Espiritualidade e Sociedade




Marco Milani

>     Vós sois deuses?

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Marco Milani
>   Vós sois deuses?

 

 

Será que Jesus disse mesmo
“Vós sois deuses, podeis fazer tudo o que faço e muito mais”?

 

Eventualmente, ouvimos algumas pessoas afirmarem que Jesus teria dito a frase “vós sois deuses” e outros, ainda, complementam com “...podeis fazer tudo o que faço e muito mais”, em uma tentativa de se realçar a potencialidade do ser humano.

Para verificarmos se há registros de que ele usou mesmo essas expressões, precisamos consultar o Novo Testamento.

Conta-nos o evangelista João que, em determinada ocasião, Jesus estava sendo ameaçado de ser apedrejado por blasfêmia, pois Jesus havia dito que ele e o Pai eram um (João 10:30-33). Então Jesus confrontou os seus acusadores (João 10:34) perguntando o que estava escrito na lei judaica e citou o Salmo 82:6, no qual consta “Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo”, destacando-se o “vós sois deuses”.

Depois, Jesus argumentou que se a lei chamou de deuses todos aqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida e que a Escritura não poderia ser anulada (logo os judeus que o estavam acusando não poderiam contrariá-la), por que aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo estaria blasfemando por dizer que era filho de Deus? (João 10:36).

Assim, a expressão “vós sois deuses” é do Salmo 82, presente no Antigo Testamento, e Jesus, conhecedor da lei judaica, utiliza-a para fundamentar os seus argumentos de que não havia blasfêmia alguma em afirmar que ele e o Pai eram um e que ele era filho de Deus.

Outra expressão atribuída a Jesus é “podeis fazer tudo o que faço e muito mais...”. Literalmente, essa frase não está registrada, mas há uma passagem com significado muito próximo em João 14:12, onde se lê “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas...”. Dessa maneira, Jesus apontava a capacidade de realização de obras mediante a crença e confiança nele e em seu exemplo.

Analisando o contexto das passagens comentadas, verifica-se que não há registros históricos de que Jesus tenha dito a frase “vós sois deuses, podeis fazer tudo o que faço e muito mais” nem no sentido como alguns pretendem dar a entender, objetivando ressaltar a grandiosidade, imortalidade ou capacidade do homem, única e simplesmente.

Isso não quer dizer, entretanto, que não se deva reconhecer a potencialidade de cada um de nós para trilharmos nosso caminho evolutivo e nos realizarmos como espíritos puros, assim como esclarecido pelo Espiritismo. Porém, não devemos inventar frases com novos significados e atribuí-las a Jesus para adequar discursos e suposições. Esse alerta serve para qualquer adepto, principalmente aos expositores, para não reproduzirem passagens do Novo ou Antigo Testamento ou frases de efeito sem a devida confirmação da fonte e da interpretação adequada.

 

Fonte:
http://educadorespirita1.blogspot.com.br/2014/01/vos-sois-deuses.html

* sobre este assunto veja também:
de Astolfo Olegário de Oliveira Filho: > O Espiritismo responde


 

Vistem o blog de Marco Milani
- http://educadorespirita1.blogspot.com.br

Leiam de Marco Milani:

-> Conhecendo e participando da casa espírita
-> História de um político reencarnado, por J. Raul Teixeira
-> O leitor iniciante sabe discernir o que é um bom livro?
-> Livros, Livrarias e Bibliotecas Espíritas
-> Madame Kardec: a história que o tempo quase apagou
-> A Páscoa na visão de algumas religiões, inclusive na do Espiritismo
-> Perfil da Produção Acadêmica Brasileira com Temática Espírita (1989-2006)
-> O puritanismo impertinente de alguns palestrantes no movimento espírita
-> Responsabilidade social e investimento social privado: Entre o discurso e a evidenciação
-> Um breve diálogo entre um espírita e um descrente a respeito da Reencarnação
-> Universalismo, ecumenismo, espiritualismo e outras coisas
-> Vós sois deuses?
-> Zöllner, o cientista espírita

 




topo