Dissertação apresentada à
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade
de São Paulo para a obtenção do título
de Mestre em Ciências junto ao Programa de Pós-Graduação
em Enfermagem Psiquiátrica
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Resumo
As pesquisas que estudam a relação
entre fenômenos mediúnicos e saúde mental, embora
tenham aumentado nas últimas décadas, ainda não
produziram informações suficientes para a consolidação
de práticas alternativas às tradicionais. Entretanto,
a literatura aponta a necessidade de ampliar os dados por meio de
pesquisas que aprofundem nessa temática.
Realizou-se um estudo transversal de natureza exploratório-descritiva
com abordagem qualitativa dos dados, com objetivo de investigar
os significados de alucinação e mediunidade por médiuns
de um centro espírita e profissionais da saúde mental
de um hospital psiquiátrico de um município paulista.
Foram entrevistados 10 médiuns e 10 profissionais de saúde.
Utilizou–se como referencial teórico metodológico
a abordagem Histórico-Cultural baseada na obra de Vigotski
e os Núcleos de Significação de Wanda Aguiar
e Sérgio Ozella baseados no referido autor.
Foram construídos de três núcleos
de significação: “Entre o real e o imaginário:
alterações e perturbações”; “Entre
o fenômeno e a religião: razão ou loucura”;
e “Entre o patológico e o espiritual: fenômenos
que se relacionam, mas são distintos”. Os resultados
demonstram que os médiuns significam a mediunidade com mais
precisão do que os profissionais da saúde mental enquanto
estes significam a alucinação conceitualmente com
mais exatidão. Contudo os significados de alucinação
para os médiuns e o de mediunidade para os profissionais
não destoam, o que demonstra a disseminação
cultural dos conceitos. A maioria dos médiuns e profissionais
relataram ter dificuldade para distinguir os fenômenos pesquisados
e referiram desconhecer a literatura produzida sobre o tema.
Ricardo Henrique Guandolini
Dissertação - Mestrado - Pós-Graduação
em Enfermagem Psiquiátrica
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão
Preto, 2017.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Toyoko Saeki.
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