Espiritualidade e Sociedade





Natalie Trent-Von Haesler; Mario Beauregard

>   Experiências de quase morte em parada cardíaca: implicações para o conceito de mente não local

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Natalie Trent-Von Haesler; Mario Beauregard
>   Experiências de quase morte em parada cardíaca: implicações para o conceito de mente não local

 

Natalie Trent-Von Haesler - Departamento de Psicologia da Universidade de Harvard, EUA

Mario Beauregard - Centro de Pesquisas em Neuropsicologia e Cognição (Cernec), Departamento de Psicologia, Universidade de Montreal, Canadá
Laboratório para Avanços em Consciência e Saúde, Departamento de Psicologia da Universidade do Arizona, EUA

 

* texto disponível em pdf - clique para acessar

 

Resumo

 

CONTEXTO: Experiências de quase morte (EQM) são experiências vívidas, realísticas, que frequentemente promovem mudanças profundas na vida de pessoas que estiveram fisiológica ou psicologicamente próximas da morte. As EQM por vezes ocorrem durante uma parada cardíaca, na ausência de atividade cerebral detectável.

OBJETIVO: Revisar os estudos prospectivos de EQM induzidas por paradas cardíacas e examinar as implicações desses estudos para o conceito de mente não local.

MÉTODO: PubMed foi a principal base de dados utilizada para esta revisão. Os termos-chave da busca incluíram "parada cardíaca", "experiências de quase morte", "fisiologia da experiência de quase morte" e "experiências fora do corpo verídicas".

RESULTADOS: Vários estudos prospectivos mostram incidência média de 10% a 20% de EQM induzidas por paradas cardíacas, independentemente de aspectos sociodemográficos, sexo, religião ou quaisquer parâmetros médicos, fisiológicos ou farmacológicos consistentes. Pessoas que passaram por EQM são mais propensas a mudanças de vida positivas que podem durar muitos anos após a experiência do que aquelas que não a tiveram.

CONCLUSÕES: As teorias fisicalistas da mente não são capazes de explicar como pessoas que tiveram EQM podem vivenciar - enquanto seus corações estão parados e sua atividade cerebral aparentemente ausente - pensamentos vívidos e complexos e adquirir informações verídicas a respeito de objetos ou eventos distantes de seus corpos. As EQM em paradas cardíacas sugerem que a mente é não local, isto é, não é gerada pelo cérebro e não está confinada a ele ou ao corpo.

 

* texto disponível em pdf - clique para acessar

 

Fonte: TRENT-VON HAESLER, Natalie; BEAUREGARD, Mario. Experiências de quase morte em parada cardíaca: implicações para o conceito de mente não local. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo , v. 40, n. 5, p. 197-202, 2013 .
- http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832013000500005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual