Espiritualidade e Sociedade



Sergio Felipe de Oliveira


>     A Medicina Oficial se abre para a questão espiritual

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Sergio Felipe de Oliveira
>     Fenomenologia Orgânica e Psíquica da Mediunidade

 

FENOMENOLOGIA ORGÂNICA E PSÍQUICA DA MEDIUNIDADE

- texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

(texto inicial)


Estudamos dentro deste tema - Fenomenologia Orgânica e Psíquica da Mediunidade - os estados de transe ou fenômenos mediúnicos. Cremos que as hipóteses levantadas aqui e as pesquisas já efetuadas ressaltam a importância do tema no contexto da saúde e o colocam dentro de uma área mais ampla da medicina, a da neuroanatomia funcional e transpessoal.

Sentimo-nos à vontade para abordá-lo, porque o Código Internacional de Doenças (CID) no. 10 (F 44.3) já reconhece os estados de transe e possessão por espíritos; do mesmo modo que o Tratado de Psiquiatria de Kaplan e Sadock, da Universidade de Nova York, no capítulo sobre Teorias da Personalidade faz menção ao assunto; e Carl Gustav Jung, em sua primeira obra, analisa o caso de uma médium, uma moça, "possuída" por um espírito, no estudo que fez dos fenômenos ocultos. Aliás, esse termo - possessão por espíritos - é usado pela Associação Americana de Psiquiatria, no DSM4 - Casos Clínicos.

A moça estudada por Jung ficava possuída por espíritos e apresentava crises, do tipo hísteroepileptiformes, ou seja, uma mistura de histeria e epilepsia, uma alteração complexa de comportamento. Em sessão mediúnica, ela manifestava a personalidade de um espírito conhecido, um familiar dos assistentes. Após os ataques espirituais, apresentava fortes dores de cabeça que eram amenizadas por um ritual desenvolvido por ela mesma, o do autopasse, que a imantava de energia, através de movimentos dos braços. Hahnemannn, o fundador da Homeopatia, usou esse termo - passe - no Organon; Jung, também, em suas obras.

Os fenômenos mediúnicos são muito ricos, tanto podem aparecer na forma de sintomas orgânicos e psíquicos, quanto de fenômenos ocultos ou paranormais. Para enfocá-los, vamos partir do pensamento contemporâneo da Ciência.

A primeira hipótese a ser estudada é a da existência do mundo espiritual, a existência de dimensões ou Universos Paralelos.

 

- texto disponível em pdf - clique aqui para acessar e continuar a ler -

 


Dr. Sergio Felipe de Oliveira - CRM 62.051

Sou médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Anatomista pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo com área de concentração em Neurociências e Neuroanatomia Ultraestrutural. Mestre em Ciências pela USP. Coordeno a Disciplina Optativa Medicina e Espiritualidade da FMUSP enquadrada no item práticas médicas para graduandos de medicina. www.fm.usp.br/cedem/simposio/simposio.php

 

Leiam de Sergio Oliveira
seta dupla verde claro direita  Fenomenologia Orgânica e Psíquica da Mediunidade
seta dupla verde claro direita  A Medicina Oficial se abre para a questão espiritual
seta dupla verde claro direita  Na clonagem a molécula de DNA atrai o espírito à reencarnação
seta dupla verde claro direita  Pineal - A União do Corpo e da Alma

 

 




topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual