Resumo
A história, em todos os campos disciplinares,
é celeiro de fenômenos presentes nas culturas e religiões,
distantes no tempo e no espaço, cujas conjecturas da ciência,
enquanto propulsora do saber, não poderiam furtar-se a estabelecer
suas sobreposições. Dessa feita, a investigação
epistemológica aqui presente versa sobre a Técnica Apométrica
ou Apometria.
Surgida na década de 1960, em Porto Alegre – RS, o termo
foi cunhado pelo médico José Lacerda de Azevedo (1999)
do grego: apó – “além de”,
separação, afastamento – e metron: “medida”,
ou seja, “o homem além da medida” é utilizada
nos tratamentos espirituais realizados no Grupo Espírita “Os
Cirineus do Caminho” sito Cajazeiras - PB, Brasil, desde 1997.
Caracteriza-se pela presença de médiuns que, em êxtase,
penetram no mundo cósmico para tratar, a distância, as
almas das pessoas – pacientes-assistidos – que os procuram.
Diante da grande procura pelos os atendimentos, decidimos investigar
procurando descrever a técnica apométrica a partir da
atuação do sujet – médium-apometra
– como elemento da manifestação da espiritualidade
enquanto “fato religioso” para analisar comparativamente
com a técnica arcaica do êxtase, encontrada nas culturas
xamânica, e a teoria presente na Codificação Espírita,
como também, apresentar aspectos destes itinerários
terapêuticos que passaram a ser objeto de estudo e de experimentos
científicos, em laboratório, envolvendo o construto
espiritualidade.
Para isso nos utilizamos do fluxo técnico antropológico
realizando uma análise documental, um questionário semi-estruturado
– versando sobre a fenomenologia vivenciada pelos médiuns-apometras
e a fisiologia do tratamento espiritual a distância com o uso
da técnica apométrica – e, como pupilos do Funcionalismo
não-reducionista, do registro da observação participativa
constituído em um diário de campo, que figura como pedra
angular, salientando que os entrevistados estão com suas identidades
protegidas sob pseudônimos, oriundos do panteão védico.
Assim, o estudo tornou-se eficiente para apresentar o objeto de pesquisa
como uma Técnica hodierna do êxtase sendo pertinente
aos estudos histórico-antropológicos, cujas faculdades
dos xamãs e médiuns foram identificadas com características
pesquisadas experimentalmente, em laboratórios, e apresenta-se
sobre as bases de um novo paradigma onde a subjetividade do sujet
é considerada. Nessa direção, esse posicionamento
subsidia as pesquisas na linha de espiritualidade e saúde presente
no campo disciplinar Ciências das Religiões da Universidade
Federal da Paraíba.
Verioni Ribeiro Bastos
Dissertação apresentada à linha de pesquisa
Espiritualidade e Saúde do Curso de PósGraduação
em Ciências das Religiões, da Universidade Federal da
Paraíba, como requisito final para a obtenção
do grau de Mestre em Ciências das Religiões.
Orientador: Prof. Dr. Severino Celestino da Silva
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