Espiritualidade e Sociedade





Helda Suriam Rozembergh

>    A ordem dos fatores

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Helda Suriam Rozembergh
>   A ordem dos fatores

 

   - acesse o texto completo no formato .doc (word) - clique aqui

 

Qual é a ordem exata dos três fatores que compõem a nossa Doutrina? Ciência, Filosofia e Religião, ou Filosofia, Religião e Ciência? Há ainda quem se refira a essa ordem colocando a Religião como primeiro fator, deixando a temática científica em último lugar dentro da formação do tríduo.

Para que este assunto possa pelo menos ser analisado mais generalizadamente, necessário se torna a realização de um estudo mais sucinto de todos os seus componentes, a fim de que os pormenores envolvendo essa colocação possam ser interpretados de acordo com a lógica e proporcionalmente imparciais às suas naturais características, respeitadas as devidas conotações materiais, espirituais e demais compostos formatizadores.

Através da ótica universalista, aquela que interpreta a realidade pura da Criação Divina e toda a sua Natureza, expressada amplamente pelos espíritos nos compêndios codificados e integrantes da Doutrina dos Espíritos, o que vem em primeiro na escala tridual é a Ciência, pois foi por meio dela que tudo começou, tendo se estabelecido o princípio inteligente ativo. A fase filosófica e religiosa é uma seqüência desse acontecimento primeiro. A Filosofia surge sempre após eventos científicos, como conseqüência de uma necessidade conciliadora e até disciplinadora de normas e condutas humanas em face de um fato inusitado, inovador, alternativo e que terá que ser absorvido pela sociedade. O papel fundamental da ciência filosófica nesse momento é o de facilitar o entendimento do ser humano, e, ao mesmo tempo, alertá-lo para as conseqüências dos erros que possam vir ser cometidos pelo mau uso dessa ciência colocada à disposição da humanidade para o seu progresso social, intelectual e moral. Fazendo uso indevido dela, fica o homem a mercê de suas Leis implacáveis, regidas pelos movimentos de Causa e Efeito; Ação e Reação, que enquadra todos os excessos do livre arbítrio e mantém sob rígido controle todo a imensa estrutura do Universo infinito, onde o amor é peça chave e principal, regendo o elo da Criação Suprema.

Para uma apreciação mais sucinta, torna-se de suma importância a decorrência destes três módulos, Ciência, Filosofia e Religião através desta ordem já delineada pelo Professor de Lyon Allan Kardec, que, intuitivamente, resolveu dispor estas três palavras dentro da seqüência mencionada, que todos os confrades muito bem conhecem.

 

- acesse o texto completo no formato .doc (word) - clique aqui

 

Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/correio-fraterno/a-ordem-dos-fatores-1.html

Publicado originalmente no Correio Fraterno do ABC Nº 365 de Junho de 2001

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual