Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade
e Saúde (Nupes), Faculdade de Medicina da Universidade Federal
de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
Revista de Psiquiatria Clínica
Rev. psiquiatr. clín. vol.40 no.3 São Paulo 2013
SÉRIE MENTE - CÉREBRO
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RESUMO
CONTEXTO:
O avanço no entendimento da mente e sua relação
com o cérebro tem sido prejudicado por equívocos
filosóficos e metodológicos.
OBJETIVO:
Discutir brevemente e propor diretrizes epistemológicas
e metodológicas para uma frutífera investigação
da relação mente-cérebro.
RESULTADOS:
A relação mente-corpo ainda é um problema
em aberto, não havendo evidências conclusivas de
que a mente seja apenas um produto da atividade cerebral. Na exploração
da mente, deve-se evitar a aceitação ou rejeição
prematura de teorias, buscando não apenas evidências
confirmatórias, mas também as falseadoras de uma
teoria. Deve-se ampliar e diversificar a base empírica,
buscando especialmente experiências humanas não usuais,
tais como as chamadas experiências anômalas ou espirituais.
A observação de fenômenos anômalos que
não se encaixavam nos paradigmas estabelecidos foi essencial
em revoluções científicas prévias.
Tanto dados quantitativos quanto qualitativos devem ser valorizados.
Para explicar a mente e suas múltiplas manifestações,
é essencial haver abertura e rigor para criar, desenvolver
e testar alternativas teóricas. Candidatos a paradigma
de base tanto materialista quanto não materialista devem
ter oportunidade de ser apresentados, aprimorados e testados.
CONCLUSÃO:
A ampliação e a diversificação da
base empírica aliada a uma postura epistemológica
e metodológica mais adequada são essenciais para
o avanço da compreensão da relação
mente-cérebro.
Introdução
A compreensão da mente
e da consciência é um dos empreendimentos mais estimulantes
e desafiadores na busca humana pela compreensão de nós
mesmos e do universo como um todo. A questão essencial
é: qual a natureza da mente e sua relação
com o cérebro? O que nos torna humanos e nos provê
qualidades e habilidades que nos tornam quem somos? Qual é
a fonte da nossa experiência do "eu"? A despeito
de sua importância, essas questões foram frequentemente
negligenciadas pela filosofia e ciência durante boa parte
do século XX. Contudo, nas últimas duas décadas,
tem havido um estimulante renascimento do interesse nesse tema
no meio acadêmico.
Descobertas em neurociências e neurotecnologia têm
proporcionado uma janela única através da qual podemos
observar o intrincado trabalho do cérebro humano. Embora
as tecnologias tenham se desenvolvido muito, elas também
têm mostrado as limitações fundamentais que
ainda persistem na nossa compreensão da mente humana. Como
colocado por um dos principais filósofos da mente da atualidade,
David Chalmers (1), a despeito dos
extraordinários avanços da neurociência, a
busca da explicação da experiência consciente
se constitui em um dos "mais desconcertantes problemas na
ciência da mente" (p. 200).
Lamentavelmente, diversos problemas e mal-entendidos teóricos,
filosóficos e metodológicos têm prejudicado
um maior avanço no entendimento da mente e sua relação
com o cérebro. Este artigo tem como objetivo discutir brevemente
e chamar a atenção dos interessados no estudo da
mente e da neurociência para alguns desses aspectos mais
importantes, com o intuito de facilitar o progresso no entendimento
da relação mente-cérebro.
Mente como produto do cérebro:
um fato científico?
Um obstáculo ao avanço
em relação aos problemas da relação
mente-cérebro é o fato de que muitas pessoas, mesmo
no mundo acadêmico, pensam que essas questões já
foram resolvidas. Elas frequentemente acreditam que o cérebro
humano é a resposta, que a mente não existe, ou
que é apenas um produto (para alguns, um epifenômeno,
um subproduto ineficiente) da química e da atividade elétrica
cerebral. Muitos também veem o cérebro como uma
entidade que pode ver, ouvir, pensar, sentir e tomar decisões.
Contudo, essas parecem ser conclusões precipitadas. Como
colocado por Sir John Eccles, neurocientista ganhador do prêmio
Nobel, em seu livro em coautoria com o filósofo da ciência
Karl Popper.
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