ENLIHPE 2014 - Vídeos

 



10º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - 2014

Alexandre Fontes da Fonseca – Análise da Teoria Corpuscular do Espírito e Psi Quântico Segundo a Física e o Método Científico

Compartilhar

 

10º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo


Tema Central
-> Pesquisa Espírita: Passado, Presente e Futuro
31 de agosto de 2014 - São Paulo/SP - CCDPE-ECM

 

12) Alexandre Fontes da Fonseca
- Análise da Teoria Corpuscular do Espírito e Psi Quântico Segundo a Física e o Método Científico


(trecho inicial do capítulo do livro publicado)

Introdução

Na atualidade, a Ciência desfruta do status de orientadora do progresso intelectual da humanidade. Fruto do trabalho de diversos intelectuais ao longo dos últimos três séculos, ela conquistou autoridade para ditar o que é válido ou não para a Sociedade em matéria de conhecimento. O sucesso da Ciência na explicação de fenômenos naturais, na descoberta de novos fenômenos nas escalas micro e macroscópica, no desenvolvimento de novas tecnologias e na evolução das áreas de Saúde e Medicina, tem levado ao surgimento de um fenômeno curioso nos meios religiosos qual seja o de buscar apoio nas Ciências modernas para doutrinas e teorias de natureza espiritualista.

Esse fenômeno tem ocorrido também no movimento espírita. O sucesso da Ciência e, embora pareça contraditório, a ignorância de como ela se desenvolve geraram uma sensação de desatualização do Espiritismo e um certo "medo" dos espíritas de que novas descobertas da Ciência pudessem desvalorizar a Doutrina Espírita. Há uma preocupação de que a falta de respaldo formal das ciências ordinárias possa enfraquecer o caráter científico do Espiritismo. Isso tem motivado a tentativa de oferecer, apressadamente, explicações científicas para o entendimento de conceitos espíritas em termos de conceitos científicos como, por exemplo, os da Física moderna. Ao contrário do que se deseja, essas tentativas mais fazem repelir o homem sério do que atraí-lo para o Espiritismo; mais concorrem para o desentendimento a respeito do que é e qual o objetivo do Espiritismo.

Imbuído da boa intenção em valorizar o Espiritismo em seu aspecto científico, Hernani Guimarães Andrade (1913-2003) desenvolve uma teoria corpuscular do espírito baseada em conceitos da Física. Conhecido não só pela sua dedicação à pesquisa e divulgação no Brasil e no mundo dos fenômenos psíquicos, mas também por sua personalidade fraterna e amável, ele apresentou ao movimento espírita duas obras de natureza teórica a respeito da estrutura da matéria que comporia o Espírito e/ou a matéria psi: A Teoria Corpuscular do Espírito e Psi Quântico.

...

(...)

...

-> o artigo completo está disponível na publicação: O Espiritismo, as ciências e a filosofia.
     - veja mais sobre o livro - clique aqui
* o livro pode encontrado no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM) - http://www.ccdpe.org.br -

 

Vídeo 12 - ENLIHPE 2014:

-> para assistir no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=SbQCPL1gD-8

- cliquem aqui e vejam o álbum de fotos do ENLIHPE 2014 -

 

Alexandre Rocha


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 10º ENLIHPE 2014

 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CONGRESSO

LOCAL
Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo “Eduardo Carvalho Monteiro”
Alameda dos Guaiases, 16 – São Paulo/SP – Tel. 11 5022-7211

"Liga de Pesquisadores Espíritas"

- contato -> contato@lihpe.net
- página da Liga de Pesquisadores Espíritas -> http://www.lihpe.net

Acesse também - www.ccdpe.org.br.