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- Trabalho escrito para o I Congresso
Internacional de Educação e Espiritualidade, e
IV Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita - 2010
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Trecho inicial -
1. Introdução
Sempre quando pensamos ou discutimos o ensino
musical, desembocamos no mito do dom musical e as questões
polêmicas suscitadas. Afinal, se a habilidade musical é
um dom, significa que o ser somente poderá desenvolver essa
habilidade se já o tiver, por motivos inexplicáveis
normalmente, e ao mesmo tempo, se o ser já tem esse dom, por
consequência não, afinal o educando já tem o dom,
e da mesma forma, o educando por já tê-lo pode não
considerar necessário esforçasse para desenvolvê-lo.
Pesquisas são realizadas buscando resolvendo este conflito
através de teses onde o meio em que o indivíduo está
inserido é preponderante em seu desenvolvimento musical, mas
por mais que essas teorias explicam parte dos casos, ainda não
explica em totalidade a precocidade musical de muitos indivíduos,
tendo como consequência apelar-se para o mito do
dom musical.
Inicialmente, traremos uma definição para dom musical,
de forma a guiar o trabalho com precisão conceitual, em seguida
mostraremos alguns das teorias da influência do meio. Posteriormente,
abordaremos a teoria da reencarnação, a qual articula
uma teoria racionalmente coerente para o dom musical e realiza sólida
interface com as teorias vigentes, e destacando as consequências
desta teoria tanto para o educando, como para o educador.
2. O mistério do Dom Musical
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