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Resumo
Esta pesquisa objetivou investigar se as
empresas que se declaram socialmente responsáveis divulgam informações
financeiras específicas sobre os recursos gastos em benefício
público (investimento social privado) e, também, verificar
se há diferença significativa da dimensão desses
gastos entre empresas cujos produtos estão associados a externalidades
negativas e as organizações participantes do Índice
de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores de São
Paulo (Bovespa).
A amostra foi formada por 52 empresas, segregando-se em: 34 organizações
participantes do ISE e 18 empresas das indústrias de fumo, bebidas
alcoólicas e armas. Os dados foram obtidos dos relatórios
anuais dos exercícios de 2005 e 2004, páginas eletrônicas
e balanços sociais das respectivas empresas, do banco de dados
eletrônicos da Bovespa e, ainda, de questionários enviados
aos gestores cujas empresas não explicitavam, publicamente, seus
projetos sociais.
Os resultados apontaram que nem todas as organizações
que declaram realizar investimentos sociais evidenciam tal fato. Na
amostra, 11,8% das entidades componentes do ISE e 72,2% das organizações
vinculadas a externalidades negativas, não divulgam informações
financeiras sobre o valor de gastos sociais, gerando dúvidas
sobre a existência ou a dimensão dos investimentos à
comunidade. As duas únicas empresas de fumo (CTA Continental
e Souza Cruz) que evidenciam informações, entretanto,
destacam-se por apresentarem média de investimentos sociais maiores
do que a das empresas do ISE, indicando que há incentivos específicos
para tal comportamento.
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Artigo originalmente apresentado no 7º Congresso
USP de Controladoria e Contabilidade, São Paulo-SP, 26 e 27 de
julho de 2007
Fonte: R. Cont. Fin. • USP • São Paulo •
v. 19 • n. 47 • p. 89 - 101 • maio/agosto 2008
https://www.academia.edu