Espiritualidade e Sociedade



Alexander Moreira de Almeida e Sueli Mendonça Netto


>       Metodologia de Pesquisa para Estudos em Espiritualidade e Saúde

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INTRODUÇÃO :

Método é o procedimento, ou um conjunto de passos, que se deve realizar para atingir determinado objetivo. É um processo organizado, lógico e sistemático e está presente em todos os âmbitos da experiência humana. Do grego a palavra Méthodos significa metá, ou “através de”, e hodós, “caminho”. Assim, o presente capítulo, sobre metodologia, apresentará caminhos para um estudo rigoroso da espiritualidade, assunto que apenas recentemente vem sendo objeto de estudo mais sistemático por parte das ciências da saúde. Embora ainda hoje, em muitos casos, “de modo estereotipado, a religião é colocada como oposição às principais virtudes da sociedade moderna: fé versus rigor científico, salvação em outro mundo versus soluções tecnológicas aos problemas humanos, aderência a idéias antigas versus progresso e aperfeiçoamento” (SHRIVER, 1980 apud LOTUFO NETO, 1997).

Porque estudar espiritualidade e religiosidade? De acordo com LUKOFF e colaboradores “As dimensões religiosas e espirituais da cultura estão entre os mais importantes fatores que estruturam as crenças, os valores, os comportamentos e os padrões de adoecimento humanos, ou seja, a experiência” (LUKOFF, D.; LU, F.; TUNER, R., 1992).

Cada vez mais pesquisas sugerem que a religiosidade e a espiritualidade sejam fatores importantes para as pessoas que sofrem ou estão doentes. Uma revisão da literatura nos mostra que a religiosidade apresenta associação positiva com vários indicadores de saúde. Dados da literatura sugerem que a religiosidade pode estar associada a maior bem estar, melhor prognóstico de transtornos mentais e menores taxas de suicídio, delinqüência, abuso de drogas e de mortalidade geral (McCULLOUGH et al., 2000; MOREIRA-ALMEIDA et al., 2006; KOENIG et al, 2001).

Além disso, a investigação sobre a religiosidade e a espiritualidade nos proporciona uma melhor compreensão do ser humano, independentemente de nossa postura perante o assunto e crenças enquanto pesquisadores. O estudo desse tema também é importante para se evitar erros de diagnóstico e terapêutica, ainda muito comuns na clínica. Isso porque até recentemente a vivência de “experiências anômalas”, como, por exemplo, ouvir vozes era tido como necessariamente sinal de transtornos mentais como esquizofrenia ou outras psicoses. Atualmente se sabe que experiências similares podem ter etiologias diversas, e o fato de ouvir vozes, por exemplo, não é suficiente para o diagnóstico de uma psicose. ALMEIDA (2004) investigando médiuns que participavam de reuniões mediúnicas em centros espírita da cidade de São Paulo verificou que, embora apresentassem vivências consideradas alucinatórias, esses indivíduos apresentavam baixos índices de sintomas psiquiátricos e bons índices de adequação social (MOREIRA ALMEIDA et al., 2007).

Em muitos estudos os conceitos de espiritualidade e religiosidade se confundem. Alguns autores os utilizam como sinônimos, já outros fazem uma distinção bem clara entre ambos, sendo espiritualidade um conceito mais amplo. O uso dos termos espiritualidade, destacado de religião e religiosidade é bastante recente e teria ocorrido em torno das décadas 1960 e 1970, devido, entre outros fatores, à desilusão com as instituições religiosas (LARSON et al, 1998, apud DALGALARRONDO, 2008).

Há uma grande controvérsia em torno do significado e da diferenciação entre esses dois termos. De um modo geral, considera-se que a religiosidade inclui crenças e práticas institucionalizadas como freqüência a cultos, como veremos a seguir. Já a espiritualidade estaria ligada à ênfase na experiência espiritual, na relação com a dimensão espiritual (extra-física) (HUFFORD, 2005; DALGALARRONDO, 2008). As dificuldades existentes com relação aos conceitos podem se constituir numa deficiência séria no campo de estudo da religiosidade e/ou espiritualidade e saúde, pois se os termos não forem usados apropriadamente e consistentemente, esse campo de pesquisa enfrentará sérios problemas quanto à validade e coerência (HUFFORD, 2005).

Publicado em: Santos, Franklin Santana (org). (2010). Arte de Cuidar: Saúde, Espiritualidade e Educação.

 

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