Espiritualidade e Sociedade




Adolfo de Mendonça Junior

>   Vozes e memórias de uma espírita da cidade de Franca­SP - Thermutes Lourenço

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Adolfo de Mendonça Junior
>  Vozes e memórias de uma espírita da cidade de Franca­SP - Thermutes Lourenço

 

->   texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

 

(trecho inicial)

 

As mulheres, por muito tempo, foram marginalizadas pela história. Os espaços destinados a elas eram ligados ao âmbito do lar, da família, dos filhos, enfim, daqueles que não eram ocupados pelos homens. Todavia podemos afirmar que estão deixando essa condição aos poucos, devido à sua luta. No entanto, apesar das relativas conquistas, as mulheres ainda são muito discriminadas e têm um longo caminho a seguir, em busca da igualdade de direitos. Até o século XIX, as mulheres não apareciam nos relatos históricos. No século XX, as mulheres foram incluídas como campo de estudo transformando-se em objeto e sujeito da história. É notável, na literatura histórica atual, o aparecimento de livros que têm como objeto a crescente participação das mulheres em todas as esferas de atividades na sociedade brasileira, bem como seus diferentes papéis.

No estudo da História do Espiritismo na cidade de Franca-SP, identificamos desde o início, a participação da mulher na construção da identidade espírita. Este trabalho apresenta alguns dos resultados de depoimentos concedidos por Thermutes Lourenço, professora de história aposentada, escritora, conferencista, evangelizadora e expoente do movimento espírita, sua trajetória como fundadora e primeira presidente da Mocidade Espírita de Franca e uma das organizadoras do “Encontro de Evangelizadores Espíritas de Franca”, encontro tradicional de formação de educadores e evangelizadores espíritas da cidade de Franca-SP. Thermutes é mulher de temperamento firme, fé inabalável e determinada. Ela estudou na Faculdade de Filosofia de Franca. Como escritora, com 84 anos de idade, está prestes a lançar “Projeto: Evangelho Segundo o Espiritismo”, vol.1 e vol.2, [no prelo], livros dedicados aos evangelizadores espíritas, com o uso da metodologia do “ouvir, ver, pensar e agir ”, e que ela pretende lançar sem fins lucrativos. Acreditamos ser este artigo, uma valiosa contribuição da importância da mulher na construção da identidade religiosa, a identidade espírita e a possibilidade do uso da História Oral na construção de uma nova fonte histórica.

 

->   texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

 

Fonte: Anais do IX Encontro Regional Sudeste de História Oral: “Diversidade e Diálogo” - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo
- http://each.uspnet.usp.br/gephom/encontroregional2011/Anais_IX_ERSHO.pdf

 

Leiam de Adolfo Mendonça Junior

->  Allan Kardec, a ciência e o racismo
->  O Espiritismo e algumas religiões mediúnicas: Candomblé e Umbanda
->  A Mocidade Espírita, a USE e minha vida

->  União e Unificação em Franca e os 70 anos da história da USE

->  Vozes e memórias de uma espírita da cidade de Franca­SP - Thermutes Lourenço

 

 

 


topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual