Espiritualidade e Sociedade





Thais Martins Inoue; Marion Vecina Arcuri Vecina

>   Espiritualidade e/ou religiosidade e saúde: uma revisão de literatura

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Thais Martins Inoue; Marion Vecina Arcuri Vecina
>   Espiritualidade e/ou religiosidade e saúde: uma revisão de literatura

 

Thais Martins Inoue; Marion Vecina Arcuri Vecina
Curso de Fisioterapia da Universidade Paulista, Sorocaba-SP, Brasil.

 

 

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar se a espiritualidade e/ou religiosidade possui influência sobre a saúde física e verificar de que modo os estudos vêm abordando a espiritualidade e/ou religiosidade. Trata-se de uma revisão de literatura, a qual foram selecionados artigos nas bases de dados SciELO, LILACS e MEDLINE, a partir do cruzamento dos termos: influência/espiritualidade/saúde e influence/spirituality/health.

Os estudos encontrados apontam que a dimensão espiritual vem sendo retratada como uma significativa atribuição aos cenários de saúde. Tamanha importância da espiritualidade, que culminou no seu reconhecimento oficial pela Organização Mundial da Saúde, que a insere no seu conceito de saúde. Diversos estudos evidenciam a importância da espiritualidade e/ou religiosidade na vida dos pacientes, e a visão dos profissionais da saúde sobre este tema. As indagações que dizem respeito à espiritualidade e/ou religiosidade e saúde buscam entender como as condutas religiosas e as crenças intervêm na saúde e nas outras perspectivas do indivíduo.

É possível observar uma transformação no paradigma dos cuidados em saúde, o qual passa de uma abordagem fisio-patológica para uma abordagem global, que ampara o paciente a partir das suas crenças, valores e sentimentos. Assim, a espiritualidade e/ou religiosidade possui influência positiva sobre a saúde física. Junto a isso, vê-se a necessidade de enfatizar esta temática na formação dos profissionais da saúde, ante a falta do preparo acadêmico. Além disso, viu-se que os estudos abordam a espiritualidade e/ou religiosidade direcionados a uma patologia específica e como os profissionais da saúde encaram esta temática.

 

*  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Fonte: J Health Sci Inst. 2017;35(2):127-30
- https://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2017/02_abr-jun/V35_n2_2017_p127a130.pdf

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual