Qual a finalidade
da encarnação dos Espíritos? LE, 132.
Qual a finalidade da reencarnação?
LE, 167.
As palavras encarnação
e reencarnação estão empregadas praticamente
no mesmo sentido, pois o que interessa é examinar a finalidade
da vida do Espírito na fase transitória, como encarnado.
Genericamente, pode-se dizer que
"a encarnação é necessária ao duplo
progresso, moral e intelectual, do Espírito: ao progresso intelectual
pela atividade obrigatória do trabalho, ao progresso moral
pela necessidade recíproca dos homens entre si".
(O Céu e o Inferno, cap. III n.° 8.)
Na erraticidade o Espírito
examina o que fez, reconhece seus erros ou acertos, traça planos
e toma resoluções para nova existência, onde se
submete à prova (LE, 230). Esta nova existência, a reencarnação,
portanto, não é uma punição para o Espírito,
mas uma condição inerente à sua inferioridade.
As reencarnações para
os Espíritos, neste ou em outros mundos, mais ou menos adiantados,
têm finalidades diversas e especificas para cada um, conforme
seja o plano ou meta a cumprir.
As finalidades da encarnação
ou reencarnação podem ser:
1) Expiação - Expiar
significa remir, resgatar, pagar. Neste sentido, é que se lê
no ESE, cap. Ill n.° 13: "Deus os colocou num mundo ingrato,
para expiarem suas faltas, através de um trabalho penoso e
das misérias da vida, até que se façam merecedores
de passar para um mundo mais feliz."
A expiação, em sentido
estrito, consiste em o homem sofrer aquilo que fez os outros sofrerem,
abrangendo sofri. mentos físicos e morais, seja na vida corporal,
seja na vida espiritual.
As expiações do passado
apagam as faltas e purificam os Espíritos, quando bem suportadas.
2) Prova - Em sentido amplo, cada
nova existência corporal é uma prova para o Espírito
(LE, 166 e 166a). Ele aperfeiçoa-se, enveredando pelo caminho
da evolução.
Esclarece o ESE, cap. VI n.° 5:
"Crede e orai! Porque a morte é a ressurreição
e a vida é a prova escolhida, durante a qual vossas virtudes
cultivadas devem crescer e desenvolver-se como o cedro."
A prova, às vezes, confunde-se
com a expiação, mas nem todo sofrimento é indicio
de uma determinada falta. Trata-se freqüentemente, de simples
provas escolhidas pelo Espírito, para acabar a sua purificação
e acelerar o seu adiantamento. Assim, a expiação serve
sempre de provas, mas a prova nem sempre é uma expiação.
(ESE, cap. V n.° 9.)
Ainda, deve-se observar que “a
prova não tem por fim esclarecer a Deus sobre o mérito
do homem, porque Deus sabe perfeitamente o que ele vale, mas deixa
ao homem toda a responsabilidade da sua ação, uma vez
que ele tem a liberdade de fazer ou não fazer." (LE, 871)
Podem-se observar outros exemplos no "O Livro dos Espíritos",
de Kardec, n.° 210, 230,
3) Missão - A missão
é uma tarefa a ser cumprida pelo Espírito encarnado.
Lê-se no LE, 573, que cada um tem a sua missão neste
mundo, porque cada um pode ser útil em algum sentido e que
as missões são mais ou menos gerais e importantes. Aquele
que cultiva a terra cumpre uma missão, como aquele que governa
ou aquele que instrui. "A importância das missões
está em relação com a capacidade e a elevação
do Espírito." (LE, 571)
Em sentido particular, cada Espírito
desempenha tarefas especiais numa ou noutra encarnação,
neste ou naquele mundo.
Têm-se, assim, a missão
dos pais (LE, 582 e ESE, cap. XIV n.° 9); a missão dos
conquistadores (LE, 584), dos homens de ciência, dos homens
que desempenham na Terra missões de paz e amor, dos homens
que lutam pelas reformas sociais.
