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Rogério Ribeiro Cardoso
- Universidade Federal de Uberlândia Instituto Federal do Triângulo
Mineiro
Este artigo foi apresentado foi
XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação
(COLUBHE),
ocorrido na cidade do Porto em Portugal, entre os dias 20 e 23 de
junho de 2016.
RESUMO
O presente artigo é parte de
uma pesquisa de doutorado em andamento que visa historicizar a trajetória
intelectual do professor e filósofo curitibano Ney Correia de
Souza Lobo. Para este trabalho, portanto, fizemos um recorte dos itinerários
percorridos por este professor na formulação de uma filosofia
educacional espírita.Nesse sentido, utilizamos para análise
as categorias de habitus, capital e campo propostas por Pierre Bourdieu
(2004), de representações proposta por Roger Chartier
(1991) e de intelectual proposta por Jean-François Sirinelli
(2003).
Para a construção desse
texto, foram analisados vários documentos do acervo de Ney Lobo,
dentre eles um plano pedagógico de 1972, currículos vitae,
oito correspondências entre Ney Lobo e editoras, de 1986 e 1987,
e a obra Filosofia Espírita da Educação e suas
consequências pedagógicas e administrativas, de sua autoria,
publicada originalmente em 1989.
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