Espiritualidade e Sociedade





Mariângela Santos de Jesus


>   Saberes em diálogo: produção e transmissão de conhecimento em uma comunidade de religião afro-brasileira e sua inter-relação com o universo escolar

Artigos, teses e publicações

Mariângela Santos de Jesus
>   Saberes em diálogo: produção e transmissão de conhecimento em uma comunidade de religião afro-brasileira e sua inter-relação com o universo escolar

 

 

 

Resumo

A umbanda tem sido entendida como uma religião afro-brasileira caracterizada por uma interpretação bastante flexível em relação ao que se considera sagrado e cotidiano, espíritos e pessoas. O limite flexível entre o sagrado e o profano na umbanda não se restringe, porém, ao aspecto estritamente religioso do culto, até porque essa divisão entre religioso e social não é usualmente observada na vida de seus praticantes. Dá-se ênfase, então, para a vivência religiosa que está presente no todo da vida de seus fiéis e se mostra na forma como se lida com os mais diversos assuntos do cotidiano inclusive, com a educação e socialização das crianças da comunidade.

Este estudo foi realizado na Tenda Espírita de Umbanda fé pela Razão Pai Candinho Sebastião e Ogum Rompe Mato, na cidade de Pontal no interior de São Paulo, com o objetivo de contribuir para a compreensão dos processos de construção e transmissão de saber em espaços de religião de matriz africana e as relações construídas com o universo escolar. A coleta de dados foi feita nas reuniões semanais do grupo de crianças, pensadas para discutir aspectos da religião umbandista e da religiosidade em geral, e também em outros momentos e espaços dentro da comunidade, como nas giras e em conversas individuais, por exemplo. A coleta de dados foi realizada através de técnicas etnográficas como a participação em atividades do campo e o diário de campo. A análise dos dados foi realizada através do método desenvolvido pelo Laboratório de Etnopsicologia, a escuta participante.

Conclui-se que as crianças são uma categoria muito importante dentro da cultura dessa comunidade umbandista, sendo consideradas no mais alto grau de respeito e afeto e cuidadas por todos os filhos do terreiro, independentemente de laços de consanguinidade, pois o que os une é a vivência dos preceitos religiosos. As crianças possuem uma relação diferenciada com a produção e transmissão de conhecimentos, que não é aquela tradicionalmente encontrada na escola formal, e sim uma que considera as experiências da vida cotidiana e a relação com o outro (em especial os seus pares) como essencial para o processo de aprender. Para aquela comunidade, além do tratamento respeitoso em relação às ideias, gostos e liberdade da criança, as coisas de criança, como a brincadeira, por exemplo, parecem ser essenciais na forma como se aprende. Conhecer, passa, dessa forma, pelo aprendizado prático ligado ao corpo, pelo sentir, diferente da pedagogia hegemônica que geralmente preza por abstrações distante do cotidiano das crianças.

 

 

Mariângela Santos de Jesus

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FFCLRP - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Dissertação apresentada à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestre em Ciências, Área: Psicologia: Processos Culturais e Subjetivação.

 

 

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Fonte: Jesus, M. S. de. (2019) Saberes em diálogo: produção e transmissão de conhecimento em uma comunidade de religião afro-brasileira e sua interrelação com o universo escolar. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo.
> https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-05122019-173736/pt-br.php
> https://doi.org/10.11606/D.59.2020.tde-05122019-173736

 



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