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Paulo da Silva Neto Sobrinho

>    Jesus na sessão espírita do Tabor

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Paulo da Silva Neto Sobrinho
>    Jesus na sessão espírita do Tabor

 

 

O erro da crítica está no confundir o bom e o mau,  
o que muitas vezes sucede pela má-fé de alguns
e pela ignorância do maior número.

AllanKardec

  As religiões, quaisquer que sejam,
jamais ganharam qualquer coisa por sustentar
erros manifestos.

(Ary Lex)

 


O episódio é denominado, pelos biblicistas, de Transfiguração; embora tenha sido citado pelos Evangelhos Sinóticos ele não consta do de João; eis o que é dito na narrativa de Mateus:

Mt 17:1-9: "Seis dias depois, Jesus tomou Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou à parte, sobre uma alta montanha. E ali foi transfigurado diante deles. O seu rosto resplandeceu como o sol e as suas vestes tornaram-se alvas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias conversando com ele. Então Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: 'Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, levantarei aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias'. Ainda falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e uma voz, que saída da nuvem, disse: 'Este é meu Filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o!' Os discípulos, ouvindo a voz, muito assustados, caíram com o rosto no chão. Jesus chegou perto deles e, tocando-os, disse: 'Levantai-vos e não tenhais medo'. Erguendo os olhos, não viram ninguém: Jesus estava sozinho. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes: 'Não conteis a ninguém essa visão, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos'". (Bíblia de Jerusalém, 1987)

Primeiramente, queremos deixar registrado que há algumas divergências nos textos bíblicos. Uma delas é a de que Mateus e Marcos dizem que tal acontecimento se deu "seis dias" depois (Mt 17,1; Mc 9,2), enquanto, a de Lucas afirma ter sido "oito dias" (Lc 9,28). Mais gritante ainda é o fato de Mateus e Lucas afirmarem que o rosto de Jesus foi que resplandeceu, ao passo que Marcos já diz ter sido o seu manto. Já Lucas é o único que menciona o assunto da conversa de Jesus com os espíritos Moisés e Elias, qual seja: "falavam de sua partida que iria se consumar em Jerusalém" (Lc 9,31); o silêncio dos outros dois nos causa estranheza. Isso tudo só vem depor contra a tese da inerrância bíblica, comum aos que se recusam a ver que os textos bíblicos muito têm de "inspiração" humana e pouco de divina.

 

 

 

 


* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

 

Fonte: http://www.paulosnetos.net/artigos/send/5-assuntos-biblicos/39-jesus-na-sesso-esprita-do-tabor-v2

 

 


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