Manuel S. Porteiro

>   Origem das Ideias Morais

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Manuel S. Porteiro
>   Origem das Ideias Morais


* publicação em pdf - clique aqui para acessar

 

(trecho da apresentação)

O transcurso dos cerca de 70 anos decorridos entre os momentos vividos por Porteiro e os atuais, de nenhuma forma tornam suas teses vencidas. Ética, moral, justiça, imortalidade, são conceitos confrontados e debatidos com autores ilustres da época, naquela linguagem firme e vigorosa que costumamos ver no autor.

Em seu retoque final de Origem das Ideias Morais, Porteiro sustenta que “A nova moral que emana do espiritismo científico vem, pois, transformar por completo a sociedade, e a sua influência estará ligada ao desaparecimento de muitos crimes, de muitas injustiças, mentiras e imoralidades que se têm hoje por morais e sagradas”.

Apresentação e Tradução: José Rodrigues

* publicação em pdf - clique aqui para acessar


Manuel S. Porteiro, profundo pensador e escritor espírita argentino, é praticamente desconhecido no Brasil e mesmo da grande maioria dos espíritas da América Latina. Redescobrir o pensamento de Porteiro é tarefa urgente, porque ele antecipou, construiu todo um entendimento da Doutrina Espírita que se torna moderno, atual e importante, no momento em que tentamos retirar o Espiritismo dos entulhos que uma visão mística e religiosa colocou sobre ele.

Porteiro escreveu as seguintes obras: Origem das Idéias Morais; Ama e Espera; Conceito Espírita de Sociologia e Espiritismo Dialético, considerada sua obra principal. O trabalho "Livre-arbítrio e Determinismo" foi publicado pela revista "La Idea", em 1936. É uma conferência por ele proferida na Sociedade Constância, no
dia 5 de junho de 1929.



Fonte:

PENSE - Pensamento Social Espírita / www.viasantos.com/pense
Tradução: José Rodrigues / Revisão, notas e produção gráfica: Eugenio Lara / maio de 2009

Título original: Origen de las Ideas Morales
Edição em castelhano: Obra póstuma lançada juntamente com o livro Conceito Espírita de Sociologia (Concepto Espírita de la Sociologia), pela Ediciones Cima (Venezuela), em dezembro de 1998.




topo

 

Leiam de Manuel S. Porteiro
-> Conceito Espírita de Sociologia
-> Livre-Arbítrio e Determinismo
-> Origem das Ideias Morais

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual