Espiritualidade e Sociedade





Rubens Policastro Meira

>    A estrutura íntima do Perispírito

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Rubens Policastro Meira
>   A estrutura íntima do Perispírito

 

3o Entrade
28 e 29 de Março de 1992

 

- texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

Perispírito: "...após a morte, é o corpo espiritual o veículo físico por excelência, com sua estrutura eletromagnética...

...é ele santuário vivo em que a consciência imortal prossegue em manifestação incessante, além do sepulcro, formação sutil, urdida em recursos dinâmicos... em cuja tessitura as células, noutra faixa vibratória... se distribuem... com a respectiva carga elétrica, comportando-se no espaço segundo a sua condição específica..."

Do livro Evolução em Dois Mundos - André Luiz - Psic. Francisco Cândido Xavier, 7a Edição - FEB
- Cap. II - 1a parte - Corpo Espiritual - Retrato do Corpo Mental.

 

Falar ou escrever sobre a estrutura íntima do perispírito, somente é possível se adentrarmos no campo das hipóteses, haja visto que a ciência ainda carece de meios para a sua pesquisa objetiva. Como nos ensina J. B. Rhine, in "O Novo Mundo da Mente", de que não somente é a vida em si ainda um mistério, como todo o campo da ciência, e principalmente da biologia, está enredado com problemas básicos por resolver. Por exemplo, quais são as forças que organizam as substâncias que constituem os organismos vivos, criando-lhes as formas que apresentam? Como se originaram as características da espécie? Como são na realidade preservadas e mantidas em potencial durante todas as fases da reprodução? Muitas perguntas como estas continuam sem respostas. Mas as bases para as respostas, principalmente para nós espíritas, estão nas obras que compõem a Codificação da Doutrina dos Espíritos.

Respostas básicas, acenando para que a Ciência as investigue, a fim de, comprovando-as, contribuir para que o homem se liberte, conhecendo a verdade, e alce vôos mais altos. Em nosso estudo, iremos nos servir das Obras Básicas de Allan Kardec.

O termo Perispírito, criado por Allan Kardec, serve para designar o envoltório, a roupagem, do Espírito. Não se há de confundir, portanto, Perispírito com Espírito, assunto que abordaremos no momento oportuno.

Diremos que, sem o perispírito não poderíamos visualizar o Espírito em sua essência. O perispírito , individualiza-o. Verifica-se, assim, o importante papel que exerce o perispírito, acompanhando o Espírito desde sua criação, como necessidade, possibilitando ao mesmo, elementos de manifestação e progresso.

 

- texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

Fonte: Grupo Espírita Bezerra de Menezes / São José do Rio Preto, SP

 



topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual