Espiritualidade e Sociedade



Raquel Gehrke Panzini & Denise Ruschel Bandeira


>   Coping (enfrentamento) religioso/espiritual

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Raquel Gehrke Panzini & Denise Ruschel Bandeira
>   Coping (enfrentamento) religioso/espiritual


Raquel Gehrke Panzin - Psicóloga, doutoranda em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestra em Psicologia pela UFRGS.

Denise Ruschel Bandeira - Psicóloga, doutora em Psicologia pela UFRGS e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na UFRGS.


Rev. Psiq. Clín. 34, supl 1; 17-24, 2007

Resumo

Contexto: O coping religioso/espiritual (CRE), pouco estudado no Brasil, está associado à saúde e à qualidade de vida (QV).

Objetivo: Apresentar revisão de literatura sobre CRE, enfocando sua base teórica, avaliação e aplicação na prática clínica.

Método: Pesquisa nas bases de dados Medline, PsycINFO, Scielo e Bireme/BVS entre 1979 e 2006.

Resultados: O CRE é o uso da religião, espiritualidade ou fé para lidar com o estresse. Estratégias de CRE, conforme conseqüências que trazem para quem as utiliza, podem ser classificadas como positivas ou negativas, estando geralmente associadas, respectivamente, a melhores ou piores resultados de saúde física/mental e QV. Evidências apontam que as pessoas utilizam CRE especialmente em situações de crise e, também, mais CRE positivo que negativo. Existem cinco estilos de CRE: autodireção, colaboração, delegação, súplica e renúncia.

Conclusões: Instrumentos como RCOPE e Escala CRE podem ajudar na avaliação espiritual do paciente, na pesquisa e no planejamento de intervenções psicoespirituais enfocando o processo de CRE. Estas podem ser efetivas, ajudando os pacientes a mais bem utilizar um importante recurso disponível, com significativo impacto na saúde e na QV populacional, e reduzindos custos de intervenção em termos de saúde pública. Assim, o estudo do CRE mereceria ser incluído na formação dos profissionais da saúde.

Panzini, R.G.; Bandeira, D.R. / Rev. Psiq. Clín. 34, supl 1; 126-135, 2007

>   clique aqui para acessar o artigo completo em pdf

 

Fonte: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista

 

Leia também:

Raquel Gehrke Panzini & Neusa Sicca da Rocha & Denise Ruschel Bandeira & Marcelo Pio de Almeida Fleck
>   Qualidade de vida e espiritualidade

 


topo