01/09/2008
Frédéric Bobin
Enviado especial a Pequim
O crucifixo preto destaca-se sobre o branco da parede.
Predomina na sala uma claridade intensa, como que irradiada pela luz
que penetra através dos vidros deste apartamento empoleirado
no topo de uma torre situada num conjunto habitacional de Pequim, não
longe da vila olímpica. Atrás do seu púlpito improvisado,
o pastor Li, segurando um livro de salmos, canta às bandeiras
despregadas. Ao lado dele, uma adepta o acompanha no piano. Na sua frente,
cerca de vinte crentes entoam, por sua vez, as louvações
evangélicas. Eles estão sentados em cadeiras metálicas
de encosto acolchoado. Em sua maioria, são trintões e
quadragenários. Eles correspondem a perfis variados, entre os
quais se misturam donas de casa, intelectuais de óculos, jovens
mulheres antenadas trajando blusas regatas ou rapazes com cabelos cortados
no estilo "ouriço".
Yu Jie está em pé, ligeiramente afastado
da platéia. Ele está mergulhado no recolhimento. Este
rapaz de tez pálida e rosto arredondado segura uma Bíblia
entreaberta nas palmas das suas mãos. Ele a folheia quando o
pastor prega "o amor de Deus". A sua discrição
é enganadora: de fato, Yu Jie é uma personalidade de peso
nesta igreja não-oficial que celebra o culto nesta tarde de domingo
de julho. A igreja da Arca, que nasceu por obra de um grupo de orações
organizado pela sua mulher, deve muito à sua abnegação,
e também ao seu prestígio pessoal.
Yu Jie é o que costumam chamar de "dissidente".
Um ensaísta liberal, admirador da democracia americana - e, a
esse título, um inimigo declarado dos nacionalistas chineses
mais extremistas -, ele é vigiado de muito perto pela Segurança
de Estado, que, contudo, o deixa livre de restrições,
controles ou limitações. Em decorrência de uma extensa
reflexão política e espiritual, ele abraçou a fé
cristã em 2003. Um expoente da vertente pequinesa das "igrejas
em domicílio" - as quais são estruturas não-oficiais
toleradas, mas que evoluem em meio a um contexto precário -,
ele é atualmente um dos intelectuais protestantes mais destacados
da capital. Junto com dois dos seus correligionários, ele foi
até mesmo recebido em 2006 em Washington por George W. Bush,
o que provocou o furor do regime chinês.

Chineses participam de missa de Natal na catedral
de Nantang, Pequim
Fé e política intimamente ligadas
Yu Jie é apenas um exemplo entre tantos
outros. Ele encarna uma pequena revolução silenciosa:
no decorrer dos últimos anos, um número crescente de intelectuais
liberais na China urbana vem aderindo ao protestantismo. Além
de Yu Jie, os mais conhecidos são Wang Yi, Li Baiguang, Gao Zhisheng,
Jiao Guobiao, Li Heping, Li Jinsong, Ai Xiaoming. Quase todos eles são
professores e juristas envolvidos na defesa dos direitos cívicos.
Eles representam a parte visível de um fenômeno mais amplo.
Após ter tomado conta das regiões rurais
durante os anos 1980, o fervor religioso - entre outros, o da confissão
cristã - vem conquistando espaços nas grandes cidades,
em particular no âmbito de uma classe média à procura
de valores espirituais como forma de reação ao materialismo
dominante. As estatísticas oficiais menosprezam a real importância
deste ressurgimento da fé. Segundo as estimativas mais confiáveis
de alguns especialistas, a China contaria atualmente entre 40 e 50 milhões
de protestantes, além de 10 a 12 milhões de católicos,
ou seja, comunidades cristãs que representam cerca de 5% da população.
Trata-se de uma parcela ainda muito minoritária, mas que está
em processo de expansão.
No caso de Yu Jie, a fé e a política estão
intimamente ligadas. Com 35 anos, ele é jovem demais para ter
participado da primavera estudantil de 1989 na Praça Tiananmen.
Mas o esmagamento, sob as lagartas dos tanques, do sonho democrático
nunca parou de assombrá-lo. No decorrer da sua reflexão,
a religião foi se impondo como um substituto para um ideal político
inacessível. E no contexto desta busca, o cristianismo despontou
com a mais sedutora das tentações. "Os valores liberais
encontram a sua fonte no cristianismo", analisa. "A tradição
chinesa não me satisfaz deste ponto de vista: não é
possível encontrar referências à liberdade e aos
direitos humanos no confucionismo"*.
Yu Jie leu muito, mergulhou na história
da evangelização em terra chinesa, refletiu a respeito
dos vínculos entre o cristianismo e a modernidade. Ele conseguiu
dimensionar o papel do protestantismo na formação das
elites reformistas na China, no início do século 20, a
partir dos conhecimentos que ele encontrou, em particular, na obra de
Sun Yat-sen (1866-1925), o fundador da República. "Quanto
mais eu fui lendo, quanto mais fui descobrindo que a religião
cristã havia contribuído para a modernização
da sociedade chinesa antes da revolução de 1949",
prossegue. "Ora, esta contribuição é totalmente
ocultada pelos nossos manuais de história oficiais, que apresentam
o cristianismo como o instrumento do imperialismo ocidental".
