Espirituialidades e Sociedade


Notícias:

>   Encontro de Pesquisadores do Espiritismo em São Paulo - ENLIHPE 2017



Compartilhar
 

 

 

30/08/2017

 

Encontro de Pesquisadores do Espiritismo em São Paulo - ENLIHPE 2017


 

O 13º Encontro Nacional de Pesquisadores Espíritas realizou-se na sede da USE em São Paulo, nos dias 26 e 27 de agosto, tendo como tema central “Prece e curas espirituais”.

Apresentaram estudos e pesquisas: Jáder Sampaio, Raphael Vivacqua Carneiro, Clóvis Aurélio Vervloet, Élida Mara Carneiro, Alexandre Fontes da Fonseca, Ademir Xavier Jr., Gilmar Trivelato, Adolfo de Mendonça Jr., Janaína Dantas e Sandro Fontana.

Houve homenagem a Lamartine Palhano Jr., que atuou no Espírito Santo.

Foi lançado o livro “Novos Estudos sobre Reencarnação” contendo os temas de Encontro anterior. A presidente da USE-SP Júlia Nezu Oliveira e vários dirigentes da USE-SP estavam presentes, inclusive Marco Milani um dos organizadores do evento, e Pedro Nakano, presidente do CCDPE. Da União Espírita Mineira compareceram o ex-presidente Marival Veloso de Matos e diretor Jáder Cabral.


Durante o evento houve apresentação do livro “Espiritualismo e Espiritismo. Reflexões para além da religiosidade”, pelo organizador André Ricardo de Souza (UFSCar) e autores de capítulo Flávio Rey de Carvalho (PUC-SP) e Antonio Cesar Perri de Carvalho(ex-presidente da FEB), seguindo-se autógrafos.

O evento é promoção da Liga dos Pesquisadores do Espiritismo e contou com apoio da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro.

 

REUNIÃO PRESENCIAL

________

Os membros da Liga de Pesquisadores do Espiritismo reuniram-se em São Paulo nesta manhã do dia 27 de agosto, das 8h00 às 9h25, para tratar de assuntos importantes para o grupo.
Estiveram presentes, nesta ocasião, 17 membros, sendo eles: Julia Nezu (USE-SP), Marco Milani, Pedro Nakano, Alexandre Fontes da Fonseca, Romeu R. Nascimento, Alexandre Ramos de Azevedo, Sandro Fontana, Marcelo Gulão Pimentel, Raphael Vivacqua Carneiro (FEEESP), Jader Sampaio, Adolfo de Mendonça Jr., Carlos Gimenez, Gilmar da Cunha Trivelato (GEB), Jader Antunes Cabral (UEM), Marival Veloso Matos (UEM), Mário Arias Martinez e Marcelo Stanczyk.

Foram discutidos os seguintes assuntos:

Pauta:
1) Local do Próximo Enlihpe,
2) Escolha do Tema e Coordenador do Enlihpe,
3) Criação de um Grupo de estudos sobre espiritismo, em Franca, com denominação semelhante à Lihpe, e,
4) Assuntos gerais e decorrentes.

Prece: Marcelo Gulão Pimentel

Discussão:
1) Local do Próximo Enlihpe – Apresentaram 3 candidaturas para o local do próximo Enlihpe: São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Apontadas as questões históricas da realização dos Enlihpe anteriores e ponderadas as questões estruturais de cada um dos locais candidatos à sede e do ambiente acadêmico em cada localidade. Ponderou-se os motivos da realização do próximo encontro em Minhas Gerais, Belo Horizonte, inclusive com a possibilidade de atividades culturais de visitações a Pedro Leopoldo. Uma das ideias apresentadas foi a possibilidade de um Enlihpe itinerante. Dentro dessa perspectiva, haveria a possibilidade à longo prazo de ser realizado no Espírito Santo. Foi discutida, também, a ideia de que as localidades candidatas a um EnLihpe deveriam realizar previamente um Erlihpe, a fim de preparar o público local para um futuro evento. Ao final das discussões foi escolhida a sede de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com o apoio da União Espírita Mineira, no último final de semana de agosto, dias 25 e 26.

2) Escolha do Coordenador do Enlihpe – Foi indicado como coordenador do próximo encontro o Jader Sampaio, sob auxilio do Marco Milani, Alexandre Fontes da Fonseca, ampliando a comissão de suporte para receber também como auxiliar Marcelo Gulão Pimentel e outras pessoas que pretendam contribuir.

3) Escolha do Tema – Foi sugerido como temática “Chico Xavier como objeto de pesquisa”. Também foi sugerido como tema “Ciência Espírita e epistemologia”. Outro tema sugerido é “sobrevivência após a morte”. Foram apresentadas considerações acerca das propostas apresentadas e ao final foi escolhido como temática do proximo encontro “sobrevivência após a morte”.

4) Antes de encerrado o assunto dos Enlihpes, foi apontado o interesse de Portugal, através da proposta de Paulo Mourinha, haver se interessado por sediar um encontro da Lihpe. Foi sinalizado o interesse em avançar em tratativas de um evento sediado em Lisboa/Portugal, sendo deliberado sejam providenciadas tratativas por parte do membro Marco Milani nesse sentido.

5) Proposta de criação de um grupo em Franca de estudos em temática espírita com nomenclatura Liga de Pesquisa de Temática Espírita – Denominado de Lihpe de Franca. Esse grupo é estruturado com um coordenador e um secretário. Foi apresentada a proposta e os argumentos de sua criação, inclusive, mencionada a previsão de um encontro regional. Após ponderações de diversos participantes, foi sugerida uma denominação diversa para o grupo que não crie eventual confusão, mas foi apresentado um voto de louvor pela iniciativa do grupo. Também foi decidido que eventuais modificações na estrutura da Lihpe que comportem a adoção dessa espécie de denominação, o grupo será comunicado e convidado a mudança.

6) Assuntos Gerais – Foram apresentadas propostas de criar um regimento interno para a Lihpe, a formalização da Lihpe, assim como criar um vínculo entre o CCDPE-ECM para eventual registro em Marcas e Patentes da Denominação. Foi apresentada e aprovada que a assembléia geral da Lihpe após o encerramento delas no próximo encontro, assim como a criação de uma lista com os presentes na assembléia para a discussão em ambiente virtual para a discussão e elaboração de um regimento interno para a Lihpe.

 

 

 


TRABALHOS APRESENTADOS NO 13o. ENLIHPE ESTÃO DISPONÍVEIS

 

 

SÁBADO - 26/08/2017

- Introdução e momento musical - Lirálcio

- Mesa de abertura e prece: Marco Milani (coordenador ENLIHPE), Julia Nezu (Presidente União das Sociedades Espíritas de São Paulo), Pedro Nakano (Presidente - Centro de Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro) Marival Veloso e Jáder Cabral (representantes União Espírita Mineira), Raphael Vivacqua Carneiro (representante Federação Espírita do Espírito Santo)
-> clique aqui para acessar o vídeo da "Introdução e Momento musical - Mesa de abertura e prece"

- Como trabalham os pesquisadores? Jáder Sampaio
-> clique aqui para acessar o vídeo da apresentação -

- Terapia Fluídica: Apresentação de um instrumento de avaliação da Raphael V. Carneiro
-> clique aqui para acessar o vídeo da apresentação -

- Efeitos do passe espírita em pacientes internados em hospitais - Élida Mara Carneiro
-> clique aqui para acessar o vídeo da apresentação -

- Roda de conversa: teorias científicas e o espiritismo: Alexandre Fontes da Fonseca
-> clique aqui para acessar o vídeo da apresentação -

- Uma exploração inicial em análise semântica latente de cartas psicografadas - Ademir Xavier
->
clique aqui para acessar o vídeo da apresentação -

- Lançamento do livro: Espiritualidade e Espiritismo: reflexões para além da religiosidade - André Ricardo de Souza, Flávio Rey de Carvalho, Antônio César Perri Ribeiro
->
clique aqui para acessaro vídeo da apresentação -

- Momento musical - Lirálcio

- Análise de pesquisas relacionadas a "prece e curas espirituais" - Gilmar Trivelato e Jáder Sampaio
-> clique aqui para acessar o vídeo da apresentação -

- Encerramento do dia: Marco Milani

 

 

DOMINGO - 27/08/2017

Início: Momento musical com Thiago Ariel (SP)

- Marco Milani faz a abertura dos trabalhos e discorre sobre a Reunião da Liga de Pesquisadores do Espiritismo e comunica que o 14o. Enlihpe será em Belo Horizonte - MG
-> clique aqui para acessar o vídeo da abertura do 2º dia do ENLIHPE 2017 e sobre a Reunião da Liga

- Trabalho de Adolfo de Mendonça Jr., "Entre evocações, magnetismo e espiritismo: um estudo sobre mediunidade curadora" que usa o método de história oral para a recuperação da memória de médiuns de cura na região de Franca - SP
-> clique aqui para acessar o vídeo da apresentação -

- Pedro Nakano convida interessados para a formação de um grupo de trabalho para os trabalhos em curso no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro.

- Sandro Fontana apresenta o trabalho - "Identificação de água fluidificada, magnetizada, por médium vidente", de autoria dele com Janaína Dantas.
-> clique aqui para acessar o vídeo da apresentação -

- Alexandre Fontes da Fonseca apresenta o trabalho - "Magnetismo ou espiritismo?"
-> clique aqui para acessar o vídeo da apresentação -

- Raphael Vivacqua Carneiro - "Quem foi Lamartine Palhano Júnior? - Homenagem"
-> clique aqui para acessar o vídeo da apresentação / homenagem -

- Encerramento - Marco Milani - 3:34:15 - Prece de encerramento - Ney Prieto Peres
- clique aqui para acessar o vídeo do Encerramento do ENLIHPE 2017

 

Fonte: http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2017/08/os-trabalhos-apresentados-no-13o.html?spref=fb

 

>>>   clique aqui para acessar a página principal de Notícias

>>>   clique aqui para voltar a página inicial do site

>>>   clique para ir direto para a primeira página de Artigos, Teses e Publicações