Espiritualidade e Sociedade





Patrício Pereira Alves de Sousa

>    
  Notas para uma geografia da religião

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Patrício Pereira Alves de Sousa
>     Notas para uma geografia da religião


* O autor é graduado em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

- acesse o texto completo em pdf - clique aqui -

 

RESUMO:

A proposta é indicar argumentos que permitam que debates sobre as espacialidades das religiões sejam orientados pelas reflexões existentes nas ciências humanas em torno da temática.

Para tanto, o texto conceitua a cultura religiosa a partir da contribuição de teóricos clássicos, bem como estabelece notas que permitem que as análises geográficas em torno da cultura religiosa se tornem mais consistentes ao se aproximarem das contribuições de antropólogos e sociólogos que se debruçaram sobre a questão.

O ensaio chama atenção, destarte, para as imbricações necessárias entre a antropologia, a sociologia e a geografia para teorizações em torno das espacialidades do sagrado.

 

- acesse o texto completo em pdf - clique aqui -

 

* Este ensaio é uma versão modificada de parte das discussões realizadas na dissertação de mestrado do autor, concluída junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. A pesquisa realizada problematizou os festejos religiosos de grupos de Congado em duas cidades do estado de Minas Gerais: Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, e Viçosa, na Zona da Mata. Cf. SOUSA, P. P. A. de. Corpos em Drama, Lugares em Trama: gênero, negritude e ficção política nos Congados de São Benedito (Minas Novas) e de São José do Triunfo (Viçosa) – MG. 300f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

 

Fonte: Revista de C. Humanas, Viçosa, v. 11, n. 2, p. 245-258, jul./dez. 2011

 



topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual