ENLIHPE 2014 - Vídeos

 



10º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - 2014

Alexandre Fontes da Fonseca – Análise dos conceitos científicos de "A Grande Síntese", de Pietro Ubaldi

Compartilhar

 

10º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo


Tema Central
-> Pesquisa Espírita: Passado, Presente e Futuro
30 de agosto de 2014 - São Paulo/SP - CCDPE-ECM

 

09) Alexandre Fontes da Fonseca
- Análise dos conceitos científicos de "A Grande Síntese", de Pietro Ubaldi


(trecho inicial do capítulo do livro publicado)

Introdução

A busca de apoio nas Ciências Modernas para doutrinas e teorias espiritualistas se tornou muito comum nas últimas décadas. De fato, Kardec disse que o Espiritismo deve assimilar os progressos da Ciência (item 55 do cap. I de A Gênese). Mas disse também que isso só deve ocorrer "... desde que hajam [as doutrinas progressistas] assumido o estado de verdades práticas e abandonado o domínio da utopia, sem o que ele [o Espiritismo] se suicidaria."

Mas, a falta de compreensão sobre o que é a Ciência e o que determina o caráter científico do Espiritismo fez surgir o receio de ver a nossa Doutrina se tornar ultrapassada frente às novas descobertas da Ciência. Isso tem permitido a proliferação de pseudoteorias científicas para explicação de conceitos espíritas. Acreditando estar valorizando o Espiritismo, essas teorias acabam por repelir as pessoas sérias que confundem o Espiritismo com propostas fictícias e pseudocientíficas. Kardec não apoiava isso conforme se depreende das seguintes palavras (Obras Póstumas, item intitulado "Constituição do Espiritismo, Dos Cismas"):

"Se é certo que a utopia da véspera se torna muitas vezes a verdade do dia seguinte, deixemos que o dia seguinte realize a utopia da véspera, porém não atravanquemos a Doutrina de princípios que possam ser considerados quiméricos e fazer que a repilam os homens positivos." (Grifos em negrito nossos).

Nesse contexto, de supervalorização da Ciência, motivado pelo desejo sincero de contribuir para o progresso da humanidade, Pietro Ubaldi (1886-1972) publica algumas obras de teor científico e filosófico, algumas delas escritas sob a inspiração de um Espírito denominado "Sua Voz". Em particular, a segunda dessas obras, intitulada A Grande Síntese, finalizada no ano de 1935, propõe uma teoria para a natureza e o processo de evolução de todas as coisas na natureza. Como aparece na terceira página do livro, a obra se considera a "Síntese e Solução dos Problemas da Ciência e do Espírito" e, talvez por isso, teve uma grande repercussão no movimento espírita brasileiro da época conforme registrado na literatura (capítulo intitulado "Mais Lutas Doutrinárias" da obra de Jorge Rizzini "J. Herculano Pires, O Apóstolo de Kardec, Editora Paideia). Entretanto, pouco tempos depois, as lideranças espíritas perceberam as discordâncias entre alguns conceitos de A Grande Síntese e o Espiritismo. A discrepância entre o pensamento de Ubaldi e o Espiritismo se tornou bem mais clara após o episódio em que ele não somente houvera apresentado críticas graves ao Espiritismo, mas também propusera a adoção de suas obras pelo movimento espírita, em nome de "salvar" o Espiritismo (referência acima - obra de J. Rizzini). O Leitor é referido à obra de Jorge Rizzini (especificada acima) para ver uma síntese das respostas de Herculano Pires às críticas de Ubaldi.

...

(...)

...

-> o artigo completo está disponível na publicação: O Espiritismo, as ciências e a filosofia.
     - veja mais sobre o livro - clique aqui
* o livro pode encontrado no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM) - http://www.ccdpe.org.br -

 

Vídeo 09 - ENLIHPE 2014:

-> para assistir no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=L1N2qUpi74s

- cliquem aqui e vejam o álbum de fotos do ENLIHPE 2014 -

 

Alexandre Rocha


- clique aqui para voltar para a página principal sobre o 10º ENLIHPE 2014

 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CONGRESSO

LOCAL
Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo “Eduardo Carvalho Monteiro”
Alameda dos Guaiases, 16 – São Paulo/SP – Tel. 11 5022-7211

"Liga de Pesquisadores Espíritas"

- contato -> contato@lihpe.net
- página da Liga de Pesquisadores Espíritas -> http://www.lihpe.net

Acesse também - www.ccdpe.org.br.