Espiritualidade e Sociedade





João Arnaldo Nunes

>      Fenômenos mediúnicos na terapia de vida(s) passada(s): uma análise dos discursos dos terapeutas


Artigos, teses e publicações

Compartilhar

João Arnaldo Nunes
>   Fenômenos mediúnicos na terapia de vida(s) passada(s): uma análise dos discursos dos terapeutas

 

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ciências das Religiões, na linha de pesquisa Religião, Cultura e Sistemas Simbólicos, sob a orientação da Professora Dra. Dilaine Soares Sampaio.


>  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

RESUMO

Sendo o discurso uma prática social, seu funcionamento é regulado por normas que controlam todo acervo de saberes, o presente trabalho buscou seu suporte nos princípios teóricos do filósofo Michel Foucault e tem como objeto o estudo dos fenômenos mediúnicos na terapia de vida(s) passada(s) - TVP.

Os fenômenos mediúnicos surgiram nos consultórios de terapeutas de linha ortodoxa forçando-os, de certa forma, a compreender esse novo campo de estudos que se desdobrava. Os resultados deste processo fizeram surgir uma nova abordagem terapêutica que se distanciava das abordagens tradicionais.

A partir disso, num primeiro momento, iremos apresentar um breve contexto histórico a respeito do percurso de como esses fenômenos foram compreendidos e interpretados. Selecionamos três olhares que consideramos a base para uma compreensão dessa trajetória na qual os fenômenos foram ganhando interpretações: a visão da Metapsiquica, da Parapsicologia e finalmente do Kardecismo.

Percebemos que em alguns pontos estes se complementam e em outros momentos se distanciam. Com base no trabalho de campo realizado, buscamos compreender através dos discursos dos terapeutas que trabalham com a TVP, como estes profissionais lidam com o surgimento dos fenômenos mediúnicos no setting terapêutico.

Como aporte teórico-metodológico, além de Foucault, utilizamos a perspectiva antropológica nos valendo tanto de autores que trabalham com o Kardecismo quanto daqueles que estudam o universo New Age, com foco nas práticas terapêuticas.

 

>  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual