Espiritualidade e Sociedade



Walter Varanda & Rubens de Camargo Ferreira Adorno

>    Descartáveis urbanos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde
 
Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Walter Varanda & Rubens de Camargo Ferreira Adorno
>   Descartáveis urbanos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde

 

- artigo disponível em pdf - clique aqui para acessar -

Walter Varanda
Psicólogo, Mestre em Saúde Pública, Doutorando na linha de pesquisa Sociedade Contemporânea eSaúde Pública , Faculdade de Saúde Pública da USP.

Rubens de Camargo Ferreira Adorno
Livre Docente, Doutor em Saúde Pública, Professor do Departamento de Saúde Materno-Infantil, linha de pesquisa Sociedade Contemporânea e Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública da USP.

 

Resumo

A condição de precariedade da população adulta de rua é tratada no âmbito da saúde e das intervenções sociais visando levantar subsídios para a implementação de políticas públicas de saúde para essa população.

A conceituação dessa população e sua relação com a exclusão social, a cidade, as economias paralelas, a globalização, as estratégias e os circuitos de sobrevivência desenvolvidos se inserem num contexto de oposição aos mecanismos de apartação social e rompimento dos vínculos familiares, bem como na forma de tratamento institucional.

A precariedade e insalubridade das ruas, culminando em exposição e riscos cumulativos requerem intervenções e formas de tratamento orientadas, segundo a sua especificidade, desafiando os conceitos gerais de universalidade, integralidade e eqüidade do Sistema Único de Saúde.

 

Introdução

Este trabalho levanta questões relativas ao segmento populacional urbano identificado como população adulta de rua, considerando-o um sinal emergente de mudanças sócio-político-econômicas das últimas décadas e como um problema mundial inerente às grandes metrópoles. Nesse sentido, procura apresentar a complexidade desta categoria social e o desafio para
as políticas públicas.

- continue a ler - artigo disponível em pdf - clique aqui para acessar -


Fonte:
Revista Saúde e Sociedade v.13, n.1, p.56-69, jan-abr 2004



topo