Espiritualidade e Sociedade





Rev. William Stainton Moses


>   Psicografia: um Tratado de uma das formas materiais do Fenômeno Psíquico ou Espiritual (Experimentos de Escrita em Lousa)

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Rev. William Stainton Moses
>   Psicografia: um Tratado de uma das formas materiais do Fenômeno Psíquico ou Espiritual (Experimentos de Escrita em Lousa)

 

TÍTULO ORIGINAL DA OBRA - WILLIAM STAINTON MOSES - PSYCHOGRAPHY

 

*   texto disponível em pdf  -  clique aqui para acessar - edição original de 1878

 

 

Resumo da obra


A obra versa toda em torno de um aspecto dos fenômenos materiais das manifestações espirituais, a psicografia. À época, em meados do século XIX, apesar da tiptologia (comunicação através de batidas) ainda vogar, ela foi aos poucos sendo descartada por uma mais refinada. A psicografia em lousas escolares com o auxílio de lápis de ardósia - um tipo de giz mais macio, muito utilizado por poder ser partido sem se esmigalhar demasiado - se tornou uma das formas de comunicação mais populares, principalmente pela divulgação dos médiuns Henry Slade, americano, e F.W. Monck, inglês. O autor pauta o seu livro quase que inteiramente em casos relacionados com os dois médiuns. Para demonstrar a veracidade dos escritos, ele cita casos com Barão de Guldenstubbé, W. Crookes e Madame Blavastky, entre outros. Ao final, arrola algumas das teorias sobre o fenômeno, desde a materialista até a espiritista.

 

Fonte:
http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Stainton%20Moses/Stainton%20Moses%202/William%20Stainton%20Moses%20-%20Psicografia.pdf

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual