Espiritualidade e Sociedade



Tiago de Lima Castro

>   Reencarnação: a queda do mito do "Dom Musical"

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Tiago de Lima Castro
>   Reencarnação: a queda do mito do "Dom Musical"

 

 

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- Trabalho escrito para o I Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade, e IV Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita - 2010

 

 

- Trecho inicial -

1. Introdução

Sempre quando pensamos ou discutimos o ensino musical, desembocamos no mito do dom musical e as questões polêmicas suscitadas. Afinal, se a habilidade musical é um dom, significa que o ser somente poderá desenvolver essa habilidade se já o tiver, por motivos inexplicáveis normalmente, e ao mesmo tempo, se o ser já tem esse dom, por consequência não, afinal o educando já tem o dom, e da mesma forma, o educando por já tê-lo pode não considerar necessário esforçasse para desenvolvê-lo.

Pesquisas são realizadas buscando resolvendo este conflito através de teses onde o meio em que o indivíduo está inserido é preponderante em seu desenvolvimento musical, mas por mais que essas teorias explicam parte dos casos, ainda não explica em totalidade a precocidade musical de muitos indivíduos, tendo como consequência apelar-se para o mito do
dom musical.

Inicialmente, traremos uma definição para dom musical, de forma a guiar o trabalho com precisão conceitual, em seguida mostraremos alguns das teorias da influência do meio. Posteriormente, abordaremos a teoria da reencarnação, a qual articula uma teoria racionalmente coerente para o dom musical e realiza sólida interface com as teorias vigentes, e destacando as consequências desta teoria tanto para o educando, como para o educador.

2. O mistério do Dom Musical


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