Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>    Chico Xavier - do Calvário à Redenção - resenha



Compartilhar
 

 

 

24/05/2019

 

 

O livro Chico Xavier - do calvário à redenção, de autoria de Carlos Alberto Braga Costa, foi lançado pela Editora EME. Conta com prefácio de Antonio Cesar Perri de Carvalho.

 

 

A nova obra resgata fatos ligados à família de Chico Xavier e traz muitas ilustrações. A principal fonte para fornecimento de documentos, fotos e relatos para esse livro é Sidália Xavier Silva, sobrinha de Chico Xavier, filha de Maria da Conceição Xavier e de Jacy Pena. Sidália reside em Sabará (MG) e é dirigente de instituições espíritas fundadas por seus pais e prestigiada pelo tio Chico Xavier.

A personagem central é Maria da Conceição Xavier, justamente a irmã que foi protagonista de situações que levaram o então jovem Chico Xavier a conhecer a Doutrina Espírita nos idos de maio de 1927. Com respeito e ponderação o autor analisa as questões criadas pelo sobrinho de Chico, o Amaury Pena, filho de Maria. Com base em fontes fidedignas, Carlos Alberto Braga Costa focaliza os esforços na causa do bem empreendidos por Maria da Conceição.

O autor resgata importantes episódios históricos – a grande maioria inéditos – sobre a relação de Chico Xavier com seus familiares, em Pedro Leopoldo e em Uberaba. Surgem dados históricos relacionados não apenas com a família Xavier, mas com atividades espíritas principalmente de Pedro Leopoldo e de Sabará. E, sem dúvida, contribui com importantes informações para os registros da história do movimento espírita brasileiro.

Sidália faz juz ao comentário do autor: “Guerreira do bem, como lhe ensinou sua mãe Maria Xavier. Dedicou toda a sua reencarnação em prol do Espiritismo na cidade de Sabará. Se não fosse sua memória privilegiada, não seria possível trazer a lume os fatos. Ela soube como poucos trazer de volta uma história bela, forte, pródiga de ensinamentos, e abundante de revelações sobre a realidade do Espírito imortal.”

O autor, residente em Belo Horizonte é dirigente da Fraternidade de Estudos Espíritas Allan Kardec. No passado também lançou a obra Chico, diálogos e recordações..., pela Casa Editora O Clarim.

Costa, Carlos Alberto Braga. Chico Xavier - do calvário à redenção. 1.ed. Capivari: Ed. EME, 2019. 272p

 

 

 

Fonte: http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/15-05-2019.htm

 

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações