O Martírio de Estevão
Recentemente fiz a leitura dos
Atos dos Apóstolos, atribuído a Lucas,
para apreender a visão do médico cristão sobre
o nascimento do movimento cristão.
O Caminho
É conhecido por todos que
os discípulos de Jesus de Nazaré inicialmente se identificavam
ou eram identificados como os “do caminho”. O tradutor
da Bíblia de Jerusalém entende que há uma referência
direta a Jesus, que se intitulou “o caminho” (João
14:6). Não encontrei uma menção a uma
construção ou lugar que se pudesse intitular a “Casa
do Caminho” em Lucas, o que não quer dizer que não
tenha existido. Há uma forte referência a uma comunidade
identificada com os ensinos de Jesus, que inicialmente surgiu no
povo judeu.
Os Helenistas
Os helenistas no livro dos Atos
são os judeus que viveram longe da Judéia, geralmente
em terras de influência grega, e que adotaram hábitos
como o estudo da Lei e dos Profetas em grego, o que não era
bem aceito pelos judeus autóctones. Os helenistas que se
converteram ao Cristianismo parecem ter sofrido discriminação
dos cristãos de hábitos judaicos, como é narrado
no episódio da distribuição de víveres
entre as viúvas helenistas, o que fez os apóstolos
nomearem como o que seria conhecido por diáconos a sete jovens
helenistas, dentre eles Estêvão. (Atos
6)
A pregação vigorosa
de Estêvão e possivelmente sua condição
de Helenista fez com que os judeus quebrassem a tolerância
proposta por Gamaliel (Atos 5:38 e 39)
e o denunciassem ao Sinédrio. Os Atos dos Apóstolos
trazem sua defesa, que é uma belíssima peça
de oratória e um ato de coragem, que culminou em seu apedrejamento
(Atos 7).
A Dispersão
A dilapidação de Estêvão
gerou medo em meio aos do Caminho, e muitos se dispersaram pela
Palestina e pelos países ao redor, levando consigo suas convicções
cristãs. Penso que a execução de Estêvão
teve o efeito de fundar novas comunidades que serão chamadas
de cristãs em meio a povos não judeus, considerados
por estes como gentios ou gentes. Este é o nascedouro da
ampliação do movimento cristão e a origem de
uma de suas primeiras crises, que não tratarei nesta publicação:
o do cristianismo para os gentios.