Espiritualidade e Sociedade



Marcus Zulian Teixeira

>     Protocolo de experimentação patogenética homeopática em humanos

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Marcus Zulian Teixeira
>    Protocolo de experimentação patogenética homeopática em humanos



- texto completo em pdf - clique aqui -

Teixeira MZ. Protocolo de experimentação patogenética homeopática em humanos / Protocol of homeopathic pathogenetic trial in humans. Rev Med (São Paulo). 2013;92(4):242-63.


RESUMO:

A experimentação ou ensaio patogenético homeopático (EPH) é o método de investigação clínico-farmacológica utilizado pela homeopatia para conhecer as manifestações patogenéticas (sinais e sintomas) que as substâncias despertam nos seres humanos, possibilitando a aplicação do princípio da similitude terapêutica. Instrumento indispensável na assistência, na pesquisa e no ensino da homeopatia, apresenta modelos de aplicação diversos ao longo destes dois séculos de prática homeopática, através dos quais milhares de substâncias foram experimentadas em indivíduos humanos sadios e tiveram suas manifestações sintomáticas descritas nas Matérias Médicas Homeopáticas.

Apesar da sua importância no desenvolvimento da episteme homeopática, a Homeopatia Brasileira carece, na atualidade, de protocolos de pesquisa patogenética condizentes com as exigências da metodologia científica moderna, que tornariam os testes mais confiáveis e facilitariam sua aprovação perante os comitês de ética em pesquisa das instituições que pretendam executá-los.

Este protocolo de experimentação patogenética homeopática foi desenhado com o intuito de suprir esta demanda, seguindo os passos e as exigências necessárias à elaboração de um projeto de pesquisa clínica em humanos, a fim de disponibilizar uma sistemática que permita a uniformização do procedimento e sua aplicação nas diversas instâncias que se proponham a realizar pesquisa patogenética homeopática.

A possibilidade da publicação deste protocolo numa revista indexada e de livre acesso, permitindo a ampla divulgação de um tema imprescindível ao entendimento e ao progresso da homeopatia, facilita o esclarecimento da racionalidade científica homeopática perante a classe médica e a disseminação da proposta perante o movimento homeopático brasileiro.

 

- texto completo em pdf - clique aqui -

 

Fonte:
Rev Med (São Paulo). 2013 out.-dez.,92(4):242-63.

 

Marcus Zulian Teixeira
Médico Homeopata
www.homeozulian.med.br

 

 

Leiam de Marcus Zulian Teixeira,
-> Homeopatia: ciência, filosofia e arte de curar
-> A Natureza Imaterial do Homem: estudo comparativo do vitalismo homeopático com as principais concepções médicas e filosóficas
-> Protocolo de experimentação patogenética homeopática em humanos
-> Racionalidade científica do modelo homeopático
-> Semelhante Cura Semelhante
-> Similia similibus curentur: o princípio de cura homeopático

Marcus Zulian Teixeira & Chin An Lin
-> Educação médica em terapêuticas não convencionais




topo

 

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual