Espiritualidade e Sociedade





André Azevedo da Fonseca

>     Uma História Social de Uberaba

Artigos, teses e publicações

André Azevedo da Fonseca*
>   Uma História Social de Uberaba

 

 

* Doutor em História pela Unesp e pós-doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Professor adjunto no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

 

 

RESUMO:

O artigo efetua uma revisão bibliográfica de teses e dissertações recentes que analisaram a História de Uberaba, cidade localizada no Oeste de Minas Gerais.

O objetivo é sistematizar os resultados dessas pesquisas para compreender questões como as práticas de violência empregadas pelas elites em nome da civilização; as contradições do coronelismo na região; os procedimentos de violência simbólica das elites agrárias; as estratégias de coerção social, preconceito e xenofobia empregadas nessa sociedade; assim como as lutas contra-hegemônicas travadas por novos atores do período de renascimento urbano dos anos 1930/40.

Com isso, pretendemos oferecer subsídios para pesquisas interessadas em estudar as tensões, as representações e os antagonismos que constituem a história da sociedade de Uberaba, do Oeste de Minas Gerais e da região central do país, sob a ótica da História Cultural e Social.

 

* texto completo disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

Fonte:
Hist. R., Goiânia, v. 19, n. 1, p. 197-235, jan./abr. 2014



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
|  B  |   C  |   D   |  F   |  G  |   H  |   I   |  J     K   |   L    M  |   N   |   O   |   P  
-  Q  |   R  |  S  |   T   |   U   |   V    |   W   |   X    |   Y    |    Z  
Allan Kardec      -   Special Page - Translated Titles
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :