Espiritualidade e Sociedade



Daniella Soares dos Santos


>   Avaliação do efeito anti-inflamatório do Toque Terapêutico

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Daniella Soares dos Santos
>   Avaliação do efeito anti-inflamatório do Toque Terapêutico no modelo experimental de edema de pata induzido por Adjuvante Completo de Freund em camundongos

 

Tese de Doutorado - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP, 2011.

Tese apresentada ao Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências

 


>>>  clique aqui para acessar a tese completa em pdf



Resumo

A dor é um dos sintomas que mais comprometem a produtividade, o bem estar e a qualidade de vida das pessoas, sobretudo dos idosos. Com o crescimento da utilização de Terapias Complementares para o seu tratamento surge a necessidade da realização de pesquisas que forneçam evidências sobre sua indicação e efetividade.

Considerando a ampla utilização do Toque Terapêutico (TT) no tratamento complementar da dor decorrente de diversas condições clínicas e as críticas metodológicas aos resultados encontrados pelos autores, esta pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: Quais os efeitos do Toque Terapêutico sobre a dor inflamatória? Para tanto foi realizado um experimento utilizando o modelo de edema de pata induzido por Adjuvante Completo de Freund (CFA) em camundongos machos.

A ação anti-inflamatória do TT foi verificada por meio de variação na dor, edema e migração de neutrófilos, antes e após a intervenção aplicada durante 15 minutos, uma vez ao dia, por quatro dias.

Os resultados apontaram aumento significativo no limiar nociceptivo mecânico e aumento na área do edema nas patas dos animais tratados com TT, no segundo dia de aplicação (p < 0,05).

A redução observada na migração de neutrófilos não foi estatisticamente significativa.

Concluímos que a redução na dor corrobora os dados obtidos em estudos com seres humanos, com controle do efeito placebo.

O modelo de edema de pata induzido por CFA é adequado à investigação experimental dos efeitos do TT sobre a dor inflamatória.

Sugerimos a realização de novos experimentos para a elucidação dos mecanismos fisiológicos de ação envolvidos nos achados, sobretudo em decorrência do aumento do edema no grupo tratado com TT.


Apresentação

O presente estudo propõe um delineamento de pesquisa (utilização de modelo animal) ainda pouco utilizado pelos enfermeiros que praticam e estudam terapias complementares nos cuidados clínicos. Espera-se que os resultados aqui apresentados possam trazer importantes contribuições no que se refere à temática uma vez que, segundo o Conselho Federal de Enfermagem, é facultado aos enfermeiros a prática de terapias complementares no cuidado integral ao ser humano em todos os ciclos da vida.

 

>>>  clique aqui para continuar a ler e acessar a tese completa em pdf

 


topo