Espiritualidade e Sociedade





José Rogério Lopes

>   Velhas devoções, novas devoções: mediações e mudanças no cristianismo devocional contemporâneo

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José Rogério Lopes
>   Velhas devoções, novas devoções: mediações e mudanças no cristianismo devocional contemporâneo

 

 

 

“No céu entra quem merece, no mundo vale é quem tem”.
(Da letra de uma canção de domínio público)

 

 

 

 

Resumo

O artigo discute aspectos e características das chamadas novas devoções populares, buscando delimitar registros empíricos que permitam analisar continuidades e descontinuidades havidas nas experiências religiosas populares.

O escopo das mudanças, o autor aponta a importância do reconhecimento e da análise das mediações operadas no consumo da imagética religiosa, que se produzem no atual campo do pluralismo religioso.

O princípio que opera tais mediações se desdobra, nessa elaboração, como proposta de análise da produção da santidade na experiência religiosa popular contemporânea.

 

Introdução

O chamado advento das “novas devoções”, ocorrido desde a década de 1990, nas sociedades brasileira (Torres-Londoño, 2001; Augras, 2004; Lopes, 2008) e latino-americana (Sarlo, 2005; Pasos, 2008), abre um campo propício para discutirmos aspectos contemporâneos importantes do cristianismo devocional. Destaco três aspectos recorrentes nos estudos dessas novas devoções, sobre os quais pretendo desenvolver essa elaboração:

- o primeiro refere-se às próprias “novas devoções”, que introduzem novas práticas, linguagens, gestos e rituais, além de espaços novos para a presença da
devoção;

- o segundo refere-se à síntese histórica realizada da questão, que atribui ao culto aos santos a propriedade de conferir rosto e materialidade à fé cristã, como também de criar raízes onde existam outras religiões;

- o terceiro refere-se à vocação para o público própria dessas devoções populares.

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José Rogério Lopes

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNISINOS.

 

 

 

Fonte: PLURA, Revista de Estudos de Religião, vol.1, nº 1, 2010, p. 109-135

 

 

 



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