Outros exemplos são propiciados
pelo LE, 175, 178, 208, 577 e 622.
4) Cooperação na Obra
do Criador - "A ação dos seres corpóreos
é necessária à marcha do Universo, comenta Kardec,
LE, 132.
Através do trabalho, os homens
colaboram com os demais Espíritos na obra da criação.
"Pelo trabalho inteligente que o Espírito opera sobre
a matéria, em sua própria vantagem, ele auxilia a transformação
e o progresso material do globo no qual habita; é assim que,
progredindo, ele auxilia a obra do Criador, de quem é um agente
inconsciente." (Gênese, cap. XI n.° 24.)
5) Ajudar a Desenvolver a Inteligência
- Já se viu que a encarnação, pela atividade
obrigatória do trabalho que exige do Espírito, permite
o seu progresso intelectual.
"Na infância da Humanidade, o homem só aplica sua
inteligência na procura de alimentos, dos meios de preservar-se
das intempéries e de se defender dos inimigos." O desejo
constante de melhorar... o impele à pesquisa dos meios de melhorar
sua situação, levando-o às descobertas, às
invenções, ao aperfeiçoamento da ciência.
Graças às suas pesquisas, sua inteligência se
desenvolve, sua moral se depura. "É assim que o homem
passa da selvageria à civilização." (ESE,
cap. XXV n.° 2)
A encarnação ou reencarnação
tem outras finalidades específicas para este ou aquele Espírito,
como por exemplo:
Restabelecimento do Equilíbrio
Mental - Pelo esquecimento do passado, decorrente de bloqueio mental
provocado pela matéria, permite-se ao Espírito restabelecer
a harmonia vibratória com outros, em nova vida. São
os reencontros com um inimigo no seio da família consangüínea
. Expiação ou prova para uns e restabelecimento do equilíbrio
mental para outros.
Refazimento do Corpo Espiritual -
Muitos são os exemplos de encarnações para refazimento
do corpo espiritual, especialmente entre os suicidas reencarnantes.
André Luiz nos fala dos ovóides, que com a reencarnação
"plasmam-se-lhe novo veiculo especifico e que persistirá
depois do túmulo" (Evolução em Dois Mundos
Cap. XII)
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A Alma, que não alcançou a perfeição durante
a vida corpórea, pode acabar de depurar-se sofrendo a prova
de uma nova existência (reencarnando). Depurando-se, a alma
indubitavelmente experimenta uma transformação, mas
para isso necessária lhe é a prova da vida corporal.
Todos contamos muitas existências. Os que dizem o contrário
pretendem manter-vos na ignorância em que eles próprios
se encontram. Esse o desejo deles.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS – 76a. ed. - Kardec. - (Paris,
18-4-1857)
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...relacionando reencarnação
com evolução e considerando a lentidão inerente
ao processo evolutivo, parece haver grande coerência em considerar
a reencarnação como conseqüência lógica
da crença na existência da alma além morte e do
evolucionismo, pois do contrário seria inimaginável,
ou pelo menos ilógico, considerar que os espíritos,
ainda que menos evoluídos, de nossos antepassados mais remotos
se encontrem em paraísos, em torturas ou vagando pelo universo.
Mesmo se ainda considerarmos que a
alma é propriedade exclusiva da espécie humana, existiria
ainda a questão, aparentemente sem resposta, de quando, em
que momento no processo evolutivo, passamos a tê-la. E qual
seria então a razão para considerar que nós,
seres humanos, passamos a condição de seres espiritualizados
em alguma época específica de nossa evolução?
Parece haver maior misticismo se negarmos,
portanto, o processo de reencarnação.
Marcio Andrade
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Deus lhes impõe a encarnação
com o fim de fazê-los chegar à perfeição.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS – 76a. ed. - Kardec.
- (Paris, 18-4-1857)