Espiritualidade e Sociedade





Eduardo Guilherme de Moura Paegle*

>    A “Mcdonaldização” da fé - um estudo sobre os evangélicos brasileiros

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Eduardo Guilherme de Moura Paegle*
>  A “Mcdonaldização” da fé - um estudo sobre os evangélicos brasileiros

 

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

* Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
O referido projeto surgiu a partir do artigo. PAEGLE, Eduardo Guilherme de Moura. A religião fast food. Jornal Diário Catarinense. Caderno de Cultura, p. 4, 2 fev. 2008.

 

Resumo:

Este trabalho analisa diversas questões contemporâneas envolvendo os evangélicos brasileiros, entre eles, podemos citar: a fé vista como espetáculo, a relação com a mídia e a sociedade imagética, bem como a inserção desse grupo religioso enquanto mercado consumidor. Utiliza-se nesta análise a “Mcdonaldização”, como metáfora para as características que permeiam notadamente os grupos neopentecostais, mais centrados no descarte da memória, quando comparados aos grupos ligados a Reforma Protestante do século XVI, tornando o campo religioso brasileiro mais plural e dinâmico e acentuando o trânsito religioso.

 

(trecho)

O dinamismo do campo religioso brasileiro Trazendo essa concepção de tempo (ou da ausência dele) para o campo religioso brasileiro, o dinamismo nesta área apresenta-nos de forma evidente, o que os permite abordar diferentes questões pertinentes ao estudo dos fenômenos religiosos. O pluralismo, o mercado e o trânsito religioso; a idéia de happening (acontecimento) e a idéia de doutrina; a espetacularização da fé e da liturgia dentro de uma sociedade imagética, enfim abre-se um vasto leque das opções para as discussões acadêmicas a respeito do estudo das religiões. Inicialmente, é preciso explicar duas questões essenciais: a idéia de campo religioso e o recorte dos evangélicos brasileiros, enquanto objetos de investigação.

 

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Fonte: Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo (NEPP) da Escola Superior de Teologia - Volume 17, set.-dez. de 2008 – ISSN 1678 6408

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual