Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>    Os bastidores da cinebiografia de Allan Kardec



Compartilhar
 

 

 

08/06/2019

 

 

Livro relata a trajetória de reconstrução da vida de Allan Kardec para os cinemas, a partir de crônicas escritas pelo diretor Wagner de Assis durante as filmagens e textos inéditos do biógrafo Marcel Souto Maior, autor do livro que deu origem ao filme. O longa está em cartaz nos cinemas brasileiros.

 

 

Adaptar a trajetória de vida do principal divulgador da doutrina espírita para as telas de cinema não foi uma tarefa fácil. Mas como conta o diretor do longa, Wagner de Assis, no livro “Kardec: a história por trás do filme”, a experiência foi gratificante. Lançamento de junho da Record, a parceria entre Assis e o biógrafo Marcel Souto Maior fala sobre os desafios e emoções do processo de produção da cinebiografia de Allan Kardec.

“A possibilidade de encontrar qualquer pessoa também passou pela cabeça do professor Rivail, o homem de letras e ciências que descobriu a existência da vida espiritual de forma racional, por métodos únicos de investigação”. Aos 53 anos, o cético professor francês, membro da Academia de Ciências em Paris, decide mudar de vida para dar voz aos espíritos. No filme, entendemos como o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail assume sua missão e se transforma em Allan Kardec.

O diretor Wagner de Assis compartilha na primeira parte do livro crônicas escritas no dia a dia das filmagens. Assis conta episódios surpreendentes, como a perplexidade diante de um exemplar de “O livro dos espíritos” que insistia em não pegar fogo durante a reconstituição de um dos principais marcos do espiritismo: o Auto de Fé de Barcelona.

Além das crônicas, Marcel Souto, autor da biografia que deu origem ao filme, apresenta textos inéditos na segunda parte do livro. Souto aborda o processo de desvendar Kardec, desde de sua imersão no espiritismo até embates com lideranças de outras correntes religiosas. O livro termina com uma conversa entre Wagner de Assis e Souto, trazendo um debate sobre espiritualidade, cinema e projetos futuros. A obra conta ainda com um catálogo de imagens dos bastidores do longa.

Wagner de Assis é diretor e roteirista, com 25 anos de experiência no cinema e na televisão. Entre seus maiores sucessos, está o longa-metragem Nosso Lar, baseado na obra de Chico Xavier, que levou mais de 4 milhões de espectadores aos cinemas.

Marcel Souto Maior é jornalista e roteirista da TV Globo, autor de dez livros, entre eles os best-sellers As vidas de Chico Xavier, que deu origem ao filme de Daniel Filho, e Kardec: a biografia, transformado em filme por Wagner.

 

 

KARDEC: A HISTÓRIA POR TRÁS DO FILME

Wagner de Assis e Marcel Souto Maior

140 páginas | R$ 29,90

Editora Record | Grupo Editorial Record

Informações à imprensa espírita:

magalibischoff@zookcomunicacao.com

11-98912-9798

www.zookcomunicacao.com

 

 

Fonte: http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/01-06-2019.htm

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações