Espiritualidade e Sociedade





Paulo Victor Cota de Oliveira Franco


>   Os Jornais e o Discurso Espírita: o processo de legitimação do Espiritismo kardecista nos os jornais O Lince e O Médium

Artigos, teses e publicações

Paulo Victor Cota de Oliveira Franco
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Introdução

Os estudos acadêmicos feitos sobre o Espiritismo no Brasil já são apresentados desde o início da segunda metade do Século XX, demonstrando diversas visões e interpretações deste universo religioso (GIUMBELLI, 1997, p. 16). Esses esforços tomaram um marco inicial a partir do século XIX, quando a religião perde sua posição de sagrado. Neste meio, inserem-se os estudos acadêmicos desenvolvidos acerca do Espiritismo e sua importância e influência cultural, social e histórica, nos espaços em que homens manifestaram-no enquanto uma das tantas formas de se organizar socialmente (OLIVEIRA, 2001, p.1).

O Espiritismo surge no Brasil a partir dos anos 1860, em meio a outros modismos da época, visto a forte influência que sofremos da cultura francesa, principalmente nossa elite letrada, tornando-se uma nova opção religiosa de vanguarda. Sua prática iniciou-se no Rio de Janeiro por grupos imigrados franceses (CAVALCANTI,1983, p.70; LEWGOY, 2006, p.181; GIUMBELLI, 1995, p. 10). A nível internacional, o “francesismo” estendia-se por todo Brasil abrangendo a literatura, educação, moda e diversão, bem como a arquitetura com art noveau e as aulas particulares de francês (OLIVEIRA, 2001, p.6 24).

Dentro dos estudos sobre o Espiritismo em Juiz de Fora, foram feitas algumas produções sobre o quadro histórico da religião na cidade. Sobre os textos acadêmicos que estudaram o Espiritismo em Juiz de Fora, há monografias e artigos a respeito do assunto. Levantamos as monografias de Simone Geralda de Oliveira (2001), Daniel Pavam (2003) e Alessandra Viana de Paiva(2009), todas apresentadas ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião. Além destas monografias, encontramos os estudos de autoria de Marcelo Ayres Camurça (1998, 2001).

Em Juiz de fora, a Simone Geralda de Oliveira em sua dissertação de mestrado intitulada “A ‘Fé raciocinada’ na "Atenas de Minas": Gênese e consolidação do Espiritismo em Juiz de Fora e algumas repercussões para contemporaneidade.”(2001) apresenta como a vinda de imigrantes contribuiu para uma diversificação cultural na medida em que a mentalidade europeia se infiltra na sociedade local, ajudando na mudança de comportamento de maneira geral. Inicia-se neste momento o surgimento das classes médias urbanas, que tinham apreço por ideias modernizantes, muito ligadas ao discurso protestante, vinculadas às ideias liberais e progressistas norte-americanas, de grande interesse desta nova classe. Em Juiz de fora, a religião também era marcada pela diferença, se comparada a outras cidades mineiras da época. Havia uma autonomia do laicato juizforano, sem subordinar-se ao corpo clerical e parte dos imigrantes tinham o Protestantismo como religião professada (OLIVEIRA, 2001, p. 29). Neste sentido, as relações apresentadas do caráter urbano dessa religião ajudam a compreender como ela influencia o movimento de mudança social.(CAMARGO, 1973, p. 184).

Assim, nos estudos levantados sobre o Espiritismo, o caráter letrado dos espíritas é uma característica que se sobressai. Bernardo Lewgoy sustenta a tese da importância da relação entre o espiritismo kardecista e letramento, sendo chave para compreender as especificidades no interior das religiosidades praticadas no Brasil (LEWGOY, 2006, p. 183).

Observando esse caráter de letrados, a imprensa como veículo de divulgação na cidade tem seu valor de estudo. José Luiz dos Santos em seu livro Espiritismo: Uma religião brasileira (1997) explica que o Espiritismo não contém uma estrutura baseada em hierarquia comum para organizar-se. Assim, sua concordância interna dependia da divulgação de textos básicos do espiritismo e dos registros de suas ideias e problemas em periódicos. Neste sentido, ele destaca a relação do espiritismo com a transmissão de ideias e informações por meio da escrita, a partir da qual as publicações possibilitaram eficiência à ampliação do movimento (SANTOS, 1997, p.20).

A imprensa torna-se característica do espiritismo na cidade e fonte para sua compreensão. A relação da imprensa com o Espiritismo torna-se alvo de estudos para compreensão dessa religião. Marcelo Camurça apresenta como a condição intelectual comum entre espíritas influenciou o desenvolvimento da religião na cidade por meio dos jornais e periódicos. Ele também ressalta que era uma prática recorrente em todo o país. (CAMURÇA, 1998, p.203)

Os trabalhos apontados como importantes para o estudo do Espiritismo na cidade traçam de alguma forma a presença de personagens centrais para seu crescimento e também sua importância para consolidação e defesa da religião.1 Contudo, a produção acadêmica juiz- forana pouco tematizou ou reproduziu sobre a figura do jornalista Jesús Rodrigues de Oliveira. Figura importante dentro do movimento espírita local, criador e participante na organização de diversos periódicos, de circulação até mesmo nacional, entre eles O Lince, Jornal que circulou entre 1912 a 1979, e também o então jornal de cunho religioso, O Médium, criado em 1932, que circula até os dias de hoje (DADOS BIBLIOGRÁFICOS..., 1967, p. 5). No meio espírita, o desenvolvimento desse periódico, ao nosso ver, merece um estudo que apresente sua contribuição ao movimento.

Em prol do Espiritismo, Jesús de Oliveira executou a doação do prédio do antigo Tiro de Guerra 17, no qual surgiu a famosa Sopa dos Pobres na Rua Santo Antônio. Também liderou a construção do Centro Espírita Paz e Fraternidade, assim como esteve presente, em 1934, como ilustra uma foto em sua biografia (OLIVEIRA, s.d.), no lançamento da pedra fundamental da Fundação Dr. João de Freitas, criada por Eugenia Braga. Ele buscou, além desses trabalhos, desenvolver a construção de uma "Vila" para idosos, com o nome de "Sociedade Amigos do Bem", mas faleceu antes de concretizar esta empreitada (OLIVEIRA, s.d., p.156).

Em seus jornais O Lince e O Médium, observamos que existe uma relação entre ambos de divulgação da crença espírita, e a criação do segundo é consequência de problemas travados entre leitores do primeiro. Como podemos ver no apontamento biográfico de Adail de Oliveira sobre seu pai, Jesús Rodrigues de Oliveira,...

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Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para conclusão da Especialização em Ciência da Religião
Orientador: Prof. Dr. Emerson José Senna da Silveira

 

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