"Eu acabei alimentando um ódio
pela sociedade"
Wang Guangze é um outro representante desses intelectuais neoprotestantes.
Um jornalista dissidente, antigo funcionário do "Diário
da Lei" e de "Reportagem Econômica do Século
21" - publicações das quais ele foi excluído
por conta das suas opiniões democratas -, ele tem a mesma idade
que Yu Jie. Da mesma forma que para este último, o trauma de
Tiananmen exerceu um papel considerável em sua evolução
espiritual. Em maio de 1989, ou seja, antes da repressão do movimento,
ele era apenas um colegial na província do Henan, mas havia participado
das manifestações de apoio que então haviam tomado
conta como uma febre da juventude pelo país afora. A intervenção
sangrenta dos tanques na Praça Tiananmen o deixou totalmente
"desesperado".
"Eu estava tão desiludido", recorda-se,
"que acabei alimentando um ódio pela sociedade, esta sociedade
que se tornara a escrava do poder".
Após ter concluído seus estudos de direito,
ele procura curar-se dessa raiva. As tradições chinesas,
como para Yu Jie, não lhe proporcionam o auxílio de que
precisa.
"O confucionismo se caracteriza por ser um pensamento
da elite", critica Wang Guangze, "enquanto o budismo não
aponta outra meta senão a de tornar-se um santo".
Mas ele segue procurando, lendo, discutindo a respeito
dos caminhos da salvação com os seus amigos. O que transforma
o cristianismo numa revelação repentina para ele, explica,
é a "noção de pecado".
Nisso ele descobre - finalmente! - a chave que lhe permite livrar-se
da sua execração para com o mundo.
"Nós todos somos pecadores", diz.
"Não existem pessoas mais nobres do que outras".
"Foi assim que apazigüei a minha cólera contra o
Partido Comunista", prossegue.
"Os comunistas são pecadores assim como eu, mesmo se eles
estão a serviço de um sistema que oprime".
Com isso, Wang Guangze torna-se então "tolerante",
"moderado", e ele avalia ainda que "é preciso
ajudar uns aos outros entre pecadores". Ele fundou uma associação
que preconiza a "reconciliação" na China, inspirada
no modelo sul-africano.
Fan Yafeng é outro que reencontrou a paz da alma
graças a Deus. Um jurista na Academia das Ciências Sociais,
ele tinha 20 anos em 1989. Ele havia viajado da sua província
do Anhui para Pequim com o objetivo de acompanhar de muito perto a rebelião
estudantil.
"Depois da repressão, eu acabei ficando
totalmente deprimido", recorda-se.
"Ao longo de muitos anos, senti-me fraco, frágil, vazio".
Ele tenta então aproximar-se do budismo, mas
este não oferece respostas para as suas "interrogações
a respeito do sentido da vida". No inverno de 1996, surge finalmente
a revelação. Um amigo pastor que, por sua vez, havia passado
do hinduismo para o protestantismo o convida para assistir ao culto
de uma "igreja em domicílio".
"Na ocasião, vi pessoas irradiando felicidade,
pessoas muito simples, uma cabeleireira, uma empregada de uma companhia
de seguros", recorda-se.
"O rosto de todas elas estava iluminado".
Alguns meses mais tarde, Fan Yafeng é batizado.
Enquanto os eventos de 1989 haviam precipitado seus tormentos passados,
hoje ele se nega, contudo, a politizar excessivamente sua descoberta
da fé:
"As nossas igrejas permitem salvar as almas,
não a sociedade".
Nem todos os neoprotestantes de Pequim estão
imbuídos de uma tão grande beatitude. Um homem de cabelos
compridos com madeixas ruivas, Wang Wangwang, é um artista pintor
e um célebre criador de cartazes muito requisitado pela vanguarda
da capital. Ele converteu-se em 2004 porque, apesar dos seus sucessos
e da sua boa situação financeira, ele sentia "um
vazio espiritual". Quatro anos mais tarde, ele optou por tomar
certa distância em relação ao culto.
"Eu senti em mim", diz, "uma contradição,
um conflito entre certos valores ocidentais vinculados ao cristianismo
e os valores chineses dos quais sou portador".
Desde então, ele vem se esforçando para
"harmonizá-los" entre si. Wang Wangwang sublinha
que ele acabou conseguindo alcançar uma "síntese
satisfatória". Mas, o preço que ele teve de
pagar para tanto foi um processo de desengajamento em relação
à "igreja em domicílio" à qual
ele havia aderido. Ele prefere "praticar" sozinho, em sua
casa, no meio da mais completa bagunça dos seus quadros, nos
quais o Cristo é visto disputando espaços com Mao Tse-Tung.
* Nota do tradutor - Confúcio (551 a.C.
- 479 a.C.) é considerado como o primeiro "educador"
da China; os seus ensinamentos deram origem a uma doutrina política
e social.
Tradução: Jean-Yves de Neufville
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