Espiritualidade e Sociedade



Ramon Moraes PenhaI & Maria Júlia Paes da Silva


>   Significado de espiritualidade para a enfermagem em cuidados intensivos

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Ramon Moraes PenhaI & Maria Júlia Paes da Silva
>   Significado de espiritualidade para a enfermagem em cuidados intensivos

Ramon Moraes Penha (1)I; Maria Júlia Paes da Silva (2)

(1) Doutorando em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Bolsista da CAPES. São Paulo, Brasil.
(2) Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da EEUSP. São Paulo, Brasil

 

Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2012 Abr-Jun; 21(2): 260-8.

Resumo

Tratou-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, que objetivou identificar o significado de espiritualidade para a equipe de enfermagem de Unidade de Cuidados Intensivos e investigar como os valores de espiritualidade dos profissionais interferem no processo de cuidar.

Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com trinta e quatro profissionais da equipe de enfermagem intensiva de um hospital público do município de São Paulo. As categorias de análise foram: A dimensão espiritual e seus significados, composta pelas subcategorias: Fé e crença religiosa; Crença em uma força/poder superior; Bem-estar espiritual e atributo do espírito, e a outra categoria emergente foi: Entre o Vínculo e o conflito: a influência de valores no cuidado ao paciente gravemente enfermo, subdividida em: os valores religiosos e os valores bioéticos.

A multiplicidade de significados refletiu a multidimensionalidade conceitual expressa na literatura e estiveram relacionadas às condições emocionais da própria equipe de enfermagem, por interferirem nas relações de empatia e nas questões existenciais.


>   clique aqui para acessar artigo completo em pdf


Fonte:
http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n2/a02v21n2.pdf

 


topo