dos fundadores da ciência
moderna (p.ex.: Bacon, Descartes, Galileu, Kepler Newton, Boyle)
eram não apenas religiosos, como tinham motivações
religiosas para promover a revolução científica
e conduzirem suas pesquisas. Viam o estudo científico da
natureza como uma via privilegiada para conhecer "a sabedoria
e inteligência do criador" (4).
Dentro de uma visão histórica mais ampla, a predominância
da postura de conflito entre R/E e ciência parecer ser uma
exceção histórica de um período, que
vai do final do século XIX ao final do XX, em que houve um
grande crescimento de investigações nessa área,
que serão abordadas mais profundamente na seção
seguinte.
Nesse contexto, a conceituação de religião
e espiritualidade é de grande importância para essas
pesquisas, proporcionando constantes debates. Para este artigo adotaremos
as seguintes definições (5;
6): espiritualidade: relação com o sagrado,
o transcendente (Deus, poder superior, realidade última).
Referente ao domínio do espírito, à dimensão
não material ou extrafísica da existência (Deus
ou deuses, almas, anjos, demônios); religião: sistema
organizado de crenças e práticas desenvolvidos para
facilitar a proximidade com o transcendente. É o aspecto
institucional da espiritualidade. Religiões são instituições
organizadas em torno da ideia de espírito.
Nos estudos em R/E e saúde, são investigadas diversas
dimensões. Em relação à espiritualidade
pode-se avaliar o bem-estar religioso, estado de espiritualidade,
experiências espirituais diárias, necessidades espirituais,
dentre outros. Já as dimensões de religiosidade mais
comumente investigadas e habitualmente associadas a melhores indicadores
de saúde são (7; 8):
a) organizacional: frequência a serviços religiosos
públicos como missas e cultos; b) privada: práticas
privadas como orações e leituras religiosas; c) coping
religioso: estratégias R/E utilizadas por uma pessoa para
se adaptar a circunstâncias adversas ou estressantes de vida.
O coping pode ser positivo ou negativo, conforme estiver
associado a indicadores de melhor ou de pior saúde. Diversos
estudos mostram que o coping religioso positivo é
usado bem mais frequentemente que o negativo; d) orientação
religiosa: pode ser intrínseca, onde as pessoas têm
na religião seu bem maior, outras necessidades são
vistas como de menor importância e colocadas em harmonia com
sua crença religiosa. A orientação intrínseca
está habitualmente associada à personalidade e estado
mental saudáveis. Ou pode ser extrínseca, onde a religião
é um meio utilizado para obter outros fins ou interesses,
para obter segurança e consolo, sociabilidade e distração,
status e auto-absolvição. Nesse caso, abraçar
uma crença é uma forma de apoio ou obtenção
de necessidades imediatas ou mais primárias. Como afirmou
Gordon Alport, psicólogo de Harvard que criou essas categorias,
enquanto na religiosidade intrínseca o indivíduo busca
servir a Deus, na extrínseca ele busca ser servido por Ele
(9).
PESQUISAS E CENÁRIO MUNDIAL EM
SAÚDE E ESPIRITUALIDADE
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