Alkíndar de Oliveira

>    Vianna de Carvalho na revista Reformador - Campeonato de Insensatez

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Alkíndar de Oliveira
>    Vianna de Carvalho na revista Reformador - Campeonato de Insensatez


Esta última revista Reformador (Editora FEB - outubro/06) traz excelente texto do espírito Vianna de Carvalho, psicografia de Divaldo Franco, que - se bem assimilado por nós - abre uma enorme clareira em nosso modo de vivência na liderança espírita. O texto denomina-se CAMPEONATO DA INSENSATEZ (mais abaixo transcrevo parte).

Todos sabemos da lucidez, da lógica e da retórica desse grande espírito Vianna de Carvalho. Mais uma vez ele nos orienta de forma soberba e simples.

Verificamos que dirigentes espíritas bem intencionados, grandes trabalhadores, criaram uma estrutura pedagógica nos Centros Espíritas que, pela sua sistemática e duração, impedem que jovens que já "nasceram" médiuns não possam prontamente exercer essa faculdade. Antes é preciso passar alguns anos pela Escola de Médiuns. Não penso que as Escolas de Médiuns precisam ser abolidas. Muito pelo contrário, são importantes. Mas a rigidez em relação à duração e ao método, precisam sofrer a influência da FLEXIBILIZAÇÃO!

Há médiuns que chegam prontos na Casa Espírita. Por que adiar o seu trabalho e atuação forçando a aprenderem o que já sabem (mesmo que seja intuitivamente)?

Não somos adeptos de uma doutrina reencarnacionista?

Se somos, por que não crer que estão reencarnando espíritos que conhecem o Espiritismo mais do que nós, que já estudamos todas as obras básicas?

Abaixo reproduzo parte do mencionado artigo de Vianna de Carvalho, que traz luzes sobre o tema acima e outros:

Sobre o exercício da mediunidade, Vianna de Carvalho esclarece que há Centros Espiritas que "substituem a simplicidade e espontaneidade dos fenômenos mediúnicos por constrições e diretrizes escolares que culminam, lamentavelmente, com a diplomação de médiuns e de doutrinadores, que também alcançam os patamares teológicos da auto fascinação. Exigências descabidas e vaidosas agridem a simplicidade que deve viger nas Sociedades espíritas, antes desvestidas de atavios ditos tecnológicos e atuais, que eram vivenciados pela tolerância e bondade entre seus membros".

Sobre a atuação espírita em relação aos desafios do momento, diz Vianna de Carvalho:

"(...) O excesso de discussões em torno de questões secundárias toma o tempo para análise e reflexão em relação aos momentosos desafios sociais e humanos aos quais o Espiritismo tem muito a oferecer. (...) Não se dispõe de tempo, consumido pelo vazio exterior, para a assistência aos sofredores e necessitados que aportam às casas espíritas, relegados a segundo plano, nem para a convivência com os pobres e desconhecedores da Doutrina, que são encaminhados a cursos, quando necessitam de uma palavra de conforto moral urgente..."


Nos alerta Vianna de Carvalho:

"(...) 'Bons espíritas,meus bem-amados, sois todos obreiros da última hora' , conforme proclamou o Espírito protetor Constantino, em o Evangelho Segundo o Espiritismo.

Não vos esqueçais!"

E insiste Vianna de Carvalho:

"Estais comprometidos, desde antes da reencarnação, com o Espiritismo que agora conheceis e vos fascina a mente e o coração.


Tende cuidado!

Evitai conspurcá-lo com atitudes antagônicas aos seus ensinamentos e imposições não compatíveis com o seu corpo doutrinário.

Retornar às bases e vivê-las qual o fizeram Allan Kardec e todos aqueles que o seguiram desde o primeiro momento, é dever de todo espírita que travou contato com a Terceira Revelação judaico-cristã porque o tempo urge e a hora é esta, sem lugar para o campeonato da insensatez".

Caro(a) amigo(a) a leitura completa do texto de emérito espírito Vianna de Carvalho (revista Reformador de outubro/06) traz luzes na direção da simplicidade e da humanização que precisamos adotar nos Centros Espíritas. Sobre o tema humanização, envio anexo um texto - já conhecido de muitos - que é também uma referência no assunto.

Fraternalmente,

Alkíndar de Oliveira

ALKÍNDAR DE OLIVEIRA é escritor e consultor de empresas. Visite o site: www.alkindar.com.br e veja apresentação on line de quatro minutos com o professor Alkíndar de Oliveira. Escola de Líderes - Desenvolvendo a liderança saudável. São Paulo (SP), e-mail escoladelideres@alkindar.com.br


topo

 

Leiam outros textos de Alkíndar de Oliveira

->  Alteridade
->  Como conseguirmos recursos financeiros para a divulgação do Espiritismo
->  Divulgação Espírita: Despertemo-nos!
->  Empatia, um dos quatro pilares do saudável relacionamento
->  O Espírita "Fazedor" - Onde Estão os Espíritas?
->  Espiritualidade na empresa, sem religião na empresa
->  Espiritismo, coisa do Demônio?
->  Espiritismo, Umbanda e Ecumenismo
->  Invertendo a pirâmide de Maslow: uma revolução na gestão de pessoas
->  Motivar é possível?
->  A Nossa mais importante encarnação
->  A Nova Era do Espiritismo I - Brasi, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho
->  A Rebeldia dos Jovens, como agirmos?
->  O Trabalho Voluntário na Casa Espírita
->  União no meio espírita
->  União no meio espírita - como conseguir a união no meio espírita e como conseguir a prática do Ecumenismo
->  Vianna de Carvalho na revista Reformador - Campeonato de Insensatez


topo


Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual